4 inspirações para acertar na iluminação para casa

A iluminação para casa é um dos elementos mais importantes de um projeto, capaz de dar vida e personalidade a qualquer espaço. Sem dúvida, ela deve fazer parte do início do processo de criação, pois cada ambiente residencial ou comercial tem necessidades diferentes. Afinal, além de atender a requisitos fundamentais, uma iluminação para casa apropriada é capaz de garantir conforto e bem-estar e, de quebra, peças avulsas, como luminárias, lustres e até candelabros podem ser verdadeiras obras de arte e fazer toda diferença na decoração.

Sabendo disso, quatro profissionais nos contam como pensar na iluminação para casa de uma forma simples e, sobretudo, eficiente e econômica.

Iluminação para casa por Carla Kiss – A COZINHA

A cozinha é um espaço que pede uma iluminação diferente de qualquer outro cômodo da casa, pois é onde se realizam atividades que exigem mais atenção. Antes de tudo, é importante que o projeto estrutural seja feito de tal forma a aproveitar o máximo da luz natural. Além disso, deve-se pensar no consumo de energia. Para isso, lâmpadas de luz branca (conhecida como luz fria) são as mais econômicas.

iluminacao-para-casa-cozinha

pendentes

Andrea de Paula – SALA

Para atender a todas as atividades que podem ser realizadas em uma sala de estar, aconselho três tipos de iluminação para casa: indireta com luz quente, para proporcionar conforto visual para um bate papo descontraído, spots orientáveis, para valorizar objetos, como quadros e obras de arte; e iluminação direta, para tarefas como leitura e trabalhos manuais.

iluminacao-para-casa

abajures

Paulo Tabajara de Oliveira – QUARTOS

Para o quarto do casal, não é recomendado usar luz fluorescente, e sim luzes rebatidas, com sistema de dimerização. Como complemento, pode-se utilizar sistema de cordões de LED para cortinas e mobiliário, além da presença obrigatória de abajures. No quarto da criança, é desejável utilizar bastante luz difusa dimerizada, pois é uma área de lazer e leitura. Como segurança dos pequenos, é importante o uso de luminárias ou balizadores com iluminação de LED, pois não esquenta.

iluminacao-para-casa-criativa

luminarias

Margit Soares – HOME

No home theater, a iluminação para casa mais indireta garante um ambiente intimista, porém, a área técnica dos equipamentos merece boa quantidade de luz. Atualmente, existem no mercado sistemas automatizados, para regular a quantidade de luz e transformar o ambiente em uma verdadeira sala de cinema.

iluminacao-para-casa-dicas

arandelas

Dicas simples, né? Conta pra gente nos comentários o que achou destes segredinhos para iluminar a casa!

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *