Como montar a decoração da sala de estar sem gastar muito

O orçamento está curto, mas você quer mudar a cara da sala de estar? Descubra como é possível alterar a decoração da sala de estar sem gastar muito.

A sala de estar é um dos ambientes mais queridos de uma casa. É por isso que todos querem uma sala bem, confortável! Só que além de confortável, uma casa precisa ser também estilosa. Ela deve suprir as necessidades e ser admirada por todos os seus moradores. A sala de estar, por ser uma importante área de socialização, é um dos primeiros cômodos que as pessoas pensam em reformar ou redecorar.

Mas, em tempos de crise, poucas são aquelas que podem dar-se ao luxo de se prender a soluções tão caras e complexas assim. Veja como, com um pouco de imaginação e um orçamento enxuto, é possível incrementar ou mesmo transformar a decoração da sala de estar de uma maneira mais fácil do que você imagina, através da personalização de móveis à troca de elementos ornamentais.

decoração de sala de estar objetos
ar.co | armazém coletivo

Ideias baratas para transformar a decoração da sala de estar

#1 Repaginar os móveis existentes

Quando for pensar na decoração da sala de estar, se o orçamento não permite a compra de móveis novos, a alternativa é trabalhar com aquilo que se tem. Primeiro, limpar e organizar os objetos já permite uma melhor visualização e valorização das peças presentes no lar.

decoração da sala de estar plantas
Carol Tasiro e Leila Dionizios

Segundo, é possível redecorar a sala de estar reformando itens antigos. E ainda tem sempre aquilo que pode ser remanejado de um cômodo vizinho, ganhando outro acabamento e função. Uma estante antiga, por exemplo, pode ser pintada ou receber novo verniz. Técnicas artesanais como, a pátina, estão, atualmente, muito em voga.

Mais uma ideia criativa, que tem sido bastante empregada na decoração, é o uso do tecido e do papel contact. Eles são colocados sobre tampos de mesas, fundos de gavetas e em portas de armários, dando, assim, um visual diferenciado a cada uma das peças.

Já o sofá, um pouco velho e antiquado, pode parecer mais novo e moderno simplesmente com a troca de forração. Quem não tem dinheiro para mudar o tecido desse móvel pode investir em uma capa removível. Também existe a opção das mantas para sofá, que são um acessório não muito caro e que podem ajudar a modificar rapidamente o visual de um cômodo.

#2 Investir em pequenos itens de decoração

Decoração da sala de estar almofadas
Studio Novak e Bianchi & Lima Arquitetura

Acessórios fazem toda a diferença na decoração da sala de estar. Eles ajudam as pessoas a expressarem sua personalidade nos espaços. Além disso, deixam os cômodos das casas mais alegres e confortáveis. E o melhor é que podem ser trocados a todo o momento, custando pouco e não interferindo no layout dos ambientes. Ou seja, eles são apenas complementos.

Decoração da sala de estar ambiente
Milla Holtz

Na sala de estar, em conjunto com as mantas para o sofá, é possível combinar cortinas, tapetes e almofadas. A melhor escolha são as peças em cores neutras e estampas semelhantes – preferencialmente, as em fibras ou materiais naturais. Elas ajudam a dar mais unidade ao visual da decoração – ao contrário daquelas muito diferentes, que deixariam o cenário demasiadamente confuso.

Decoração da sala de estar vasos e espelho
Marília Veiga e Giovani Chiste

As flores e folhagens também podem dar mais vida, harmonia e delicadeza à decoração da sala de estar. Pequenos arranjos naturais, bem cuidados e espalhados pelo cômodo ajudam a incrementar a decoração mesmo sem gastar muito dinheiro. Outra boa ideia é combinar louças, pratos, fotografias, pôsteres e molduras vazias em uma parede específica. E tem os espelhos, que aumentam e modernizam os ambientes.

Decoração da sala de estar quadros
Casa Aberta

Leia também:
5 tipos de abajur para sala que transformam a iluminação da casa
LISTA | Poltronas de design que valorizam a decoração

#3 Renovar materiais que seriam descartados

Tem formas ainda mais baratas de decorar a sala de estar. Uma das mais criativas é reaproveitar itens velhos, objetos que seriam descartadas ou que já se encontravam no lixo.

Decoração da sala de estar ambiente Marlette Lima
Marlette Lima

Garrafas de plástico ou de vidro, grades de metal, caixotes de madeira, baldes, latas e tijolos podem virar móveis novos. Um exemplo são os pallets, frequentemente reaproveitados como racks, bases de sofás, painéis de TV e mais.

#4 Trabalhar com o revestimento de parede

Decoração da sala de estar Mariana Martini
Mariana Martini

Repintura é outro modo simples e econômico de alterar a decoração da sala de estar. Basta escolher a superfície que vá atrair melhor o olhar das pessoas e aplicar a tinta. Fazer desenhos geométricos, brincar com as texturas ou transformar a parede em uma lousa é um jeito fácil de incrementar a decoração e deixar o cômodo mais moderninho.

Decoração da sala de estar Idealizzare Arquitetos
Idealizzare Arquitetos

Se preferir, é possível optar por usar papéis de parede, tecido ou adesivo para personalizar um ponto da sala. Esses materiais são muito versáteis, com diferentes estilos e modelos. Caso seja escolhido um tipo de revestimento bastante colorido ou estampado, é melhor que o restante da decoração tenha tons e padronagens neutras. Isso irá harmonizar o ambiente, mantendo a sensação de modernidade.

#5 Alterar a iluminação da sala de estar

Decoração da sala de estar Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira e Luiz Humberto de Albuquerque 
Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira e Luiz Humberto de Albuquerque

Agora que tudo na sala de estar foi limpo, organizado, repaginado e alegrado, é a vez de destacar os pontos altos da decoração. A parede que foi pintada de cor diferente ou o conjunto de quadros que foi montado, por exemplo, pode ser valorizado por um sistema de luz direcionada. A tendência atual mais barata de iluminação são as lâmpadas de LED, os abajures, as luminárias pendentes e os trilhos com spots.

E aí? Qual dessas ideias te deixou mais empolgado? Não deixe para mais tarde, comece agora mesmo seu projeto de decoração da sala de estar!

Estas dicas de decoração da sala de estar foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *