Mas, afinal, o que é cachepô?

Você sabe o que é cachepô? Não se surpreenda se muita gente não fizer ideia do que significa essa palavra! E aposto que na sua casa, assim como na de muita de gente, este item decorativo é capaz de transformar qualquer cantinho especial. E são tantos estilos, tantos materiais diferentes e formas de usar este objeto que decidimos falar no post de hoje sobre, afinal, o que é cachepô!?

Desvendando o mistério: o que é cachepô?

Os cachepôs nada mais são do que vasos que na maioria das vezes são utilizados para esconder outros vasinhos, nos quais as plantas foram cultivadas, já que normalmente são recipientes mais simples, como de plástico. A palavra deriva do francês cachepot, que traduzida ao pé da letra quer dizer: cache – esconde e pot- vaso, um esconde vaso. E é muito fácil integrar este item em diversos cômodos da casa, seja da cozinha a varanda, todo lugar tem um espacinho para um lindo e charmoso cachepô. Dá só uma olhada nos modelos que selecionamos e onde eles ganham ainda mais destaque.

Banner-cacheposEstilos e como integrar o cachepô no decor

Olha só a variedade de estilos, formatos e materiais dos cachepôs e veja como integrar este item decorativo na sua casa.

Áreas externas

É comum vermos nas áreas externas cachepôs feitos em cipó, fibras naturais e madeira. Esses modelos mais rústicos ficam lindos nas varandas, churrasqueiras e piscinas. As plantas e flores que podem ser cultivadas neste modelo de cachepô são inúmeras, desde palmeirinhas a bromélias, fica um charme só e combina muito com ambientes mais informais. O importante é se atentar para saber se eles são impermeabilizados para que as variações de temperatura, sol e chuva não acabem danificando os materiais.

O-que-é-cachepô-externos

Cachepôs para área interna

Não tem mesinha lateral, de apoio ou de centro que não fique extremamente charmosa com uma plantinha em um lindo cachepô, não é mesmo? Se for um composé de cachepôs de porcelana ou com estampa diferenciada, como o chinoiserie, é encantamento na certa! Por isso, aposte em materiais mais delicados, como porcelana ou cerâmica, além de cachepôs com design diferenciado, para deixar qualquer cantinho da sala, quarto, cozinha e até banheiro lindos! E as plantinhas que combinam muito com esse estilo de cachepô são as suculentas, cactos e outras mais delicadinhas.

O-que-é-cachepô-internos

Cachepôs aéreos

Eles são uma das últimas tendências no decor e os descoladinhos de plantão sabem bem do que estamos falando. Não há canto da casa que não ganhe um up com um lindo e descolado cachepô aéreo. Há diversos modelos, que podem ser fixados diretamente nas paredes ou então com suportes feitos em tecidos ou cordas que são puro estilo. E o legal é que além de deixar qualquer cômodo cheio de personalidade, você ainda otimiza espaço nos seus ambientes que têm pouca área para circulação.

O-que-é-cachepô-aereos

Cachepôs de tecido ou maxi-tricô

Como os cachepôs aéreos, essa também é uma das tendências no decor. Os cachepôs feitos em tecido ou com maxi-tricô com fio de malha são um dos trends do momento no mundo da decoração e ficam uma graça em qualquer ambiente, seja no quarto, com uma plantinha, ou mesmo para colocar o controle remoto da televisão, por exemplo, assim como em todos os outros cômodos da casa.

O-que-é-cachepô-croche

Os tradicionais cachepôs de barro

Um dos clássicos da decoração, o cachepô de barro – feito com argila, está em praticamente todas as casas. Seu estilo tradicional e rústico é fácil de combinar com qualquer planta. Eu, particularmente, adoro mesclar a sua rusticidade com a delicadeza das orquídeas, por exemplo, acho que causa um efeito muito lindo. Além disso, é um estilo de cachepô perfeito para quem adora customizar itens decorativos, no maior estilo DIY, como algumas das inspirações de cachepôs personalizados que vamos falar mais abaixo.

O-que-é-cachepô-barro

Cachepôs personalizados

Para quem adora dar um toque de personalidade em qualquer cantinho da casa vai adorar essas ideias para customizar os cachepôs. Na primeira imagem, os cachepôs foram pintados com tinta lousa preta, para identificar as ervinhas e temperos que ficam na cozinha. O mesmo pode ser feito com flores e até mesmo alguns legumes, como tomate, pimenta, que você queira colocar na cozinha, na varanda ou churrasqueira. Outra opção para personalizar o cachepô também é colar um tecido, adesivos ou sobra de papel de parede que você usou para decorar a casa. Fica uma graça e dá um colorido todo especial para alegrar e dar vida a qualquer cantinho.

O-que-é-cachepô-tecido
Vasos com tinta lousa para escrever o nome dos temperinhos e o tecido colado dá o charme nos vasinhos de argila.

Cachepôs porta-treco

E saiba que não é apenas para colocar vasinhos de flores que os cachepôs servem, hein!? Eles também podem ser utilizados para guardar diversos objetos, como utensílios em um dia de churrasco, para colocar os protetores solar na piscina, lápis, pincéis de maquiagem e diversos outros itens e deixar tudo sempre à mão.

O-que-é-cachepô-porta-coisas

Nossa, são muitas opções lindas de cachepôs para dar um up na decoração da sua casa, não é verdade? E agora que você já sabe o que é cachepô, qual modelo você vai escolher para deixar aquele seu cantinho predileto ainda mais especial, hein?

 

Com imagens: Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *