Mas, afinal, o que é decoração sensorial?

Que a casa da gente é o cantinho mais gostoso que existe, isso é fato. Mas você sabia que é possível deixar esse lugar ainda mais especial ao estimular por completo os sentidos? Sim, e isso através da decoração sensorial, uma tendência no mundo do design de interiores que busca aguçar os sentidos e provocar diversas sensações sem sair de casa, tudo através do decor.

Ficou curioso? Então vem com a gente conferir o post de hoje que está recheado de dicas que vão mostrar como adotar uma decoração sensorial em casa pode estimular todos os nossos sentidos e deixar este cantinho ainda mais especial.

O que é decoração sensorial?

A decoração sensorial busca estimular os nossos cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar, através de diversos itens que compõem o decor dos ambientes. Quer saber como? Dá uma olhadinha nas dicas que selecionamos para você!

O Tato

Não tem como não pensar em tato sem falar nas diferentes texturas que podem ser exploradas na decoração. E isso pode ser feito com um tapete peludinho no chão da sala, uma almofada de crochê, uma parede com painéis em 3D ou um sofá fofinho e confortável revestido com veludo, por exemplo. Esses são alguns dos materiais que ao tocarmos nos transmitem uma sensação de conforto, acolhimento e maciez que provocam bons sentimentos. E sem falar na tecnologia, que também entrou na jogada e contribui muito para despertar boas sensações, como um porta toalhas aquecido, para deixar as toalhas quentinhas depois de um banho gostoso, ou então poder andar descalço pela casa com chão aquecido por uma calefação, enfim, prazeres que quem experimenta não quer mais abrir mão.

decoração sensorial tato

O Olfato

Ah, esse sentido também é capaz de despertar as mais doces memórias e deve ser explorado através da decoração sensorial na sua casa. Afinal, quem resiste a uma casa cheirosinha? E os difusores, aromatizadores de ambiente e velas perfumadas cumprem muito bem essa função, perfumando os ambientes com aromas refinados e marcantes. E para quem adora um cheirinho mais natural pode abusar de plantas aromatizadas, como lavanda, manjericão e alecrim, plantados em um vasinho ou até mesmo no jardim, na entrada da casa. Essas ervas, além de perfumarem o ambiente, deixam o decor ainda mais charmoso e trazem um pouquinho de verde para dentro de casa.

A Visão

É o sentido mais provocado quando o assunto é o decor dos ambientes. E neste caso, a visão na decoração sensorial fica por conta das cores e formatos que podem ser explorados para instigar este sentido. E quando se pensa em cores, vale apostar em uma parede colorida, para dar destaque a um ambiente, assim como nos papéis de parede, que além de coloridos trazem diversas texturas. Isso sem falar dos móveis coloridos e os objetos que podem ganhar um toque de cor, como almofadas, mantas, enfeites, tapetes e diversos outros, para trazer vida a cômodos com cores mais neutras.

decoração sensorial visao

A Audição

Pois é, em meio ao caos urbano, com tanto barulho de carros, buzinas e sirenes é preciso provocar de uma forma prazerosa a nossa audição. E há diversas formas de fazer isso com a decoração sensorial, como, por exemplo, ter uma fontezinha para ouvir o barulho da água, que é super relaxante ou então escolher um lugar para pendurar um mensageiro dos ventos, que pode ser feito com diversos materiais, como bambu, madeira e conchinhas. E sem falar que você pode fazer um cantinho descolado com aquela vitrola retrô e os discos de vinil de seus artistas prediletos para ouvir, dançar e cantar a hora que quiser! Quer momento mais relax e prazeroso do que esse?

decoração sensorial audicao

Leia também:
Técnica Feng Shui na decoração de quarto é tendência
Mas, afinal, o que é chenille?

O Paladar

Difícil pensar em como provocar o paladar quando se trata de decoração, não é mesmo? Pois então, pode até parecer, mas não é! Você sabia que as cores quentes aguçam a nossa vontade de comer? E aí vale investir em uma parede laranja ou vermelho, ou até mesmo nos móveis, como uma mesa de jantar ou cadeiras. Além disso, dispor uma fruteira bem linda sob a bancada da cozinha ou mesa de jantar com frutas bem apetitosas para serem saboreadas a qualquer hora, também vale.
Ah, outra dica também é escolher uma caixinha decorativa bem charmosa para colocar alguns bombons finos e deixar em cima da mesinha de centro da sala para que você ou seus convidados saboreiem quando pintar aquela vontade de um docinho. E sem falar nas árvores frutíferas, em que é possível colher a fruta do pé, para explorar praticamente todos os sentidos. E isso não se restringe apenas a quem tem quintal em casa, não. Há diversas espécies que podem até mesmo ser plantadas em vasos maiores. Tem como resistir a fruta colhida do pé?

decoração sensorial paladar

Viu só como através de uma decoração sensorial é simples instigar os cinco sentidos e deixar o seu cantinho ainda mais gostoso, capaz de provocar diversas memórias inesquecíveis a quem passar por ali. E aí, você está pronto para criar uma decoração sensorial sua casa? Conte para gente nos comentários, vamos adorar saber!

Com imagens e informações: Pinterest; mudominhacasa.com.br; revistadecor.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *