Mas, afinal, o que é pátina?

Você sabe o que é pátina? Muita gente fala sobre, mas às vezes bate aquela dúvida! Em sua origem, a pátina é um composto químico que se forma em superfícies de metais. Há anos ela vem sendo usada como técnica de pintura por artesãos, transformando a aparência original de superfícies de madeira ou metal.

O que é pátina de fato?

Os diferentes tipos de pátina simulam a ação do tempo, dando um aspecto envelhecido e muito bonito à peça. Além de linda e muito versátil, a técnica ainda cabe em todos os bolsos.

Uma das chaves para o estilo continuar atual é a sua versatilidade. Em praticamente todos os ambientes cabe um móvel com pátina.

o-que-e-patina-dica

como-fazer-patina

A pátina pode ser aplicada em superfícies de madeira, metal e até mesmo em paredes e tijolos. O efeito também cai muito bem em portas, batentes e molduras.

Leia também:
Mas, afinal, o que é minimalismo?
Mas, afinal, o que é decoupage?

Bônus! A preocupação em ajudar o planeta não fica de fora da decoração com pátina.  A técnica é ótima para recuperar peças do seu mobiliário que estão com uma “cara ruim”, mas que você gosta muito e não quer se desfazer! Aqueles que resolverem incorporar o estilo ainda vão ajudar o meio-ambiente!

fazer-patina

papel-de-parede

Como fazer pátina?

Para alcançar o efeito desejado nos diferentes tipos de pátina, é usado um pincel de cerdas duras, lixas, ceras específicas, parafina ou velas e lixas. A cartela de cor da pátina é bastante vasta, os efeitos vão desde os brancos e foscos a tons azuis e esverdeados e laranjas.

o-que-e-patina-dicas

dicas-para-fazer-patina

Os diferentes tipos de pátina

Através de um processo artesanal, cada técnica de pátina confere um estilo diferente à peça escolhida. Sua casa pode ganhar um ar rústico, romântico, clássico, entre outros.

Pátina provençal.  A pátina provençal ganhou esse nome por remeter à época de Maria Antonieta, na França. Para conseguir esse efeito, artesãos usam vela para impedir que a tinta entre em contato totalmente com o objeto. Com a aplicação dessa técnica, o ambiente ganha um ar romântico e elegante. É importante ressaltar que no estilo provençal exige acabamento branco.

patina-tijolos

Pátina tradicional: Misturando tons turquesa e laranja, a pátina tradicional deixa o móvel com uma aparência envelhecida e desgastada.

Pátina decapê: Já a pátina decapê confere estilo e imponência à peça escolhida. Essa técnica imita o gesso, sendo assim não utiliza cores, e cria efeitos em alto relevo.

Pátina lavada ou satiné: Esse estilo confere um ar bastante delicado à peça. Essa pátina é normalmente feita em tom sobre tom, revelando diferentes coloridos. Para conseguir o efeito correto é essencial que a madeira seja clara.

patina-lavada

o-que-e-patina

E aí, gostou da ideia de decorar com pátina? Ainda têm dúvidas? Conta pra gente!
Aqui tem um post bem bacana que ensina, entre outras ideias, a customizar um móvel com pátina. Confira!

Imagens: Pinterest, Tua Casa e Casa e Jardim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *