Almofadas decorativas coloridas podem ser acessórios perfeitos para tornar os ambientes de casa mais charmosos e aconchegantes. Veja como.
Almofadas decorativas são capazes de mudar rapidamente o visual de diversos cômodos de uma casa. Os benefícios são muitos? Elas poderiam deixar esses ambientes muito mais bonitos, bem personalizados e aconchegantes.
A melhor parte é que se consegue isso com pouco esforço e custo baixo, ainda com a possibilidade de mudar tudo sempre que desejar, como na troca das estações. E é aí que entra a necessidade de escolher itens nas cores certas.
Porque nos últimos anos passamos mais tempo em casa, projetistas e clientes entenderam que deveriam caprichar mais no quesito ‘conforto’ dos ambientes. Nesse ponto, as almofadas decorativas são acessórios mais que bem-vindos. Mas é importante que elas tenham as proporções certas, que sejam feitas em materiais de qualidade, em bom acabamento, e estejam em número proporcionalmente adequado ao local que está sendo decorado.
Outra questão que parece ser importante e que está totalmente relacionada à primeira é a cor das almofadas decorativas, que pode interferir bastante no conforto ambiental. As escolhas devem combinar – mesmo que por matiz – com o restante da proposta de decoração dos ambientes. Se a ideia é contrastar, que seja de forma harmônica, trabalhando com cores neutras e outras vibrantes. Assim, não haverá erro.
Ninguém é obrigado a seguir tendências, claro. Mas isso acontece naturalmente.
Assim, as pessoas mudam de ideia, passam a desejar coisas novas, o mercado se adapta a isso e, quando vemos, nossas casas são transformadas pela necessidade dessa atualização, que é feita com peças com design fruto das tendências. De todo modo, precisamos admitir que apreciamos cenários que combinam com o modo de vida atual, não é mesmo?
E o que é tendência para almofadas decorativas? Maciez ao toque. Ou seja, capas feitas de materiais que passam a sensação de aconchego ao toque. É o caso do veludo, de pelúcia, do tricô macio, e mais.
Capas para almofadas em materiais naturais, como algodão, linho e sarja, é a primeira tendência para 2022 que podemos colocar nesta lista.
Artigos em outros tecidos também podem ser juntados a estas, seguindo uma cartela de cores neutras, como bege e tons terrosos.
Além disso, cores que possam lembrar a natureza, como os azuis e verdes, transmitindo uma sensação de zen e relaxante incrível, fazendo as pessoas se sentirem calmas, mesmo durante esses momentos tortuosos que vivemos.
De fato, estes tons neutros e naturais estão super na moda. Mas, falando bem a verdade, nunca sairão, pois são atemporais. Junto destes, vale aproximar artigos em cores quentes – os tons de terra e vermelhos -, que são uma forte tendência. E, em muitos casos, eles podem aparecer em almofadas em formatos, estampas ou bordados de geometrias orgânicas, remetendo às formas naturais das plantas, vegetação e árvores vistas fora de casa.
Leia também:
Tendência no decor: as charmosas almofadas com frases
Não cometa estes erros ao decorar com almofadas
Como integrar as almofadas na decoração?
Além das texturas em formas orgânicas utilizadas em almofadas decorativas que citamos antes, ainda vemos em uma série de produções modernas com texturas de geometrismos mais puros.
Por exemplo, desenhos em “espinha de peixe” ou zigue-zague, repetições de triângulos, círculos e listras. E dá para dizer outra vez que trata-se de tendência atemporal, um clássico que nunca sai de moda.
Agora, anota aí, pois as almofadas com estampas cujos desenhos parecem em três dimensões (3D) chegam com tudo neste ano de 2022.
Alguns estilos contemporâneos de decoração são inspirados em estilos antigos, como os utilizados na virada do século XX. E ainda existem produções feitas especialmente para cenários ou inspiradas em paisagens de florestas e praias.
Nesse caso, é comum o uso de almofadas com estampas de flores e folhas – tudo a ver com a tendência natural que citamos antes -, surgindo em desejos de maior ou menor gramatura.
Em 2022, as almofadas coloridas combinadas com decorações com esta pegada mais natural podem apresentar “cor chapada” ou estampas com toques de verde e rosa. Só que isso deve acontecer de uma forma como nunca se viu antes, como em tons de verde oliva misturados ao terracota, para dar um exemplo. É uma cor que traz calmaria misturada a uma que transmite segurança, calor e conforto; como a cura para nossas doenças físicas e psicológicas.
A saber, esse pensamento está muito ligado ao design baseado na natureza ou biofílico.
O estilo vintage também está voltando com tudo em 2022; e, junto dele, conceitos como luxuosidade. Por isso, para algumas decorações feitas neste ano, os designers e arquitetos vão propor o uso de almofadas com capas compradas em mercados de pulgas e brechós. Sobretudo, peças metalizadas ou com outros tecidos de acabamento extravagante, como miçangas tipo cristal.
Fica bonito, não é caro, é fácil e divertido. Por que não experimenta em sua casa?
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.
Reformar o lavabo é uma excelente oportunidade para atualizar o ambiente com tendências que estarão…
Que tal conferir dicas e truques para de decoração de Ano Novo para você encerrar…
Nem só de árvores vivemos na época natalina. O momento desperta sentimentos e conecta pessoas, portanto…
Você sabia que existe diferença entre torneira, misturador e monocomando? Leia o post de hoje…
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…