Parede de giz na cozinha pode dar um toque especial no decor

Se você está pensando em reformar a sua cozinha, para mudar o visual e deixá-la mais moderna, que tal apostar em uma ideia de decoração diferente? Há pouco tempo, os designers de interiores começaram a propor soluções ousadas e esses ambientes ganharam mais atenção em suas propostas. Logo, os fabricantes, bem atentos, passaram a oferecer uma cartela maior de opções para quem quer repaginar o cantinho mais gostoso da casa, como, por exemplo, opções para quem quer integrar uma parede de giz na cozinha.

parede de giz na cozinha colorida
Quattrino Arquitetura

Hoje em dia, basta percorrer uma loja de artigos para a casa que logo ficamos encantados. São infinitas opções de peças para revestir pisos e paredes, diversas opções de tamponamento para móveis, além de puxadores e pedras para balcões que nos deixam até confusos. Fica difícil mesmo decidir o que escolher para deixar a cozinha com uma decoração mais atual.

Porém, infelizmente, nem todas as opções cabem em qualquer bolso. Por exemplo, as pastilhas de vidro – uma forte tendência em propostas de design para cozinhas – costumam ser vendidas por unidade, em função do seu valor.

parede de giz na cozinha quadro
Projeto by Très Arquitetura

Mas é possível criar um painel grande, de destaque na cozinha gastando menos. Uma ideia é usar tinta acrílica comum, na cor desejada. Outra, mais diferente, é criar uma ‘parede de giz’ ou ‘painel de lousa’, como vamos explicar no post de hoje. Confira!

Parede de giz na cozinha opcoes
Projeto by SP Estudio e Studio Scatena Arquitetura

Como criar uma parede de giz na cozinha

Para criar uma ‘parede de giz’ ou ‘parede de lousa’ na cozinha, será necessário comprar uma tinta preta ou verde – sendo que existem algumas especiais para quadros negros. Além disso, todo o material de pintura, como rolos e pincéis. Ou, ainda se preferir é possível usar um adesivo – que pode ser considerado uma melhor alternativa, já que não danifica a estrutura da parede.

Parede de giz na cozinha divertida
Projeto by Ana Carolina Campos França

E é claro que não precisa cobrir toda uma superfície de tinta ou adesivo. É possível fazer um painel menor, ou mesmo pendurar apenas um quadro-lousa. Ou seja, criar somente um detalhe na decoração, buscando harmonia com o restante do conjunto. Enfim, é preciso estudar muito bem as opções, já que a parede de giz na cozinha pode deixar o ambiente mais escuro e sujo do que bonito e alegre, dependendo de como tudo for feito.

Parede de giz na cozinha paineis
Projeto by Paula Correa Pereira e e B+L Arquitetura & Interiores

Onde adaptar uma parede de giz na cozinha

Vale lembrar que a ‘parede de lousa’ não combina com zonas de refeições, já que os resíduos acumulados com a utilização do giz podem ocasionar alergias, etc. Porém, não existe uma proibição, de fato, contra a utilização desse material próximo à mesa ou bancada de refeições. Tudo depende da proposta do designer de interiores e do gosto do cliente.

Parede de giz na cozinha vermelha
Projeto by Carol Grespan

E para evitar que o pó de giz caia sobre a mesa é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é evitar escrever ou desenhar sobre a área durante o momento das refeições. Segundo – e mais importante –, no momento da limpeza, não passar a mão ou uma escova seca, e sim um pano umedecido com água. No mais, basta aspirar os cantos.

Parede de giz na cozinha como fazer
Projeto by Nathalia Bilibio Schwinn

Como deixar a parede de giz na cozinha mais atrativa

Criada a parede de giz na cozinha, para deixar a sua ‘parede de lousa’ mais atrativa, basta usar a imaginação. Afinal, o objetivo de usar esse  revestimento é formar um grande painel onde a pessoa possa escrever mensagens e receitas, ou fazer desenhos bonitos e inspiradores.

E o mais bacana é que toda a família pode contribuir com a brincadeira, expressando toda a sua criatividade e humor através de recados divertidos e coloridos na parede de giz na cozinha.

Parede de giz na cozinha alternativa
Projeto by Luciana Tomas

E aí, curtiu as dicas para criar a sua parede de giz na cozinha? Então mãos a obra e depois não esquece de contar para gente nos comentários como ficou!

Estas dicas para criar uma parede de giz na cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *