Mas, afinal, o que é minimalismo?

Quando nós temos o interesse em decoração despertado, precisamos aprender a lidar com vários termos diferentes. E hoje nós vamos falar sobre um deles que você já deve ter lido em algum conteúdo voltado para organização, decoração de espaços e até mesmo a técnica de feng shui, um estilo de vida que muitas pessoas estão adotando mundo afora. Vem com a gente que vamos te explicar o que é minimalismo, como ele surgiu e tudo que você precisa saber para colocar esse tipo de decoração em prática na sua casa.

Em primeiro lugar, o que é minimalismo?

Você provavelmente já ouviu alguém dizendo aquela famosa frase “menos é mais”. Pois bem, o estilo minimalista se baseia nessa premissa para criar suas diretrizes de decoração. Os traços fortes que caracterizam esse modelo são a ausência de objetos decorativos. Para dar mais espaço a comodidade dos móveis e também a funcionalidade do ambiente, a escolha por objetos de formas geométricas e também por cores monocromáticas fazem parte do conceito. O estilo surgiu no início do XX, mas acabou sendo mais difundido por volta de 1980 e suas inspirações se baseiam na cultura japonesa.

Gostei, mas como faço para montar uma decoração minimalista na minha casa?

acessorios-para-uma-sala-minimalista

Bom, chega de teoria e vamos à prática. Como falamos anteriormente, a decoração minimalista tem como principal objetivo subtrair do ambiente tudo a maioria dos itens decorativos para dar aquele ar clean e funcional. Logo, tudo isso já começa na escolha dos móveis. No design de móveis minimalista, eles têm como principal objetivo proporcionar funcionalidade ao ambiente, então muito facilmente você irá encontrar sofás ou poltronas sem a parte do braço, por exemplo. Outro ponto é que os móveis costumam ser em cores claras, já que elas ajudam a enxergar com mais facilidade os objetos dentro de um determinado ambiente e também deixam a bagunça mais exposta, para que a organização sempre prevaleça.

Leia também:
[TESTE] Qual é o seu estilo de decoração?
Mas, afinal, o que é gazebo?

E os objetos de decoração no estilo minimalista?

o-que-e-minimalismo-dica

o-que-e-minimalismo-decor

banner-banquetas-de-cozinha
Os objetos de decoração são bem-vindos no estilo minimalista, desde que sejam usados com parcimônia. As paredes da casa em tons off-white e bege, favorecem o destaque dos quadros, por exemplo. Na escolha das figuras para os quadros, prefira sempre aquelas que trazem consigo cores claras. Estantes em tons claros com nichos e alguns objetos coloridos para dar destaque também são ótimos nesse tipo de decoração.

E a iluminação?

minimalismo-dicas

o-que-e-minimalismo

Nós sabemos que iluminação e tudo e proporciona muito mais conforto a qualquer ambiente da casa. Pois bem, na decoração minimalista é bem-vinda. Para dar um ar mais intimista ao ambiente, você pode optar pela iluminação indireta, explorando o uso das luminárias. Outra maneira bacana de se trabalhar iluminação na decoração minimalista é utilizando de lustres e luminárias suspensas que trazem elegância ao ambiente e proporcionam todo o conforto necessário.

Mais dicas para ajudar

O estilo de decoração minimalista é um agente facilitador na rotina de qualquer casa. Possuir menos objetos facilita a otimização do tempo e também ajuda a manter a casa em ordem por muito mais tempo. Além disso, reforça o conceito de que não precisamos de muitas coisas para viver bem, mas apenas o essencial. Conforto é palavra-chave para que a nossa casa se torne um ambiente aconchegante e acolhedor e a decoração minimalista mostra que é possível ter o melhor dos dois mundos: poucas coisas e um lugar confortável para residir. Resumindo: na vida da gente o minimalismo tem como função liberar aquela “bagunça mental”, trazendo pra gente mais organização pra rotina do dia a dia.

o-que-e-minimalismo-dicas

E agora que você já sabe o que é minimalismo, que tal colocar em prática seus conhecimentos e criar uma nova decoração para a sua casa? 😉

Imagens: About Home Blog, Stick Decor, Estilo Bifásico, Pinterest, Homeedit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *