Iluminação para cozinha: dicas pra deixar tudo + charmoso

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Hoje vou falar sobre um tema que até pouco tempo nunca foi prioridade para mim: iluminação para cozinha. Sempre fui daquelas que achava que uma boa luz, bem clara e que me fizesse enxergar todos os detalhes do que estava cortando e cozinhando era mais que suficiente. Claro que com um pouquinho de glamour – coisa que conseguia com a escolha de uma luminária bonita!

Bem, foi só mudar de apartamento para história ficar um pouco diferente. Agora, a cozinha é quase um prolongamento da sala e, nesta configuração, a iluminação para cozinha faz toda a diferença: como boa cozinheira, é a parte mais importante da casa para mim, e, quando recebo, o lugar que mais gosto de ficar. Então, em um dia de preparação para um jantar – daqueles que você quer estar impecável, tive um estalo e trouxe um abajur do escritório para a cozinha – deu um clima diferente (e mais propício) para receber, ainda contando com a luz branca para os momentos de precisão culinária.

A iluminação para cozinha requer criatividade

Claro que foi um improviso (meu apartamento é antiguinho e no momento, sem reformas à vista) e que existem mil projetos de iluminação excelentes por aí – não sou decoradora, pouco entendo de arquitetura e tenho respeito às profissões, rs. Mas, gosto de ambientes bonitos e gostosos para receber e, como a ideia aqui é dar dicas “mão na massa”, super sugiro um abajur bem descolado num canto especial da cozinha. Pense nele como um objeto decorativo, para dar mais bossa e charme, ao invés de “somente” iluminar – está entre aspas porque uma boa luz é tudo, né?

iluminacao-na-cozinha-dicas-abajour-vermelho

iluminacao-para-cozinha-abajures

Na hora de escolher a iluminação para cozinha, se guie pelo estilo que deseja criar, afinal, como não é um item comum neste tipo de ambiente, quase tudo está valendo: pode ser divertido, romântico, vintage, chiquérrimo, com pé ou para ficar na mesa.

iluminacao-na-cozinha-dicas-abajour

O melhor é que ele pode estar em qualquer canto da cozinha, ou mesmo ser posicionado para destacar algum detalhe – seja para um vaso bonito, uma coleção de pratos que está na parede, os temperos da prateleira, a máquina de café linda ou para a batedeira que é uma joia.  Também fica ótimo ao lado dos livros de gastronomia: de quebra, ainda ajuda na leitura!

iluminacao-na-cozinha-dicas-pendente-preto

iluminacao-para-cozinha-pendentesiluminacao-para-cozinha-ideias

iluminacao-na-cozinha-dicas-refletor-prata

iluminacao-na-cozinha-dicas-lustre-refletor

iluminacao-para-cozinha-arandelailuminacao-para-cozinha

iluminacao-na-cozinha-dicas-abajour-colorido

Isso tudo para contar que a cozinha é bem mais do que o lugar em que o prato é preparado, ela pode ser o lugar mais charmoso e descolado da casa.  Minha vontade nesses tempos é ter a mesa de jantar dentro da cozinha, com a cozinha decorada como se fosse uma sala: quadros, cortina, plantas. Muita viagem? Olha só que referências lindas:

iluminacao-para-cozinha

iluminacao-na-cozinha-dicas-pendente-verde-refletor

Até semana que vem!

Imagens: Pinterest

priscila-mendes
Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chefe de cozinha, colunista do blog Adoro Decorar e Montacasa, além de ser criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *