Iluminação adequada é um item de necessidade básica em casa. Luminárias existem em tantos modelos que às vezes até nos confundem. Hoje vamos te falar sobre a arandela! É aquele modelo de luminária que fica preso à parede, sabe? É muito funcional, prática e satisfaz as necessidades do ponto de vista luminotécnico. Quer conhecer mais? Veja abaixo:
Na hora de decorar o lar o melhor é pensar no que você vai precisar em cada ambiente, mas quem disse que não dá para unir charme e funcionalidade? A iluminação indireta muda qualquer ambiente e a arandela é a luminária ideal para isso!
Depois de definir os aspectos funcionais e qual a potência da iluminação que seu cantinho vai precisar, aí sim parta para o design do produto. Hoje em dia você pode encontrar arandelas nos mais diversos materiais, cores e estilos. Das mais modernas às que remetem o estilo boho – tudo depende do seu gosto pessoal.
Leia também:
Iluminação para cozinha: dicas pra deixar tudo + charmoso
5 segredos ótimos de iluminação para casa
A arandela tem a funcionalidade de aproveitar a própria parede como rebatedor de luz, criando uma iluminação difusa e ao mesmo tempo concentrada.
Como a iluminação da arandela é indireta, evite colocá-la em cômodos que precisam de muita luz, como escritórios, cozinhas e salas, a não ser como uma iluminação secundária. Você deve aproveitá-la em locais que peçam uma iluminação suave, como fachadas, varandas, corredores, banheiros e quartos.
Vale lembrar que em áreas externas é importantíssimo atentar na escolha do material da arandela, já que a luminária vai ficar exposta à chuva, sol, poluição etc.
Não tente fazer adaptações na estrutura do material! Isso é perigoso, pois inutiliza os testes de resistência e segurança do produto.
Outro ponto importante é obedecer as indicações do produto. Por exemplo, muitas vezes o fabricante indica lâmpadas de luz fria de no máximo 40W e o comprador insiste em querer usar uma luz mais potente. Isso pode causar sérios riscos, fique atento!
Use a arandela no corredor! Ela usa a própria parede como rebatedor de luz e cria um caminho de passagem, podendo dar até mesmo a sensação de que o ambiente tem comprimento maior.
Usar a iluminação com arandela é uma ideia que funciona muito bem para economizar espaço. Atualmente, os ambientes estão cada vez menores e às vezes até um abajur pode acabar ocupando mais do que você gostaria.
A arandela é ideal porque pode ser instalada em áreas bem pequenas que você nunca pensou que pudessem ser aproveitadas. No quarto, por exemplo, ela economiza espaço na sua mesinha de cabeceira e a iluminação para leitura vem direto da parede.
Nada mais charmoso em um lavabo ou banheiro do que uma iluminação que deixe o ambiente claro, mas não agrida. Modelos com abertura na parte de cima e de baixo são os ideais para isso. Esse tipo de arandela é ótimo, pois deixa a luz focada e ao mesmo tempo suave.
Viu como a arandela é versátil? Deu para ter algumas ideias, né? Já pensou em algum cantinho da sua casa no qual cairia bem uma arandela? Experimente na sua casa e depois mostra para gente!
Imagens: Pinterest.
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…
View Comments
Estou pretendendo colocar arandelas no meu corredor externo que dar acesso a churrasqueira ele não é coberto, a altura da parede é de 2,20m, que altura devo colocar as arandelas?