Criado-mudo não é um móvel essencial, mas pode ser um ótimo aliado a vários tipos de decoração de quarto. Inspire-se com estes modelos de criado-mudo
Mesa de cabeceira ou criado-mudo é um móvel que jamais sai de moda. Ele não é necessariamente essencial em ambientações de interiores, contudo, pode ser um complemento ideal na decoração de vários quartos – de casal a jovem, hóspedes e infantil.
Existem muitas opções lindas de criados-mudos à venda nas lojas. E somando elas com outras peças de decoração, podemos fazer inúmeras combinações interessantes com diversos modelos de criado-mudo. Veja como.
Como usar criados-mudos na decoração
Criado-mudo pode servir para várias finalidades na decoração de interiores. Em geral, ele é sempre utilizado em ambientação de quarto, mas pode ser reaproveitado em outras áreas da casa – como gaveteiro em home office, por exemplo.
Todavia, os criados foram projetados pelos designers para dar apoio a objetos que possamos querer ao alcance de nossas mãos enquanto estivermos deitados.
Sobre o tampo dos criados-mudos pode-se colocar um abajur auxiliar e também deixar vários acessórios e pertences pessoais, como celular, remédios, livros e pequenos bibelôs.
Talvez justamente por causa destes acréscimos é que as mesinhas de cabeceiras, em muitos casos, chamam mais a atenção dos observadores do que as próprias camas. Já outras vezes, quando são conjugadas com as cabeceiras, acabam passando despercebidas.
O fato é que o diferencial das mesinhas de cabeceira vai além da estética. Elas ajudam as pessoas a terem por perto aquilo que desejam na hora de dormir.
Também auxiliam os decoradores a marcar, nas plantas dos quartos, as áreas das camas. E podem até ser usadas de escala para estimar uma boa circulação em torno destes móveis. Ou seja, sua presença nos cenários contribui para um maior conforto.
Modelos de criado-mudo no seu quarto
Como dito antes, modelos de criados-mudos podem ser excelentes aliados à decoração de quarto. Saber escolher os móveis certos ajuda a valorizar a composição. Ainda bem que nas lojas é possível encontrar todo o tipo de modelo.
Há exemplares que se adequam bem a ambientes pequenos e amplos, sempre ajudando a otimizar melhor cada espaço. E ainda é possível encomendar uma peça do tamanho desejado aos fabricantes.
O importante é que a altura do criado esteja proporcionalmente de acordo com a altura da cama – nunca ultrapassando a linha do colchão ou ficando 10cm abaixo dele. O estilo dessa peça também tem que ser coerente com a decoração do quarto, deixando o local mais aconchegante possível. Pode ser o toque perfeito de sofisticação e até de descontração para o ambiente. Seja criativo na hora de escolher um modelo de criado-mudo para você.
Alguns modelos de criado-mudo
Como dito antes, há muitos modelos diferentes de criados-mudos à venda no mercado – tem para todos os gostos e estilos de quartos. Cada um impressiona por sua versatilidade e funcionalidade também.
O melhor é sempre apostar nas peças que atendam melhor às suas necessidade. Para quartos de casal, a combinação infalível é a de criados iguais, em simetria. Mas, para os jovens, pode-se fugir dessa formalidade.
Para quem curte uma decoração em estilo antigo, uma dica é os criados em estilo retrô ou os criados velhinhos, recuperados de briques e customizados.
As peças mais tradicionais, encontradas facilmente nas lojas, são aquelas em formato retangular, feita em MDF e na cor branca. Mas, decorações modernas também podem ficar lindas com outros modelos de mesas de cabeceiras.
Por exemplo, podemos criar uma decoração rústica com criados feitos a partir de madeira de demolição. Uma decoração em estilo industrial com criados feitos de materiais reaproveitados, como pallets ou até tambores.
Decorações clássicas já ficam bem com criados em linhas sinuosas e ou com revestimento espelhado, dando a impressão de que o ambiente é maior. E as futuristas podem ganhar criados suspensos.
Criados de cores sóbrias são mais fáceis de combinar com qualquer tipo de decoração. Mas, em sua casa, você pode fugir do convencional e apostar em mesinhas de cores mais vivas e intensas.
E tem também os modelos com partes de vidro, super requintados. Não esqueça: escolha o modelo de criado-mudo que ajude a realçar as cores, texturas e acabamentos do projeto do seu quarto, sem competir ou sobrecarregar o ambiente.
Depois de todas essas dicas, já escolheu o modelo de criado-mudo para seu quarto?
Essas de decoração com criado mudo foram criadas pela equipe Viva Decora.