Tape Art, a nova tendência para ambientes decorados

Você sabe que o nosso blog está sempre por dentro das principais tendências de decoração, né? E a gente adora te passar todas as novidades que estão revolucionando o mercado. E uma das inspirações que descobrimos só recentemente, mas que já estamos considerando pacas, é a Tape Art. Você já ouviu falar nesta tendência que está transformando os ambientes decorados? Aqui no blog nós listamos ótimas inspirações para você apostar nesta ideia!

Afinal, o que é Tape Art?

A Tape Art nada mais é que uma forma de expressão artística na qual a principal matéria-prima é a fita adesiva. Isso mesmo, nada de tintas, pincéis ou qualquer outro tipo de produtos que os artistas costumam usar. O material colante pode assumir diferentes formas e, dependendo da criatividade e das inspirações, verdadeiras obras de arte são criadas apenas com o uso de fitas adesivas.

tape-art-como-fazer

A Tape Art não é uma tendência recente e ela nasceu em meados da década de 60/70 juntamente com a explosão do grafite nos subúrbios americanos. Com o tempo, o movimento cresceu e se espalhou por outros lugares do mundo, inclusive, no Brasil, a Tape Art tem cerca de 10 anos e agora invade a decoração e representa uma forma muito econômica e criativa de decorar.

A Tape Art está nas ruas …

E na decoração também!

Leia também:
6 eventos de decoração que você não pode perder em 2017

Perceba que com a Tape Art é possível fazer os mais diferentes desenhos e usar e abusar das formas geométricas. Para os mais ousados, vale criar silhuetas de animais e até mesmo pessoas com a fita adesiva. Tá certo que para chegar neste nível de arte, só mesmo com muita prática, mas o resultado fica lindo!

tape-art-ideias

E a superfície não precisa ser necessariamente branca, ok? Outra ideia para usar a Tape Art e deixar o ambiente elegante é pintar a parede de uma cor mais escura e em seguida aplicar a fita adesiva de cor mais clara, a fim de gerar um contraste maior. Uma das inspirações, inclusive, foi usado um rolo de fita adesiva dourada.

tape-art-decor

cadeiras-para-comprar

Garças a versatilidade dos mais variados tipos de fita adesiva cada expressão artística vai render um resultado diferente. Você pode usar fita isolante, escolar, estampada, de empacotamento, Silver Tape, enfim, não importa. Sendo fita adesiva, tá valendo, pois o que importa aqui é o que você faz com elas durante o processo de criação. Só atenção: a superfície que vai receber a fita adesiva precisa estar limpa, livre de umidade e bem lisinha para garantir um bom resultado. Ah, também vale se certificar sobre a aderência da fita adesiva na superfície, né? Afinal, não queremos que a ideia se descole facilmente.

como-fazer-tape-art

E engana-se quem pensa que a tape arte é uma exclusividade das paredes. As paredes, claro, são uma tela incrível para este tipo de expressão, mas vale lembrar que portas, mobiliários, e o próprio teto podem servir de cenário para o que você deseja.

tape-art

Dicas para começar na Tape Art

E aí, ficou com vontade de adotar a Tape Art em sua casa, apartamento ou escritório? Além das inspirações que já te passamos, temos outras diquinhas ótimas. Confira!

  • Escolha um bom espaço: como já falamos durante o texto, é importantíssimo saber se a fita adesiva tem aderência total à superfície onde você deseja aplicar a Tape Art e se você não terá problemas posteriores com umidade. Seguindo esta premissa, você pode utilizar esta técnica em qualquer lugar. Seja em um living, hall de entrada ou mesmo na cabeceira da cama.
  • Comece com um desenho simples: ok, os desenhos com fita adesiva mais legais são aqueles todos rebuscados e cheios de técnica, porém, só a prática leva a perfeição. Então, inicie a Tape Art com formas geométricas mais simples que não tem erro! Uma recomendação legal é fazer um esboço do que deseja fazer em um papel, pois assim evita desperdícios, já que você não realiza experimentações diretamente com a fita adesiva.

tape-art-decoracao

  • Busque inspirações: as inspirações que separamos aqui não são nem 1% de tudo que você encontra na internet. Sites como Pinterest e Tumblr estão cheios de ideias bem leais para quem está começando na Tape Art. Vale espiar!

Muito legal esta nova tendência de decoração, né? Agora conta pra gente aqui nos comentários o que você achou desta técnica e se, por ventura, já adotou a fita adesiva dentro  da sua casa.

Imagens: Pinterest.
Capa: Tape Art by Marina Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *