[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Hoje vou falar sobre um tema que até pouco tempo nunca foi prioridade para mim: iluminação para cozinha. Sempre fui daquelas que achava que uma boa luz, bem clara e que me fizesse enxergar todos os detalhes do que estava cortando e cozinhando era mais que suficiente. Claro que com um pouquinho de glamour – coisa que conseguia com a escolha de uma luminária bonita!
Bem, foi só mudar de apartamento para história ficar um pouco diferente. Agora, a cozinha é quase um prolongamento da sala e, nesta configuração, a iluminação para cozinha faz toda a diferença: como boa cozinheira, é a parte mais importante da casa para mim, e, quando recebo, o lugar que mais gosto de ficar. Então, em um dia de preparação para um jantar – daqueles que você quer estar impecável, tive um estalo e trouxe um abajur do escritório para a cozinha – deu um clima diferente (e mais propício) para receber, ainda contando com a luz branca para os momentos de precisão culinária.
Claro que foi um improviso (meu apartamento é antiguinho e no momento, sem reformas à vista) e que existem mil projetos de iluminação excelentes por aí – não sou decoradora, pouco entendo de arquitetura e tenho respeito às profissões, rs. Mas, gosto de ambientes bonitos e gostosos para receber e, como a ideia aqui é dar dicas “mão na massa”, super sugiro um abajur bem descolado num canto especial da cozinha. Pense nele como um objeto decorativo, para dar mais bossa e charme, ao invés de “somente” iluminar – está entre aspas porque uma boa luz é tudo, né?
Na hora de escolher a iluminação para cozinha, se guie pelo estilo que deseja criar, afinal, como não é um item comum neste tipo de ambiente, quase tudo está valendo: pode ser divertido, romântico, vintage, chiquérrimo, com pé ou para ficar na mesa.
O melhor é que ele pode estar em qualquer canto da cozinha, ou mesmo ser posicionado para destacar algum detalhe – seja para um vaso bonito, uma coleção de pratos que está na parede, os temperos da prateleira, a máquina de café linda ou para a batedeira que é uma joia. Também fica ótimo ao lado dos livros de gastronomia: de quebra, ainda ajuda na leitura!
Isso tudo para contar que a cozinha é bem mais do que o lugar em que o prato é preparado, ela pode ser o lugar mais charmoso e descolado da casa. Minha vontade nesses tempos é ter a mesa de jantar dentro da cozinha, com a cozinha decorada como se fosse uma sala: quadros, cortina, plantas. Muita viagem? Olha só que referências lindas:
Até semana que vem!
Imagens: Pinterest
Sobre Priscila Mendes
Food stylist, produtora de conteúdo, chefe de cozinha, colunista do blog Adoro Decorar e Montacasa, além de ser criadora do site Banquet.
Siga Priscila Mendes nas redes sociais:
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Reformar o lavabo é uma excelente oportunidade para atualizar o ambiente com tendências que estarão…
Que tal conferir dicas e truques para de decoração de Ano Novo para você encerrar…
Nem só de árvores vivemos na época natalina. O momento desperta sentimentos e conecta pessoas, portanto…
Você sabia que existe diferença entre torneira, misturador e monocomando? Leia o post de hoje…
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…