Quarto de menina rosa é uma alternativa comum na lista de decorações de ambientes infantis. Mas estas crianças podem ter outras preferências.
É preciso debater incessantemente algumas questões para mudar ideias ainda arraigadas na mente das pessoas. Será mesmo que toda criança precisa ter o seu espaço particular decorado de acordo com padrões pré-estabelecidos, como uma cartilha?
Mas não há regras definidas na decoração. Então, porque há pessoas que insistem que quarto de menina precisa ser rosa enquanto há outras opções?
Por que será que dissemos que preferimos olhar uma paisagem a outra? Ou vestir uma roupa que outra? Bem, em parte isto tem a ver com a combinação de cores que essas coisas possuem.
O modo como enxergamos o mundo influencia até mesmo o nosso bom humor e a nossa saúde. Por isso é tão importante planejarmos as cores que serão empregadas na decoração da nossa casa.
Dependendo da combinação de tons escolhida, percebemos os ambientes como sendo mais confortáveis, tranquilos ou animados e de melhor atmosfera e energia.
No caso dos ambientes infantis, esse impacto pode ser maior ainda. É que as cores possuem a capacidade de mudar o comportamento das crianças.
Assim, quanto mais fortes e quentes forem as tonalidades da decoração, mais elas ficarão agitadas. Mas se as cores forem suaves, a chance delas ficarem mais calmas, ou seja, desaceleradas é maior.
A pergunta que fica é: o que seria adequado para o quarto do seu filho ou filha? O que será que ajudaria a ajustar o comportamento desta criança para melhor? E, acima de tudo, o que lhe deixaria mais feliz?
Leia também:
5 dicas incríveis para decoração de quarto infantil
Você saberia responder a esta pergunta? Vamos apostar que não. É que esse pré-conceito, de que o rosa só serve para meninas e azul para meninos, está há tanto tempo impregnado na nossa cultura que já nem sabemos mais de onde ele surgiu. Só o que sabemos é que a maioria das decorações de quarto de menina são nessa cor.
De fato, ambientes pintados em tons de rosa parecem muito confortáveis, delicados e suaves ao olhar. E, muitas vezes, a simbologia desta cor é justamente relacionada ao amor, ternura e carinho.
Pois estas são características que a maioria das pessoas acredita que as mulheres têm que ter ou sentir. E trata-se de parte da justificativa do porquê utilizar o rosa em ambientes de decoração feminina.
Agora, o maior erro que podemos cometer é acreditar que todas as pessoas são iguais, de acordo com o gênero ao qual dizem pertencer. Muitas crianças não sabem dizer o que elas gostam, precisam ou necessitam.
Daí vem a importância dos decoradores e pais conversarem com elas e buscar entender o que traria benefícios para a sua saúde ou o que as deixariam mais felizes – seja um ambiente em rosa ou em outra cor.
Os exemplos deste post apontam três possibilidades diferentes para decoração de quarto de menina.
Para quebrar um pouco da frieza e monotonia do cenário, podemos trabalhar, nesta mesma decoração, vários níveis de intensidade de cores – do mais fraco ao mais forte. E ainda seria interessante pontuar certos recantos do quarto com cores quentes, como amarelo e vermelho. O laranja é uma ótima opção para isto, uma cor altamente vibrante e que incentiva na criança a autoconfiança e o sentimento de segurança.
O que acha desta ideia? Tire mais inspiração das imagens deste post.
Essas dicas de como decorar um quarto de menina foram criadas pela equipe Viva Decora.
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…