Mas, afinal, o que é arandela?

Iluminação adequada é um item de necessidade básica em casa. Luminárias existem em tantos modelos que às vezes até nos confundem. Hoje vamos te falar sobre a arandela! É aquele modelo de luminária que fica preso à parede, sabe? É muito funcional, prática e satisfaz as necessidades do ponto de vista luminotécnico. Quer conhecer mais? Veja abaixo:

Depois de saber o que é arandela, escolha a sua!

Na hora de decorar o lar o melhor é pensar no que você vai precisar em cada ambiente, mas quem disse que não dá para unir charme e funcionalidade? A iluminação indireta muda qualquer ambiente e a arandela é a luminária ideal para isso!

o-que-e-arandela

Depois de definir os aspectos funcionais e qual a potência da iluminação que seu cantinho vai precisar, aí sim parta para o design do produto. Hoje em dia você pode encontrar arandelas nos mais diversos materiais, cores e estilos. Das mais modernas às que remetem o estilo boho – tudo depende do seu gosto pessoal.

Leia também:
Iluminação para cozinha: dicas pra deixar tudo + charmoso
5 segredos ótimos de iluminação para casa

A arandela tem a funcionalidade de aproveitar a própria parede como rebatedor de luz, criando uma iluminação difusa e ao mesmo tempo concentrada.

arandelas-coloridas

Onde usar?

Como a iluminação da arandela é indireta, evite colocá-la em cômodos que precisam de muita luz, como escritórios, cozinhas e salas, a não ser como uma iluminação secundária. Você deve aproveitá-la em locais que peçam uma iluminação suave, como fachadas, varandas, corredores, banheiros e quartos.

arandelas-design

Arandela no ambiente externo

Vale lembrar que em áreas externas é importantíssimo atentar na escolha do material da arandela, já que a luminária vai ficar exposta à chuva, sol, poluição etc.

arandela-deck

banner-luminárias

Atenção!

Não tente fazer adaptações na estrutura do material! Isso é perigoso, pois inutiliza os testes de resistência e segurança do produto.

Outro ponto importante é obedecer as indicações do produto. Por exemplo, muitas vezes o fabricante indica lâmpadas de luz fria de no máximo 40W e o comprador insiste em querer usar uma luz mais potente. Isso pode causar sérios riscos, fique atento!

arandelas-sala

Truque esperto para arandelas

Use a arandela no corredor! Ela usa a própria parede como rebatedor de luz e cria um caminho de passagem, podendo dar até mesmo a sensação de que o ambiente tem comprimento maior.

arandelas-corredor

Arandela em ambientes pequenos

Usar a iluminação com arandela é uma ideia que funciona muito bem para economizar espaço.  Atualmente, os ambientes estão cada vez menores e às vezes até um abajur pode acabar ocupando mais do que você gostaria.

A arandela é ideal porque pode ser instalada em áreas bem pequenas que você nunca pensou que pudessem ser aproveitadas. No quarto, por exemplo, ela economiza espaço na sua mesinha de cabeceira e a iluminação para leitura vem direto da parede.

arandela-parede

Banheiros e lavabos

Nada mais charmoso em um lavabo ou banheiro do que uma iluminação que deixe o ambiente claro, mas não agrida. Modelos com abertura na parte de cima e de baixo são os ideais para isso. Esse tipo de arandela é ótimo, pois deixa a luz focada e ao mesmo tempo suave.

arandela-banheiro

Viu como a arandela é versátil? Deu para ter algumas ideias, né? Já pensou em algum cantinho da sua casa no qual cairia bem uma arandela?  Experimente na sua casa e depois mostra para gente!

Imagens: Pinterest.

Um comentário Adicione o seu
  1. Estou pretendendo colocar arandelas no meu corredor externo que dar acesso a churrasqueira ele não é coberto, a altura da parede é de 2,20m, que altura devo colocar as arandelas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *