Mas, afinal, o que é chenille?

Você com certeza já deve ter ouvido sobre chenille e ficou se perguntando, mas, afinal, o que é chenille? Há quem arrisque alguns palpites, como: a) Um prato da culinária francesa? B) Uma bebida parente do champagne? C) Um docinho cheio de fru-fru? D) Nenhuma das alternativas. Acertou quem respondeu a letra D, nenhuma das alternativas. Ah, ficou curioso para saber o que é chenille? Dá uma olhadinha no post abaixo para descobrir tudo sobre o que significa essa palavrinha!

O que é chenille?

O chenille nada mais é do que um tecido firme, mas ao mesmo tempo bem macio, muito utilizado na decoração, principalmente no revestimento de sofás, poltronas, capas de almofadas, mantas e até mesmo tapetes. Este tecido é composto por algodão, seda e lã e a sua textura é muito semelhante ao veludo, o que proporciona um toque suave e aconchegante.
E olha só quanta inspiração bacana para você adotar de vez o chenille na decoração da casa e deixar os seus ambientes ainda mais confortáveis.

Chenille nos sofás e poltronas

O-que-é-chenille-sofa

Por ser um tecido firme, mais resistente ao tempo e uso, o chenille é muito utilizado para forrar estofados de sofás, poltronas e cadeiras. Porém, ele já foi mais utilizado, mas com a chegada dos tecidos suedes, que acabam sendo mais acessíveis financeiramente, o chenille acabou como uma segunda opção de tecido para forrar estofados. Outra questão que também mudou a preferência do chenille foi que por ser um tecido que possui uma textura com mais vincos, são necessários mais cuidados na hora da limpeza. Mas, o chenille também tem diversos pontos positivos como forração. Além da durabilidade, outro ponto alto deste tecido é que a sua pelagem é extremamente macia, sendo ideal para forrar as poltronas da sala de estar ou aquele sofá ultraconfortável do home theather.

Almofadas fofinhas de chenille

O-que-é-chenille-almofada
Com o fio de chenille é possível tricotar capas de almofadas que estão super em alta na decoração!

As almofadas são uma ótima alternativa para quem quer aquele toque macio do chenille para relaxar no sofá ou na cama quando for assistir a sua série preferida. E o bacana das almofadas é que elas são itens de decoração mais em conta do que os sofás ou poltronas, por exemplo, e quando enjoar do estilo de decor é superfácil de trocar.

Chenille nas roupas de cama e acessórios

O-que-é-chenille-roupas

Tem momento mais gostoso do que chegar em casa, tomar um banho gostoso e colocar aquele roupão quentinho e fofinho para relaxar depois de um dia agitado? Pois é, e para conferir este momento de pura maciez, o chenille também é encontrado em roupões e roupas de cama, com uma textura incrível que confere aconchego e conforto em todos os momentos.

Chenille nas mantas

O-que-é-chenille-mantas

Ah, uma manta quentinha para aquecer as noites mais frias de inverno, quem não ama? E o legal é que este acessório serve não apenas para aquecer, mas também para dar uma nova roupagem ao sofá, poltrona e até mesmo a cama. E se o estofado é de uma cor mais neutra, como preto, bege ou marrom, invista em mantas de chenille com cores mais vivas, como laranja, vermelho ou turquesa e deixe os ambientes cheios de estilo e repletos de cores.

Chenille nos tapetes

O-que-é-chenille-tapetes
Os tapetes de chenile já lideraram o mercado de tapeçaria, mas agora competem com camurças e veludos importados, principalmente da China.

O chenille também aparece nos tapetes, conferindo muita maciez e suavidade aos modelos fabricados com essas fibras. E se você é daqueles que não abre mão de um tapete bem fofinho para deixar a sala ou quarto ultraconfortáveis vai adorar os tapetes feitos com chenille. É possível encontrar diversos modelos, de diversas cores, lisos ou estampados que vão conferir estilo e muita personalidade aos ambientes.

Leia também:

Tudo o que você deve saber antes de comprar roupas de cama

5 truques para decorar com tapetes e deixar a casa linda

Cuidados com o chenille

Depois de saber o que é chenille, e mesmo sendo um tecido mais encorpado e resistente, o chenille exige alguns cuidados para preservar as suas fibras e manter a sua maciez. Vem conferir algumas dicas para manter os seus móveis e objetos fabricados com este tecido em perfeito estado.

O-que-é-chenille-cuidados

1. Mesmo que uma das características do chenille seja de ser um tecido firme, este é um modelo de tecido bastante delicado. Por isso, na hora da limpeza é importante começar a remover os resíduos do tecido com a ajuda de uma escova macia, como as escovinhas de cabelo para bebê, já que são ultramacias e não alteram as fibras do tecido.

2. Para remover a poeira acumulada nas fibras do chenille, utilize um aspirador de pó, escolhendo uma velocidade baixa, para que a aspiração seja suave, delicada e sem pressa.

3. Caso o tecido esteja manchado, as manchas podem ser removidas com a ajuda de uma solução de água fria e detergente específico para tecidos delicados. E quando for aplicar a solução, utilize um pano de algodão e evite esfregar a mancha vigorosamente. Faça delicadamente movimentos circulares, produzindo um pouco de espuma. Depois é só enxaguar o local com a ajuda de um pano limpo e umedecido com água fria.

4. Após limpar o chenille, o ideal é seca-lo com a ajuda de um secador de cabelo, na temperatura fria ou utilizar um ventilador. Para os objetos menores, como capas de almofadas, roupões e outros acessórios fabricados com o tecido, evite colocar na secadora, já que o calor intenso pode alterar e deformar as fibras do chenille.

Bom, agora que você já sabe o que é chenille e de quebra ficou por dentro de algumas inspirações de como decorar com este tecido, que tal adotá-lo para deixar o decor da sua casa cheio de estilo e elegância, hein?

Com imagens e informações: Pinterest; dicasdemulher.com.br; modernidademoveis.com; bykamy.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *