8 inspirações pra decorar mesa junina de forma criativa

O mês mais gostoso do ano já chegou! Com toda certeza junho é um dos meses mais esperados, pois com ele vem todos os festejos e comidas deliciosas dessa época. Pensando nas tradicionais comemorações, nós trouxemos aqui uma seleção de inspirações para mesa junina.

Primeiro, como surgiram as festas juninas?

Você sabia que os festejos juninos tiveram início bem antes dos portugueses descobrirem o Brasil? A tradição vem do período pré-gregoriano no qual as pessoas se reuniam para agradecer as boas colheitas. No Brasil, a festa ficou associada às comemorações de três santos da igreja católica: Santo Antônio, São Pedro e São João.

Leia também:
Como fazer os principais doces juninos? Veja receitas!

Agora sim, as inspirações para a mesa junina!

Quando você pensa em inspirações para mesa junina, as primeiras coisas que vem em nossa cabeça são: cores! O colorido traz todo o clima divertido que esse tipo de evento. E nós sabemos que o local onde fica os comes e bebes é o ambiente mais importante da festa, por isso, é preciso dar uma atenção especial. Então, aqui vão algumas dicas para deixar o ambiente junino mais bonito:

Toalhas Coloridas

As toalhas são peça principal para as inspirações para a mesa junina. Você usar e abusar de tecidos coloridos como a chita, por exemplo. Sobreposições também são bem-vindas e dão um toque diferenciado a produção.

mesa-junina-decor

Bolo de pipoca

Que tal criar um bolo de pipoca de mentirinha para deixar a mesa junina mais bonita? Para fazer um desses é bem simples, você só precisa de isopor, cola e pipoca. Escolha placas de isopor em formato esférico, passe um pouco de cola nas superfícies e vá colando as pipocas aos poucos. Para finalizar, você pode utilizar tecidos coloridos, EVA ou até mesmo algumas fitas.

bolo-de-pipoca

Chapéus de palha

Os docinhos típicos são uma das principais atrações em uma mesa de festa junina. Por isso, merecem um lugar de destaque! Você pode utilizar pequenos chapéus de palha para criar ilhas de doces e deixar tudo mais divertido.

chapeu

Ingredientes da roça

Você pode utilizar os próprios ingredientes para o preparo dos alimentos típicos de julho na decoração. Espigas de milho em saquinhos de juta e alguns raminhos de trigo podem contribuir para uma boa ambientação de mesa junina.

decoracao-de-mesa-junina

banner-mesa-decoracao

Aparadores com caixas de feira

Os aparadores são essenciais para a organização do espaço, pois podem abrigar copinhos, pratos e outros utensílios utilizados na festa. Uma forma de caracterizar o ambiente, é criar pequenos aparadores com caixas de feira, colorindo-as em tons de vermelho, amarelo e azul que são bem característicos dos festejos juninos.

mesa-junina-decoracao

Vidrinhos para canjica

A canjica definitivamente não pode faltar em um cardápio de festa junina. Uma forma bem bacana de servir essa iguaria é utilizar vidrinhos decorados. Para deixá-los ainda mais famosos você pode usar tecidos coloridos para enfeitar.

potinhos-de-canjica

Flores do Campo

Quer deixar o ambiente bonito e com aquele toque rústico? As flores do campo são ideais para proporcionar uma decoração nesse estilo. Além de muito bonitas, elas trazem todo aquele estilo de “festa na roça” que a gente deseja passar nas comemorações juninas. Aqui vai uma dica: para deixar tudo ainda mais bonito, você pode utilizar cestinhas de vime para colocar as flores.

mesa-junina

Decoração da mesa dos convidados

A festa é na sua casa? Então provavelmente você vai colocar algumas mesas para os convidados, assim eles podem ficar mais à vontade na hora de comer, não é mesmo? Para decorar as mesas você pode investir em centros bonitinhos e divertidos. Nossa sugestão é essa linda fogueirinha feita de papel e palitinhos de sorvete, um verdadeiro charme!

centro-de-mesa

Gostou das nossas inspirações para mesa junina? Então agora é só ajeitar tudo e curtir um delicioso festerê com toda família reunida!

Imagens: Decorar Casas, Pinterest, Dicas para Festas, Fashion Bubbles, Revista Casa e Jardim, Segredos da Vovó, Ariane Benatti, Blog Papo Glamour. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *