Enfeites de Natal: 4 jeitos diferentes de decorar a casa para o final de ano [do tradicional ao moderno]

Como decorar a casa para o final do ano? Escolher os enfeites de Natal conforme tradições ou seguindo a moda? O que você escolhe? Reflita.

Está chegando a época mais alegre do Ano. Aliás, este é um bom momento para renovarmos a decoração da casa, aproveitando a temática desta festa tão especial. E para este ano, podemos pensar em soluções diferentes para enfeitar os ambientes que mais frequentamos, gerando composições únicas, seja com enfeites de Natal que já temos guardado ou novas aquisições. 

Projeto by Faride Elia e Viva Decora

#1 Itens tradicionais de Natal

A tradição não pode faltar na decoração de Natal. Esta importante comemoração cristã é carregada de muitos simbolismos. O próprio pinheiro de Natal remete à mensagem de ‘vida e esperança’. Mas também cada enfeite colocado nesta e outras decorações da festa também vão ter um significado. Podemos citar alguns deles:

  • Bolinhas: representam os frutos das árvores ou abundância;
  • Guirlandas: representam eternidade;
  • Anjos e Sinos: representam “o anúncio”;
  • Velas: representam a “luz do nascimento”;
  • Papai Noel (incluindo meias e botas): representam a bondade;
  • Presentes: representam a partilha;
  • Presépio: representando o acontecimento que inspira a festa; e
  • Estrelas: representam o próprio Jesus.
Projeto by Daiana Arnold
Projeto by Gabriele Barotto e Eliane Fedele

#2 Novos artigos de lojas

Os fabricantes de artigos para casa apresentam, a cada ano, novas propostas de enfeites de Natal. O fato é que a todo momento surgem novas tendências para casa. 

Inclusive, de elementos, em formas mais ousadas e diferenciadas, que remetem justamente a estes símbolos que citamos antes, representando-os de um jeito mais abstrato e moderno.

E o que isso tudo quer dizer? É que, agora, é possível montar decorações de Natal que combinam melhor com ambientes prontos de residências em estilos diferentes, que não sigam o modelo clássico ou tradicional de decoração. 

Aliás, muitos dos novos artigos de lojas que encontramos são destinados a substituir elementos de temporada, como almofadas e cortinas. A ideia é mesmo adaptar os cenários para a ocasião.

Projeto by Rosana Kramer Siqueira

Algo que está bastante na moda para decoração de Natal são as palavras recortadas em madeiras – como ‘Joy’ e ‘Noel’. Junto disso, podemos montar arranjos verdes ou com galhos pintados com tintas spray brilhantes e metalizadas. 

Candelabros com velas também dariam um toque especial à composição – podendo permanecer na decoração mesmo depois das festas. E não podemos nos esquecer dos posters com ilustrações para molduras. 

Enfeites de Natal branco
Projeto by Lumo Studio

#3 Ramos e vasos com folhagens de enfeites de Natal

Podemos montar uma linda produção de Natal se valendo de materiais que encontramos de graça, em jardins e praças. Dá para montar pequenas árvores de Natal com vasos vivos de tuias e ciprestes, por exemplo. 

Ou ainda montar estruturas falsas de pinheirinho com galhos secos de árvores. Cascas de troncos, além de folhas e frutas secas podem virar lindos enfeites também. E ramos verdes e flores vermelhas, arranjos decorativos.

Enfeites de Natal flores
Projeto by Sandra Picciotto

Leia também:
Presentes de Natal: 19 dicas incríveis para agradar alguém querido

Encante com 5 mesas decoradas para o Natal, confira

#4 Cerâmicas, vidros e metais nos enfeites de Natal

A nossa criatividade pode ir além, explorando peças não natalinas encontradas em lojas ou guardadas dentro de casa, em cristaleiras e armários. 

Com pequenas adaptações – adicionando raminhos verdes, laços, glitters e mais – conseguimos transformar louças e artigos em vidro e metal em decoração para aparadores, mesas de centro, e centro de mesa para a ceia de Natal.

Enfeites de Natal mesa vidro
Projetos by Ana Paula

Qual a recomendação que damos? Que estabeleça e siga uma mesma paleta de cores. Por que isso? Pois, deste modo, é possível se chegar a uma unidade. Então, mesmo que você escolha itens não natalinos para a decoração, o contexto deve fazer as pessoas acreditarem que tudo faz parte de um pacote.

A árvore de Natal, mesmo que artificial, parecerá neutra ao olhar. É importante que os grandes adornos remetam, sim, a um dos símbolos festivos. O restante entrará na composição como complemento para ressaltar justamente as formas, brilhos e cores dessas peças maiores. Por exemplo, coberturas de mesa, cordões de luzes, laços e mais. 

Especialmente neste momento do texto, queremos lembrar alguns artigos que poderiam contribuir não só para a beleza como também para a funcionalidade desta decoração. Por exemplo:

  • Jogo de pratos, taças e talheres da ceia de jantar; candelabros e lamparinas para velas; anéis para guardanapos; além de travessas e suportes para pratos.
Enfeites de Natal mesa
Projeto by MeyerCortez Arquitetura & Design

Vamos lá, comece agora a decorar sua casa e tenha um natal lindo!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.