Como montar um prato de doces para a mesa de chá?

por Priscila Mendes

Uma das coisas mais legais para quem é apaixonado por louças para mesa de chá e jantar é, justamente, colecionar. Afinal, a gente nunca sabe quando vai precisar daqueles pratinhos de sobremesa lindos, daqueles copos maravilhosos, daquela travessa irresistível e que ainda por cima estava na liquidação… Mas não se sinta culpada (o), eu te entendo perfeitamente, e confesso que também sou assim. E pra ser sincera, minha coleção me enche de alegria (e zero culpa) a cada vez que abro o armário.

mesa-de-cha-dicas-armario-amarelo

Pra dar uma aliviada no peso da consciência – e talvez despertar a vontade de alguns itens novos, o post de hoje fala sobre uma forma de pensar esperta e que acaba passando no dia a dia. Já pensou em dar um novo uso para a louça, ao invés de usar apenas para servir?

Sabe por que é legal? O ambiente fica decorado, independentemente de ter mesa posta ou não e é um jeito de deixar a louça bonita sempre exibida. Coleção precisa ser apreciada, não é mesmo?

Uma mesa de chá linda e diferente

mesa-de-cha-dicas-xicaras-pires

Para o primeiro projeto, pensei em um prato de doces/canapés que fica ótimo na mesa de chá. Para começar, precisamos de 2 xícaras, uma de café e outra de chá, e 2 pratos de sobremesa (ou pires de xícara, caso queira um prato menor). Fica mais divertido se um item for diferente do outro, mas não que precise virar um carnaval: uma boa forma de combinar descombinando é escolher itens de uma mesma cor (ou de um mesmo estilo) e ir brincando com os padrões.

mesa-de-cha-dicas-xicaras-provencal

mesa-de-cha-dicas-xicaras-coloridas

mesa-de-cha-dicas-xicaras-bule-azul

O principal, é pensar em equilíbrio (e beleza, claro), isso porque a ideia não é colar as peças, apenas encaixá-las de uma forma em que fiquem estáveis: a base deve ser a xícara maior e mais “forte” – é ela que sustenta os demais. Depois disso, escolha dois pratos do mesmo tamanho, que podem ser de sobremesa ou, se preferir, um pires de xícara. Para fazer a sustentação do segundo andar, uma xícara menor que a da base, tipo cafezinho.

mesa-de-cha-dicas-xicaras-vintage

Depois disso, escolha o local onde será montado – movimentar levemente a estrutura tudo bem, mas acho arriscado levar de um canto para outro da casa! Escolhido o local, vire a xícara de chá de ponta cabeça. Depois, encaixe o primeiro prato no centro, até encontrar com a base da xícara e ficar firme (vale mexer no prato pra ver se não está bambo).

mesa-de-cha-dicas-prato-pequeno

Em seguida, apoie a xícara menor (de cafezinho) no centro do prato, também de ponta cabeça. Encaixe o segundo prato no centro, até encontrar com a base da xícara menor e ficar firme. Por fim, é só arrumar os docinhos, mini sanduíches ou canapés na mesa de chá.

mesa-de-cha-dicas-xicaras-prato-branco

Numa mesa de chá grande, ou quando for receber mais gente, é legal pensar em mais de uma estrutura e com tamanhos diferentes. Só se atente à regra de equilíbrio e evite muito mais que dois andares, se não quiser colar as peças. Agora, se quiser uma peça mais definitiva (e com mais andares) é só comprar uma cola específica para porcelanas e ir colando cada peça em etapas, deixando secar bem entre uma etapa e outra.

mesa-de-cha-dicas-xicaras-prato-doce

Quer saber mais sobre como montar uma mesa de chá e o modo de servir? Tem outro post ótimo aqui:

Agora, já sabe: nada de louça parada na cristaleira!

Até semana que vem!

priscila-mendes
Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chefe de cozinha, colunista do blog Adoro Decorar e Montacasa, além de ser criadora do site O Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *