Opções de cores para quarto de menina [além do rosa]

Quarto de menina rosa é uma alternativa comum na lista de decorações de ambientes infantis. Mas estas crianças podem ter outras preferências.

É preciso debater incessantemente algumas questões para mudar ideias ainda arraigadas na mente das pessoas. Será mesmo que toda criança precisa ter o seu espaço particular decorado de acordo com padrões pré-estabelecidos, como uma cartilha? 

Mas não há regras definidas na decoração. Então, porque há pessoas que insistem que quarto de menina precisa ser rosa enquanto há outras opções?

Projeto by Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Qual a influência das cores na decoração?

Por que será que dissemos que preferimos olhar uma paisagem a outra? Ou vestir uma roupa que outra? Bem, em parte isto tem a ver com a combinação de cores que essas coisas possuem. 

O modo como enxergamos o mundo influencia até mesmo o nosso bom humor e a nossa saúde. Por isso é tão importante planejarmos as cores que serão empregadas na decoração da nossa casa. 

Dependendo da combinação de tons escolhida, percebemos os ambientes como sendo mais confortáveis, tranquilos ou animados e de melhor atmosfera e energia. 

No caso dos ambientes infantis, esse impacto pode ser maior ainda. É que as cores possuem a capacidade de mudar o comportamento das crianças.

Projeto by Helena Koki

Assim, quanto mais fortes e quentes forem as tonalidades da decoração, mais elas ficarão agitadas. Mas se as cores forem suaves, a chance delas ficarem mais calmas, ou seja, desaceleradas é maior. 

A pergunta que fica é: o que seria adequado para o quarto do seu filho ou filha? O que será que ajudaria a ajustar o comportamento desta criança para melhor? E, acima de tudo, o que lhe deixaria mais feliz?

Projeto by Cyntia Sabat
quarto de menina azul
Projetos by Revista Viva Decora e Danyela Corrêa

Leia também:
5 dicas incríveis para decoração de quarto infantil

Por que o rosa se tornou a cor número 1 para decoração de quarto de menina?

Você saberia responder a esta pergunta? Vamos apostar que não. É que esse pré-conceito, de que o rosa só serve para meninas e azul para meninos, está há tanto tempo impregnado na nossa cultura que já nem sabemos mais de onde ele surgiu. Só o que sabemos é que a maioria das decorações de quarto de menina são nessa cor.

De fato, ambientes pintados em tons de rosa parecem muito confortáveis, delicados e suaves ao olhar. E, muitas vezes, a simbologia desta cor é justamente relacionada ao amor, ternura e carinho. 

Pois estas são características que a maioria das pessoas acredita que as mulheres têm que ter ou sentir. E trata-se de parte da justificativa do porquê utilizar o rosa em ambientes de decoração feminina.

quarto de menina verde
Projeto by BY Arq&Design

Agora, o maior erro que podemos cometer é acreditar que todas as pessoas são iguais, de acordo com o gênero ao qual dizem pertencer. Muitas crianças não sabem dizer o que elas gostam, precisam ou necessitam. 

Daí vem a importância dos decoradores e pais conversarem com elas e buscar entender o que traria benefícios para a sua saúde ou o que as deixariam mais felizes – seja um ambiente em rosa ou em outra cor.

quarto de menina verde e vermelho
Projeto by Patricia Covolo
Projeto by 2MArquitetura Arquitetura e Interiores

Quais as outras opções de cores para decoração de quarto de menina?

Os exemplos deste post apontam três possibilidades diferentes para decoração de quarto de menina. 

  • O azul – sim, o azul – é uma cor muito boa para tranquilizar a criança, clarear a sua mente, ajudar no seu sono e inspirar bons pensamentos.
  • Também tem o lilás, uma cor altamente encorajante e que pode elevar a sua auto estima. 
  • Por último, o verde, que ajudaria na sua saúde, dando-lhe sensação de bem-estar físico e emocional, e permitindo o desenvolvimento de seus talentos e crescimento pessoal.

Para quebrar um pouco da frieza e monotonia do cenário, podemos trabalhar, nesta mesma decoração, vários níveis de intensidade de cores – do mais fraco ao mais forte. E ainda seria interessante pontuar certos recantos do quarto com cores quentes, como amarelo e vermelho. O laranja é uma ótima opção para isto, uma cor altamente vibrante e que incentiva na criança a autoconfiança e o sentimento de segurança. 

O que acha desta ideia? Tire mais inspiração das imagens deste post.

Projeto by Elizabeth Martins
Projetos by Revista Viva Decora
quarto de menina clean
Projeto by Oliva Arquitetura

Essas dicas de como decorar um quarto de menina foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.