Como iluminar a mesa de jantar e criar um clima ótimo?

Fico feliz que cada vez mais gente tem optado por receber em casa ao invés de sair pra comer fora todas as vezes. É gostoso e superterapêutico cozinhar (para quem gosta – mas se não, tudo bem comprar algo incrível da rotisserie perto de casa), além de ser mais econômico.

E, convenhamos, quando se quer algo bem romântico, preparar um jantarzinho em casa é uma ótima pedida. Nestas ocasiões (e nas demais também, rs), a luz certa para a mesa de jantar é fundamental – afinal, de que adianta uma comida linda ou uma superprodução com uma iluminação que pode por tudo a perder? Confesso que bate um desânimo quando chego a um restaurante e “aquela” luz está direcionada bem em cima da mesa.  Alô, donos de restaurante: de nada vale investir em uma superarquitetura e ter a luz errada. #prontofalei

Aposte na luz natural para a mesa de jantar

Parece complicado, mas não é. Para a comida, a melhor luz é, quase sempre, a natural. Aquele almoço incrível em casa não vai sofrer sérios problemas, é só aproveitar ao máximo a iluminação que o local já tenha naturalmente – para isso, vale até posicionar a mesa em um lugar estratégico, por que não? Perto de janelões, sacadas e varandas, além da vista, se ganha uma luz incrível.

mesa-de-jantar-luz-natural-pendentes

O clima fica por conta da luz indireta

Agora, em um jantar, as coisas mudam de figura. Como disse antes, a ideia é uma luz gostosa, que favoreça os encontros e que seja mais festiva, assim digamos. Claro que, em um cenário como este, a comida perde um pouco, mas ainda assim, é para ser vista – não é um jantar as cegas, rs.

Uma das primeiras ideias que me vem à mente é não ter uma luminária em cima da mesa de jantar e sim, luzes indiretas ao redor. Nesta configuração, um abajur fica lindo e cumpre bem esta função. Gosto tanto deles que já fiz post falando sobre isso inclusive.

mesa-de-jantar-luminaria-chao

Lustre como objeto de decoração da mesa

Tá, você não abre mão da luminária em cima da mesa de jantar. Tudo bem, desde que se tome o cuidado com o tipo e cor de lâmpada que será utilizada: pense que é uma situação que pode ser tanto para confraternizar, quanto para relaxar, ou que seja favorável ao romance.

Além disso, é importante dizer que o lustre deve ser tratado como objeto de decoração, então, escolher uma peça com design bonito é fundamental.

mesa-de-jantar-luminaria-bola

mesa-de-jantar-luminarias-prata-dourado

mesa-de-jantar-pendente-arame

O charme das velas e das luzinhas  

Mas, minha iluminação favorita é aquela feita com velas e fios de lâmpadas, a mais charmosa, na minha opinião. E o melhor é que ela não elimina as demais, apenas complementa – é como a cereja do bolo naqueles dias em que a intenção é arrasar e criar um ambiente único!

mesa-de-jantar-velas-castical

mesa-de-jantar-luminaria-branca-luzinhas

mesa-de-jantar-varal-luzes

E no quesito velas, mais é sempre mais, e, de preferência, de formatos e tamanhos variados. Só tome cuidado com as perfumadas – misturar mais de um aroma no mesmo ambiente pode ser perigoso. Castiçais lindos misturados a outros improvisados dão o tom para uma mesa de jantar chique e descolada ao mesmo tempo.

mesa-de-jantar-velas

Agora que a mesa tem cara de festa, é só arrasar no jantar e se divertir.

Até semana que vem!

Fotos: via Pinterest.

priscila-mendes
Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chefe de cozinha, colunista do blog Adoro Decorar e Montacasa, além de ser criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *