Dicas para decorar mesa de jantar de uma sala pequena

Espaços pequenos podem ser difíceis de arrumar, mas também podem ser muito charmosos justamente por isso: tem que ter muita criatividade e se desdobrar para arrumar cantinhos especiais!

Hoje vou falar sobre um tema que talvez passe despercebido pela maioria das pessoas, que é vestir (ou não) a mesa de jantar. Sabia que ela pode ajudar na decoração?

É, uma bela toalha de mesa tem este poder, que vai bem além de apenas proteger o mobiliário ou deixá-lo bonito durante as refeições.

mesa-de-jantar

Dicas para a mesa de jantar de uma sala pequena
 

Minha lógica é a seguinte: em uma sala pequena, com poucos móveis, ela se torna uma ótima aliada para trazer aconchego e um pouco de brilho à decoração – neste caso, a toalha pode, inclusive, ser fixa, ou seja, estar sempre vestindo a mesa de jantar.

Para isso, é fundamental investir em uma ou mais toalhas bonitas e bem aparecidas: lembre-se que a ideia aqui é transformar em item decorativo.

Assim, vale tudo: linho, bordados, brocados, estampa, cores, tie-dye. E quanto mais neutra a sala, mais divertida a sua toalha deve ser – o ponto de cor vai estar nela!

ambientes-pequenos-dicas-toalha

ambientes-pequenos-dicas-toalha-colorida—-ambientes-pequenos-dicas-toalha-jacquart

ambientes-pequenos-dicas-toalha-tiedye

Agora, em uma sala pequena com mais móveis e acessórios, talvez a toalha não seja o complemento ideal. Sabe por quê? Além de não ser vista como merece, pode acabar dando uma poluída e deixar o ambiente carregado de informações – se esse for seu estilo, tudo bem, mas acho que a médio prazo acaba cansando um pouco.

ambientes-pequenos-dicas-mesa-redonda

Para este tipo de decoração, acho mais legal investir em bons sousplats – o prato maior que fica entre o prato raso e a mesa. E eles podem (e devem) ser decorativos!

ambientes-pequenos-dicas-mesa-sousplat-vidro

ambientes-pequenos-dicas-sousplat-floral

Materiais como prata ou cobre para ocasiões mais formais ficam lindos. Também gosto muito dos de cerâmica e vidro trabalhados. Mas meus favoritos são os bem rústicos – este feito com tronco de árvore é lindo, mas algumas tábuas de bambu ou madeira dão um resultado próximo e ficam incríveis também.

ambientes-pequenos-dicas-mesa-sousplat-madeira

O legal do sousplat é que ele é uma versão mais atual do que o clássico jogo americano, que não precisa ser aposentado: quem gosta, pode optar por ele no dia a dia e deixar o sousplat para ocasiões mais especiais.

ambientes-pequenos-dicas-mesa-sousplat-acrilico

ambientes-pequenos-dicas-sousplat-Riva

Sem a toalha, naturalmente a mesa parece maior. Daí a importância de estar “limpa”, sem tantos apetrechos, em uma sala pequena em que a decoração já for mais carregada, ou com cores mais fortes, o que pode diminuir o espaço.

ambientes-pequenos-dicas-mesa-verde

Viu como pequenos detalhes para a mesa de jantar podem fazer toda a diferença? Agora é só se basear pelo estilo do seu ambiente e se divertir.

Até semana que vem!

Imagens: Pinterest

priscila-mendes
Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chefe de cozinha, colunista do blog Adoro Decorar e Montacasa, além de ser criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *