Cada detalhe de uma decoração de interiores é especial; simboliza uma necessidade, uma preferência, um desejo de alguém. Há móveis que carregam inclusive uma memória afetiva. E outros que estão ali sempre disponíveis para atender inúmeras funções. Um exemplo que se encaixa muito bem em todos estes casos é o aparador – um tipo de bancada ou de cômoda, que pode ser usado em vários espaços diferentes da casa.
No texto a seguir, veja alguns exemplos de como usar e abusar do aparador na decoração de interiores. Entenda como um item desses, comumente utilizado em zonas sociais, agora pode fazer parte de composições pensadas especialmente para as áreas íntimas das residências.
O aparador é considerado uma peça curinga na decoração de interiores. Tal móvel pode ajudar os projetistas na composição de cenários em vários estilos diferentes e, posteriormente, apresentar múltiplas funções dentro dos ambientes. Para quem deseja cômodos mais bonitos, elegantes e práticos deve acrescentar um item assim na lista de artigos novos para a casa.
Desde a antiguidade, quando os arquitetos projetavam interiores de palácios e nobres residências, os aparadores já eram vistos como móveis nobres. E por isto, certamente, sempre foram colocados em áreas de recepção ou áreas de grande relevância de circulação de pessoas. Mas, nas últimas décadas, ganharam outras releituras – com formas mais ousadas e tonalidades descontraídas.
Atualmente, é possível encontrar aparadores de todos os tamanhos e estilos nas lojas. Basicamente, a maioria dos modelos segue a mesma ideia de volumetria – uma peça estreita e comprida, com altura aproximadamente de 75 a 80 cm. Geralmente não há gavetas, é apenas uma bancada para apoio de objetos com quatro pés estreitos e altos. E seus materiais de fabricação são os mais diversos.
Nas lojas, pode-se encontrar aparadores com estilo rústico, todo feito em madeira. Também existem os menos robustos, com visual mais clean, linhas retas, cores neutras e detalhes reluzentes – ou até mesmo transparentes. Os minimalistas, com pintura em laca branca ou completamente cobertos de espelhos. E outros muito mais despretensiosos e descontraídos.
Um modelo de aparador que está em alta é o vintage. Móveis assim costumam ser bonitos, muito coloridos, porém ainda sofisticados. Eles seguem uma estética mais antiga que combina com propostas românticas, retrô e escandinavas. E quase sempre apresentam detalhes de design bem marcantes, como pés palitos ou entalhes. Por isto é melhor que sejam acompanhados de poucos ornamentos.
Abaixo, listamos como integrar o aparador na decoração em diversos cômodos da casa. Confira!
Normalmente, os aparadores são mais bem utilizados em ambientes da casa como hall de entrada e corredores. Isto porque este é um móvel que foi inicialmente projetado para atender áreas sociais de residências.
Contudo, os modelos de hoje são mais “democráticos”, podem muito bem se adequar a todo o restante da casa. Mas, claro que é na entrada da residência que sua presença poderá ser mais bem aproveitada.
O hall é como um cartão de visitas da decoração do imóvel. Quer dizer que o próprio aparador pode contribuir para anunciar tudo o que está por vir, qual o estilo de design que a pessoa deve esperar ao ver o restante dos cômodos da casa.
Neste caso, o móvel servirá de apoio para quem chega e precisa apoiar algum objeto. Mas também servirá para preencher com ornamentação o espaço, dando melhor boas-vindas para quem entra na casa.
Leia também:
Como servir sem mesa? Confira nossas dicas e truques!
Buffet ou aparador? Veja as vantagens de cada móvel
Pode-se usar um aparador também para aproveitar alguma parede vazia da sala de estar. Outra opção é utilizar a peça atrás do sofá – quando o mesmo estiver com as costas desprotegidas em consequência da posição em que se encontra no layout.
Assim, tal móvel seria um acabamento para o conjunto. Além do mais, poderia ajudar a dividir a zona de estar da de jantar – até mesmo sendo utilizado como home office.
Já no espaço das refeições, o aparador pode ser utilizado como suporte da mesa de jantar. Sobre ele podem ficar vários utensílios, travessas de alimentos e garrafas de bebidas.
Aliás, este pode ser o local ideal para a montagem do home bar – um espaço específico para o preparo de drinks. E, se for possível, pode-se guardar debaixo dele pufes – ou seja, assentos extras para receber mais visitas na sala.
Aparador também pode ser usado na decoração do quarto. Dependendo do seu design, pode servir de bancada de estudos ou mesa de computador.
Ou, então, dar apoio a um lindo espelho e acabar sendo usado como penteadeira ou mesa de maquiagem, acompanhado de uma confortável cadeira. E ainda ter rodízios e ficar aos pés da cama, sendo, eventualmente, usado como mesinha para tomar café.
Diferente do que se possa imaginar, o aparador também pode aparecer na decoração do banheiro, cozinha e varanda.
No primeiro caso, como substituto da bancada da pia. No segundo, como bancada auxiliar ou cantinho do café. E, no terceiro, como uma prateleira para vasos de plantas ou apoio para servir um gostoso churrasco feito na churrasqueira.
“Vale avaliar, pensar em uso e área ocupada por ele na decoração. Depois disso, no caso de um ‘sim’, basta escolher um modelo que tenha as medidas proporcionais ao ‘layout’ do ambiente.” – arquiteto Gabriel Negrão, em reportagem de Revista Zap Imóveis.
Agora que você já sabe para que serve o móvel aparador e como ele pode ser utilizado na decoração de interiores, é sua vez de escolher um modelo. Estude se alguma peça pode combinar com a sua casa e atender às suas necessidades. Dê destaque ao móvel colocando enfeites sobre ele – coisas que sejam relacionadas ao tema do ambiente.
Se ainda tem dúvidas em como valorizar a decoração dos ambientes de seu imóvel com aparador, reveja as imagens deste texto. Elas podem te inspirar a criar algo único.
Essas dicas de como utilizar um aparador na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.
Reformar o lavabo é uma excelente oportunidade para atualizar o ambiente com tendências que estarão…
Que tal conferir dicas e truques para de decoração de Ano Novo para você encerrar…
Nem só de árvores vivemos na época natalina. O momento desperta sentimentos e conecta pessoas, portanto…
Você sabia que existe diferença entre torneira, misturador e monocomando? Leia o post de hoje…
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…