Sofá na decoração: dicas para integrá-lo ao ambiente

Foi-se o tempo em que o sofá era aquela caixa de madeira com uma almofada em cima ou simplesmente aquele baú em algum canto da sala. Hoje, mais do que um móvel para sentar, é também uma peça fundamental na decoração de um ambiente, seja ele residencial ou comercial.

Ao trocar um sofá, acaba-se mexendo na decoração do ambiente, e por isso, junto com ele é necessário pensar também nos outros objetos de decoração presentes no ambiente como, por exemplo: nas cores das paredes e nas cortinas. Assim como é necessário lembrar que, junto com essa harmonia decorativa precisa-se estar atento para o quesito conforto. Pronto para adotar um novo sofá na decoração?

sofa-na-decoracao-cinza

sofa-decoracao-vermelhosofa-decoracao-fibras

Para a arquiteta Carla Kiss, sempre vale o “bom-senso”. “Prefiro sempre os mais limpos, não com muita textura ou desenho, prefiro deixar essa parte para os tecidos nas almofadas, cortinas ou poltronas. Nos sofás opto por tons neutros, um “curinga”. Não se erra nunca”, destaca Carla.

Sofá na decoração: sinônimo de conforto

Para Dayane Hadas, da Artesian, o mix de conforto e design é o mais importante para o cliente que procura apostar em um novo sofá na decoração. “Versatilidade é um item importante também, uma vez que os projetos residenciais apresentam muito a ideia de ambientes integrados e funcionais”. Hoje, o que volta a estar em voga são os sofás mais baixos, com maior profundidade, com mais conforto e ar mais despojado.

sofa-decoracao-comprarsofa-decoracao-branco

Para Dayane, “as tendências apontam pelo uso de linhas retas com poucos detalhes e pela leveza visual que transmitem. Os braços aparecem largos ou sem braços e a profundidade dos modelos aumenta”, e completa, “de um modo geral, sofás mais minimalistas foi o que mais observamos nas últimas temporadas”.

sofa-na-decoracao-couro

sofa-decoracao-begesofa-decoracao-azul

sofa-na-decoracao-branco

Uma preocupação válida e importante ao comprar a peça essencial para um ambiente é a estrutura interna do sofá. Se feito com madeira de má qualidade, compromete na qualidade. “A densidade e o tipo da espuma também devem ser observadas. Espumas injetadas são as mais adequadas, pois possuem pouca capacidade de deformação, tendo assim maior durabilidade e conforto”, frisou Dayane Hadas.   

sofa-na-decoracao

Os sofás para decoração mais retos e com formas mais “clean” tem melhor saída, segundo Dayane Hadas. “Sofás com chaise, frequentemente utilizados em home theater, também são campeões em vendas. Os mais clássicos têm sucesso garantido, especialmente em ambientes comerciais”, garante Hadas.

Sofá na decoração é só amor e aconchego, né? E aí, está pensando em comprar um? Conte pra gente nos comentários!

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH

Imagens: Tag Layag, Room Decorating, Isdes, Talismane, Enquanto Isso, Assim Eu Gosto, Pontto Lavabo, A Casa de Viver, Eu Amo Sofá, Flickr, Gillinterior, Lyncho, Kilerd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.