Como decorar a casa para o final do ano? Escolher os enfeites de Natal conforme tradições ou seguindo a moda? O que você escolhe? Reflita.
Está chegando a época mais alegre do Ano. Aliás, este é um bom momento para renovarmos a decoração da casa, aproveitando a temática desta festa tão especial. E para este ano, podemos pensar em soluções diferentes para enfeitar os ambientes que mais frequentamos, gerando composições únicas, seja com enfeites de Natal que já temos guardado ou novas aquisições.
#1 Itens tradicionais de Natal
A tradição não pode faltar na decoração de Natal. Esta importante comemoração cristã é carregada de muitos simbolismos. O próprio pinheiro de Natal remete à mensagem de ‘vida e esperança’. Mas também cada enfeite colocado nesta e outras decorações da festa também vão ter um significado. Podemos citar alguns deles:
- Bolinhas: representam os frutos das árvores ou abundância;
- Guirlandas: representam eternidade;
- Anjos e Sinos: representam “o anúncio”;
- Velas: representam a “luz do nascimento”;
- Papai Noel (incluindo meias e botas): representam a bondade;
- Presentes: representam a partilha;
- Presépio: representando o acontecimento que inspira a festa; e
- Estrelas: representam o próprio Jesus.
#2 Novos artigos de lojas
Os fabricantes de artigos para casa apresentam, a cada ano, novas propostas de enfeites de Natal. O fato é que a todo momento surgem novas tendências para casa.
Inclusive, de elementos, em formas mais ousadas e diferenciadas, que remetem justamente a estes símbolos que citamos antes, representando-os de um jeito mais abstrato e moderno.
E o que isso tudo quer dizer? É que, agora, é possível montar decorações de Natal que combinam melhor com ambientes prontos de residências em estilos diferentes, que não sigam o modelo clássico ou tradicional de decoração.
Aliás, muitos dos novos artigos de lojas que encontramos são destinados a substituir elementos de temporada, como almofadas e cortinas. A ideia é mesmo adaptar os cenários para a ocasião.
Algo que está bastante na moda para decoração de Natal são as palavras recortadas em madeiras – como ‘Joy’ e ‘Noel’. Junto disso, podemos montar arranjos verdes ou com galhos pintados com tintas spray brilhantes e metalizadas.
Candelabros com velas também dariam um toque especial à composição – podendo permanecer na decoração mesmo depois das festas. E não podemos nos esquecer dos posters com ilustrações para molduras.
#3 Ramos e vasos com folhagens de enfeites de Natal
Podemos montar uma linda produção de Natal se valendo de materiais que encontramos de graça, em jardins e praças. Dá para montar pequenas árvores de Natal com vasos vivos de tuias e ciprestes, por exemplo.
Ou ainda montar estruturas falsas de pinheirinho com galhos secos de árvores. Cascas de troncos, além de folhas e frutas secas podem virar lindos enfeites também. E ramos verdes e flores vermelhas, arranjos decorativos.
Leia também:
Presentes de Natal: 19 dicas incríveis para agradar alguém querido
Encante com 5 mesas decoradas para o Natal, confira
#4 Cerâmicas, vidros e metais nos enfeites de Natal
A nossa criatividade pode ir além, explorando peças não natalinas encontradas em lojas ou guardadas dentro de casa, em cristaleiras e armários.
Com pequenas adaptações – adicionando raminhos verdes, laços, glitters e mais – conseguimos transformar louças e artigos em vidro e metal em decoração para aparadores, mesas de centro, e centro de mesa para a ceia de Natal.
Qual a recomendação que damos? Que estabeleça e siga uma mesma paleta de cores. Por que isso? Pois, deste modo, é possível se chegar a uma unidade. Então, mesmo que você escolha itens não natalinos para a decoração, o contexto deve fazer as pessoas acreditarem que tudo faz parte de um pacote.
A árvore de Natal, mesmo que artificial, parecerá neutra ao olhar. É importante que os grandes adornos remetam, sim, a um dos símbolos festivos. O restante entrará na composição como complemento para ressaltar justamente as formas, brilhos e cores dessas peças maiores. Por exemplo, coberturas de mesa, cordões de luzes, laços e mais.
Especialmente neste momento do texto, queremos lembrar alguns artigos que poderiam contribuir não só para a beleza como também para a funcionalidade desta decoração. Por exemplo:
- Jogo de pratos, taças e talheres da ceia de jantar; candelabros e lamparinas para velas; anéis para guardanapos; além de travessas e suportes para pratos.
Vamos lá, comece agora a decorar sua casa e tenha um natal lindo!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.