Tendências de decoração para casa: tons & tecidos

Que a moda é cíclica não há dúvidas. Mas o quanto dessas idas e vindas tem influenciado o mundo do design e decoração em termos de cores, estampas, estilos e texturas? A resposta é: muito. Por isso, selecionamos as principais tendências de decoração em tons e tecidos das atuais coleções, como o couro, o preto, a estampa, o off-white e o xadrez e, com ajuda de profissionais sintonizados com essas novidades, mostra que a aplicação é certa.

Os que as tendências de decoração nos reservam?

Não é de hoje que o couro, por exemplo, nas mais diversas cores e tratamentos, leva a mesma sofisticação vista nas passarelas para o design de produtos, com aplicações cada vez mais ousadas, que vão além do uso em estofados e poltronas, chegando às cabeceiras de cama, tampos de mesas e até tapetes.

Leia também: 10 tendências de decoração para casa!

O mesmo acontece com cores eternas como o preto e o branco, esse agora explorado cada vez mais nas versões menos alvas, como o romântico tom off-white, que retornam dando o equilíbrio que cores neutras e definidas dão aos ambientes. Um pouco mais ousados, a estampa e o xadrez vêm para quebrar a sobriedade nas tendências de decoração e, combinados a outros estilos e padrões, podem dar o contraste necessário ao projeto.

Seja na moda ou na decoração, os estilos podem estar até relacionados, e um ditar o comportamento do outro nas modernas criações. Mas a prudência opera e como os profissionais ressaltam: tudo que é de bom gosto pode ser utilizado, desde que em dosadas e estudadas proporções.

Couro

“Seja com a ajuda do mercado de moda, que é o precursor do uso do couro ou pelo simples fato de ser um material belo e funcional, quebrou-se um paradigma de que o couro era visto somente em sofás. Hoje esse material é usado na decoração das mais diversas formas: em cadeiras, mesas de jantar, revestimentos de parede e pisos, por exemplo. A beleza do material remete ao requinte e a sofisticação e usamos muito em nossos projetos. De maneira criteriosa e pontual, mas ele está de certa forma, sempre presente”.
Arquiteto Luiz Maganhoto e designer Daniel Casagrande. 

tendencias-de-decoracao-dica

comprar-revisteirocomprar-leixeira

Preto

“Considero o preto elemento principal na decoração. Ele é único, cênico, teatral como o back drop, reúne todas as cores e tem muita personalidade e lhe faltam adjetivos. Desde o 2000 tenho usado muito e não canso de abusar. Acho que assim esclarece o porque caminha tão junto a moda e é perseguido pelos estilistas”.
Lupercio Manoel e Souza – cenógrafo e decorador.

tendencias-de-decoracao-para-casa

comprar-baucomprar-abajur

Estampa

“Acho que o uso de estampas na decoração é sim uma influência da moda. Os grandes estilistas quando lançam suas coleções, definem tendências e o público passa a enxergar isso como uma regra para a definição do estilo de vestir individual, com influência no estilo de morar. As cores que estão em alta na moda acabam migrando para a decoração de interiores e oferecendo uma gama maior de acabamentos e materiais, como tem sido há algum tempo com a presença das estampas.

Eu gosto do efeito, desde que usado com moderação e nos lugares certos, principalmente de estampas em tons neutros que conferem movimento ao espaço, sem cair no excesso de informações. Já as estampas coloridas, eu prefiro usar em detalhes menores, como almofadas ou objetos de decoração, que podem ser trocados com mais facilidade que uma peça de mobiliário, por exemplo.

tendencias-de-decoracao-ideias

comprar-cortinacomprar-almofada

Quanto à influência da moda no meu trabalho, ela é marcante, pois o arquiteto é um profissional que precisa estar sempre atento a tudo que surge de novo, desde um desfile de moda, até o lançamento de um novo automóvel. São itens presentes no dia a dia das pessoas e que refletem uma tendência de mercado, que mais dia, menos dia, chega na decoração. Além disso, observo muito o uso e a composição das cores e texturas (isso é marcante no meu trabalho), e nada mais rico em informações que o mundo da moda”.
Carlos Lupatini – arquiteto

Off white

“A cor desperta sensação e cria a atmosfera do ambiente. Gosto de trabalhar com tons sóbrios, em especial cores claras, como o off white, com equilíbrio. Essa cor transmite paz e aconchego aos ambientes, principalmente se forem ambientes que utilizamos com mais frequência no dia a dia. Utilizo como base na decoração de interiores devido a sua neutralidade. Além disso, me permite dar um toque de outras cores que imprimem personalidade sem poluir a composição.

tendencias-de-decoracao

comprar-arandelacomprar-poltron

A moda é referência nos projetos de arquitetura e decoração do escritório porque considero os temas interligados em razão de sua importância no comportamento das pessoas”.
Samara Barbosa – arquiteta

Xadrez

“Qualquer que seja o estilo do projeto, uma pitada de ousadia cai muito bem. Contrastes de cores, texturas e estampas tomam conta do ambiente. A estampa xadrez por si só já chama atenção, então o que vale é o cuidado na hora de compor. Listras ou tecidos lisos ficam melhores na composição com o xadrez, pois destacam o seu desenho! A base do tecido é que fará dele mais ou menos sofisticado e apropriado para o ambiente. Uma seda, um shantung ou um veludo combinam com esta estampa que é sinônimo de elegância. A estampa xadrez combina melhor em ambientes que sugiram algo mais especial, como um lounge, adega, um estar de jogos ou até mesmo uma sala de estar. Minha sugestão é utilizar em poltronas, puffs e chaises, sem exageros, escolhendo uma peça de destaque no ambiente”.
Beth Choueri – arquiteta

tendencias-de-decoracao-dicas

comprar-capachocomprar-suporte-livros

E você, quais tendências de decoração são suas favoritas? Conte pra gente!

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH

Imagens: Divulgação/ Dani Garlet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *