Mesa gostosa que se preze precisa de enfeite – pode ser uma toalha bonita, guardanapos impecáveis, pratos diferentes. Mas, sabe a forma mais fácil de trazer beleza instantânea à mesa? Apostar em arranjos de mesa.
Acredito fortemente que a mais simples das ocasiões é elevada a outro patamar quando se tem flor no ambiente. E mais, não se prenda a receber de alguém ou ser data especial, escolher flores para a casa é uma ótimo exercício de criatividade (e liberdade).
Ah, e antes que alguém pense algo, não sou florista, entendo o básico sobre flores, e ainda assim já fiz alguns arranjos de mesa bem bons – para o meu gosto, é claro. E foi melhorando com a prática, como quase tudo na vida. Então, vou passar aqui o que acho que funciona para arranjos de mesa, mas cada um é cada um. 😉
Bem, para começar, tente fugir um pouco do lugar comum, tanto em tipo de flor quanto em recipientes para os arranjos. Sabe o combo rosas vermelhas em um vaso de cristal? Não que não seja bonito, mas vamos seguir treinando a criatividade por aqui. Que tal dar novos usos para itens de mesa ou recicláveis?
Adoro a ideia de usar xícaras e bules para montar arranjinhos charmosos pela mesa. O único cuidado aqui é se atentar à proporção. Para não ter caules para fora é melhor se forem cortados de um tamanho menor.
Outra ideia incrível que estou doida para fazer é usar latas de alumínio, que antes recebem um spray de tinta dourada. Se tiverem tamanhos diferentes, então, ficam ainda mais interessantes.
Leia também:
Descubra o poder de um vaso decorativo no ambiente!
Mas, afinal, o que é cachepô?
Um outro critério que tento usar nos arranjos de mesa que faço é deixar um pouco assimétrico. Sabe aquele arranjo bem certinho? Eu fujo dele. Mas para isso é preciso treino do olhar estético, além de apostar em combinações de cores que sejam harmônicas. Em um primeiro momento, escolher uma única cor e trabalhar nos tons deixa qualquer arranjo elegante e despojado.
Montar algumas embalagens de vidro coloridas – vale de perfume, de temperos, e garrafas de vinho com apenas uma única flor também fica um charme. Neste caso, flores mais clássicas funcionam muito bem para dar o contraponto com o recipiente moderninho.
Dividir um arranjo de flores maior em três também é um supertruque para deixar a mesa mais bonita, e gosto quando estão arrumados juntos. Um arranjo enorme pode ser um problema na mesa, tanto pela questão de espaço em si, quanto por esconder a visão das pessoas que estão sentadas. Quebrados em partes, podem estar espalhados pela mesa sem atrapalhar tanto.
Quanto às flores, dá para garimpar coisas legais até no supermercado. Só fuja dos arranjos de mesa prontos e aventure-se a montar o seu. Ah, e para maior durabilidade das flores, troque a água todos os dias, sem encher o recipiente: dois dedos costumam ser o bastante. E corte a extremidade do caule a cada dois dias.
Espero que as ideias tenham inspirado a criar arranjos divertidos, charmosos e, o mais importante: bonitos.
Até semana que vem!
Fotos: via Pinterest
Food stylist, produtora de conteúdo, chefe de cozinha, colunista do blog Adoro Decorar e Montacasa, além de ser criadora do site Banquet. Siga Priscila Mendes nas redes sociais:
Facebook
Instagram
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…