Mas, afinal, o que é decoupage?

Bateu aquela vontade de dar um pouco de estilo na decoração da sua casa, mas falta dinheiro para investir em objetos novos? Nem sempre é preciso gastar muito para mudar os objetos em casa. Então vamos falar sobre o que é decoupage e como essa técnica de artesanato pode transformar itens simples em adornos incríveis para a sua casa.

Para você saber o que é decoupage (ou decupage)

Antes de tudo, vamos falar da origem da palavra, ela vem do francês (découpage) e significa o ato de recortar, dando forma a algum objeto. Agora que tal saber um pouco mais sobre a técnica? A decoupage nada mais é do que cobrir determinadas superfícies com tecidos, recortes de revista e outros tipos de papel. O método é bem simples e permite que você aplique a técnica em quadros, louças, pequenos objetos de decoração e até mesmo em móveis. Quer aprender como faz? Vamos explicar!

Como fazer decoupage?

A primeira coisa que você precisa é escolher qual a superfície que vai receber uma nova cara. Pode ser uma estante, um prato de porcelana, uma escrivaninha de metal, enfim, aquilo que você pretende transformar.

o-que-e-decoupage-dicas

Selecione o material necessário para o trabalho

Para trabalhar com decoupage você vai precisar de uma boa tesoura, tecidos ou papéis do seu gosto, cola para decoupage e um pincel. Simples, não é mesmo? Entretanto, existe uma única regra na escolha do material para que o seu trabalho seja um sucesso: evite fazer decoupage com papéis finos como o papel de arroz, isso porque o papel pode acabar causando rugas quando você for colar ele em qualquer superfície.

Iniciando o trabalho com decoupage

Agora que você já sabe o que é decoupage, vamos colocar a mão na massa? A primeira coisa que você deve fazer é manter a superfície que irá aplicar a decoupage limpa, é preciso se certificar que ela está sem nenhum tipo de sujeira ou pó, pois isso pode atrapalhar bastante o processo de aplicação. Na sequência, você pode medir os recortes que serão aplicados sobre o objeto que será trabalhado, assim fica mais fácil saber se existe alguma falha nos recortes e corrigir.

decupagem

Depois disso, aplique uma camada fina de cola no papel ou tecido que será colado e coloque-o pouco a pouco na superfície, usando os dedos para fixar o papel ou tecido no objeto e também para desmanchar possíveis bolhas de ar que possam aparecer. Repita o processo até que toda superfície desejada tenha sido coberta. Depois disso, passe uma fina camada de cola e deixe secar por algumas horas. Após se certificar que o objeto está bem seco, você pode passar uma fina camada de verniz para finalizar o trabalho.

Leia também:
Mas, afinal, o que é gazebo?
Tape Art, a nova tendência para ambientes decorados

Trabalhando com decoupage em MDF

decupagem

banner-quadros-e-posters

O MDF é um material muito procurado para realizar a decoupage, isso porque muitas lojas de artesanato já vendem as caixinhas prontas que podem ser transformadas em porta-trecos, porta-jóias e organizadores estilosos. Entretanto, para trabalhar com a técnica de decoupage no MDF é preciso aplicar uma base acrílica na caixa antes de iniciar a colagem, ela vai ajudar a nivelar melhor a madeira e deixar a superfície mais lisa para a prática da colagem.

Outros materiais para trabalhar com decoupage

decupagem2

Como falamos anteriormente, o método de decoupage permite que você trabalhe com uma infinidade de materiais, inclusive móveis. Muitas pessoas utilizam a decoupage para reformar móveis antigos e dar uma cara nova ao ambiente, cadeiras, cômodas, escrivaninhas e até mesmo mesas inteiras já se renderam a essa técnica.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe o que é decoupage e como utilizar essa técnica, escolha um objeto e coloque a mão na massa e se surpreender com o trabalho final. Ah, não se esqueça de contar os resultados pra gente nos comentários!

Imagens: Artesanato Cultura Mix, Reeinventa Blogspot, Iara Capraro, Better Homes and Gardens, Diy & Decor Selections.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *