8 jardins pequenos pra se inspirar e fazer igual em casa

Decorar o jardim é uma verdadeira terapia. Mexer na terra, organizar os vasinhos e criar um espaço onde a gente possa relaxar é algo incrível, principalmente com a chegando do verão, que é quando os nossos laços com a natureza ficam mais estreitos. Pensando nisso, o Adoro Decorar, abre espaço para o Viva Decora. A equipe do portal passou ótimas dicas pra gente sobre decoração de jardins pequenos e você confere tudo aqui!

Abaixo, você vai conferir diferentes tipos de projetos reais que, na verdade, servem como inspiração. As ideias são básicas e muito fáceis de aplicar em qualquer tipo de jardim pequeno. Confira!

***

Por Viva Decora

Morar em casas ou apartamentos pequenos não é mais desculpa para não ter um belo jardim. Mesmo com pouco espaço, é possível trazer um pouco da natureza para o seu lar, aproveitar as paredes para instalar jardins verticais, ou ainda vasos grandes para plantinhas e até horta. Aqui, nós listamos algumas das soluções que você vai encontrar para montar seu próprio jardim pequeno de uma forma superbonita.

1 – Os jardins pequenos… verticais!

jardins-pequenos-em-apartamentos
Projeto de MC3 Arquitetura

O jardim vertical é peça curinga para quem tem pouco espaço em casa. Assim, aproveite a parede para instalar vasos com espécies de plantas que caem, como a Véu de Noiva, a Peperômia e a Samambaia.

2 – Usando mobiliários resistentes

jardim-pequeno
Projeto de Paola Simoni

Aproveite o espaço disponível para instalar móveis para áreas externas como uma mesa com cadeiras, afinal de nada adianta um jardim lindo em casa, se você não puder desfrutar do espaço, não é mesmo? Só atenção: ao escolher os móveis da área do jardim pequeno, prefira aqueles feitos de materiais resistentes ao sol e à chuva.

3 – Vasos para todos os gostos

jardins-pequenos-dicas
Projeto Casa Aberta
jardins-pequenos-dicas
Projeto Adriana Giacometti e Projeto Eliane Mesquita

Para uma composição mais interessante na decoração de jardim, use vasos de diferentes tamanhos com espécies de várias alturas variadas. Outra ideia é usar vasos que se adaptem às superfícies lisas como as paredes.

4 – A varanda de apartamento perfeita

Até uma pequena varanda pode receber seu minijardim (foto acima). Além dos vasos grandes no chão, aposte em pequenos vasinhos para compor o ambiente. Muitas vezes a ideia do jardim vertical citada há pouco também pode ser uma boa saída!

5 – Deck de madeira e pedrinhas no jardim

jardins-pequenos-dica
Projeto de MC3 Arquitetura

Para um espaço de lazer, também vale usar decks de madeira e pequenas pedras para compor o espaço junto ao jardim. Estes materiais supercombinam com a decoração de jardim e ainda são muito resistentes às intempéries do clima.

LEIA TAMBÉM!
10 ideias para repaginar a decoração de jardim
10 dicas criativas para uma decoração de jardim perfeita

6 – O jardim de boas-vindas

pequenos-jardins
Estudio Sespede Arquitectos

A entrada da casa também merece atenção, principalmente se for o único espaço ao ar livre que você tem em casa. Além de manter a grama sempre aparadinha, aposte em espécies ornamentais que se adaptam bem aos vasos pequenos.

7 – Escolhendo as plantinhas

Ao escolher as espécies que quer ter no jardim, procure aquelas que melhor se adaptam ao clima do local que você vive, e considere também o tempo que você vai ter para se dedicar à manutenção delas. Se vai ter pouco tempo, prefira aquelas que precisam de pouca água para se manter, como o Antúrio, Bromélia e a popular palmeira Ráfis.

jardins-pequenos-fotos
Projeto de Eliane Mesquita

8 – Uma hortinha em casa

Uma hortinha de temperos e pequenas hortaliças também tem o seu espaço garantido em qualquer jardim pequeno. Apesar de algumas ervas exigirem um cuidado maior, a maioria consegue crescer sem muito trabalho. A boa notícia é que eles cabem em pequenos vasinhos que podem ser deixados na cozinha, ou ainda podem dividir um vaso maior, como uma floreira, por exemplo.

jardins-pequenos-casa

Agora conta pra gente: quais ideias de jardins pequenos você vai aplicar aí no seu lar? Conte pra gente nos comentários que vamos adorar saber!

Imagens: Viva Decora, Casa, Huz Name.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.