A escolha perfeita de móveis para varanda gourmet

Varandas e varandas gourmet são espaços em plantas de casas e apartamentos quase sempre abertos, merecendo decoração com os móveis certos. Confira dicas para a escolha perfeita de móveis para varanda gourmet.

Varandas são verdadeiros refúgios particulares ao ar livre. Quem quer descansar e se divertir dentro do próprio lar pode encontrar nestes espaços tudo que precisa.        

Atualmente, essas áreas em casas e apartamentos apresentam muitas utilidades. Dentro delas pode haver móveis, equipamentos e estruturas arquitetônicas formando diferentes zonas gourmet, de socialização, de entretenimento e também de contemplação.

Em meio ao processo de planejar a utilização de uma varanda, é importante prever quais as peças certas que podem contribuir para uma melhor ambientação. 

Existem lindos móveis para varanda gourmet à venda nas lojas. Mas, entre eles existem os que são mais adequados para áreas abertas. E é exatamente isto o que veremos aqui: como decorar adequadamente varandas, e aproveitar ao máximo!.

móveis para varanda gourmet
Projetos by Patricia Kolanian Pasquini e Bianchi & Lima Arquitetura

Leia também: 

Quais os modelos de decorações que combinam com áreas de varandas?

Por mais conforto e praticidade, muitas varandas de casas e apartamentos são fechadas com vidro pelos usuários. Mesmo assim, não quer dizer que estes espaços não possam acabar mais expostos ao tempo do que outros. 

Na verdade, é justamente pensando nas condições ambientais desses locais que os projetistas criaram tantas soluções diferentes para cobertura de piso e paredes, móveis, aparelhos domésticos e mais.

Lembrando que as varandas são costumeiramente utilizadas também como espaços para o preparo e a degustação de alimentos. Varandas também podem ser bem conectadas aos espaços de piscinas. 

Sendo assim, as decorações que vão combinar melhor com elas serão justamente aquelas mais simples, mais práticas e mais fáceis de serem mantidas e limpas. E, contudo, elas poderão ainda ser estilosas, alegres e aconchegantes.

móveis para varanda gourmet bancada
Projeto by Doob Arquitetura
móveis varanda gourmet poltronas
Projeto by Patricia Kolanian Pasquini

Por fim, não se pode esquecer que, por se tratarem de áreas em sua maioria abertas, poderão ser, talvez, os melhores locais para o cultivo de plantas na casa. 

Então, em varandas, combina a ideia de ter – em meio a conjuntos de estofados, cadeiras e outros – muitos vasos de plantas, jardineiras, estruturas de jardim vertical, e mais. Vale também, neste caso, apostar em muitos modelos diferentes de cachepots .

móveis varanda gourmet mobiliario
Projeto by Mariela Uzan

Quais são os móveis para varanda gourmet?

Varandas devem ser mobiliadas de acordo com a sua utilidade. Mas, no geral, quase todos os móveis para varanda gourmet deverão apresentar características semelhantes. 

Por exemplo, terem traços simples; superfícies mais polidas possível para evitar acúmulos de água e de resíduos – com exceção de alguns artigos especiais em fibras naturais, como rattan -; e impermeabilização. E tais peças podem ser feitas de madeira, plástico ou alumínio.

Assentos são itens essenciais em ambientações de varandas – seguido das mesas e bancadas. Qualquer artigo com cobertura de espuma deve ser revestido com um tecido impermeável. 

Já os tampos das ilhas gourmet devem ser feitos de um material mais resistente, como o granito. E entre tudo isso é interessante ter aparadores e estantes para vasos de plantas, pufes, bancos e mais.

decoracao
Projeto by Elaine Carvalho

 

Qual o diferencial das decorações de varanda gourmet?

As varandas gourmet costumam apresentar características especiais. Todos os artigos da sua decoração são exclusivamente voltados para a questão da socialização de pessoas. 

Até pode-se ver no local uma pequena zona de estar, mas é a zona de preparo e degustação de alimentos que ganha mais notoriedade nestas ambientações. E este modelo de arquitetura tem conquistado, sem dúvidas, a preferência das pessoas.

ambientes integrados
P]rojeto by Luciana Latorre

Em um local como este, a estrutura arquitetônica principal será a churrasqueira. Pode-se ter nas proximidades também equipamentos como pia, cooktop, coifa, frigobar, adega climatizada e mais. 

E quanto aos móveis para varanda gourmet, falando mais especificamente, usam-se em sua decoração mesas e cadeiras de jantar, mesas altas e banquetas, balcões ilha ou penínsulas, e armários fechados para utensílios.

churrasqueira
Projeto by Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama

 

cadeiras coloridas
Projeto by Danyela Corrêa

Os designers e arquitetos podem sugerir aos seus clientes outros elementos planejados para enriquecer ainda mais as decorações de varandas gourmet

Por exemplo, em marcenaria e sobre uma pia, talvez um conjunto de armários aéreos, nichos decorativos e garrafeiros. É preciso ser bem criativo para fazer estas áreas mais funcionais, atrativas e agradáveis. Tudo é questão de planejamento.

móveis para varanda gourmet decoracao
Projetos by Bárbara Dundes e Karen Pisacane
sacada fechada
Projeto by Juliana Abad

Então, o que você achou dessas dicas de móveis para varanda gourmet?
Vamos lá, não perca mais tempo e comece agora mesmo a decorar esse espaço da sua casa!

Essas dicas de decoração para varandas foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.