Tendências de decoração repaginadas. Veja inspirações!

Por Maria Clara Oliveira

O ditado inglês “what goes around comes around” – que surgiu muito antes da famosa música do cantor Justin Timberlake – vale também para a decoração. A lista de itens que saem de moda e voltam com tudo um tempo depois é longa. Vários fatores influenciam esse vai e vem no mundo da arquitetura e decoração, provavelmente os cool huntings da área já devem saber o que será um must em 2016. Em parceria com a Revista Lush, convidamos três profissionais para contar o que voltou para as tendências de decoração que eles mais gostam e que de alguma forma estão presentes em seus projetos.

Tendências de decoração que voltaram com tudo

Daniela Barranco Omairi, arquiteta

“O cobogó ou elementos vazados, que teve seu auge na metade do século passado, voltou para a arquitetura, tornando-se um elemento de presença marcante na decoração da casa. Ele é eficaz na divisão de pequenos espaços e consegue criar a sensação de amplitude. Por sua “fluidez”, a peça possibilita a concepção de diferentes ambientes sem deixá-los com sensação de aperto. Ter uma estrutura que permite a passagem de luz e ar, esse elemento acaba definindo um ambiente, tornando-o mais privativo, contudo sem constituir uma barreira robusta”.

tendencias-de-decoracao-daniela-barranco

Foto do projeto: Gerson Lima

Ivan Wodzinsky, arquiteto

“O boiserie, que significa forro de madeira em francês, é um revestimento de parede que agrega beleza e requinte aos ambientes. Essa forma de revestimento, que emoldura a parede, surgiu na França, no século XVIII, e é muito usada na decoração dos países europeus. Hoje em dia, a técnica do boiserie sofreu transformações, podendo ser produzido em gesso, cimento e até mesmo isopor, causando o mesmo efeito estético que o boiserie em madeira. Eu particularmente prefiro investir no revestimento em madeira, o mais tradicional, e que com certeza vai durar bastante tempo, além de trazer um toque de elegância”.

tendencias-de-decoracao-ivan-wodzinsky

Foto projeto: Rodrigo Ramirez

Arquiteto Filipe e Karla Bender, arquitetos

“A linguagem clássica se atualizou e pode estar incorporada aos móveis, lustres, paredes e também nas colunas. Durante algum tempo as colunas ganharam designs retos e modernistas, tornando-se coadjuvantes na decoração modernista. O projeto em questão tende ao clássico e foi mesclado com alguns itens atemporais, como os spots de iluminação embutidos no teto rebaixado em gesso e o piso, em porcelanato. A coluna simples não combinaria com essa sala, que pedia por um adorno mais clássico para combinar com a atemporalidade dos espelhos. O clássico é um estilo de decoração eterno, não sendo apenas um modismo, e que pode combinar bem com outros estilos”.

tendencias-de-decoracao-felipe-bender

Foto projeto: Gui Klaime

E você, o que acha que será uma tendência de decoração forte este ano? Conte pra gente nos comentários!

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *