Confira modelos de mesa de jantar para sala de casa com estilo clean

Casa com estilo clean ou minimalista costuma apresentar um visual bem moderno e sofisticado. Saiba como escolher uma mesa de jantar para elas!

A rotina tumultuada da contemporaneidade faz muitas pessoas repensarem suas vidas e focarem em uma decoração com visual mais leve e ameno. Por isso mesmo é que tantos projetos requisitados a arquitetos e designers de interiores possui essa “pegada” mais clean. 

E, por consequência, este pensamento também tem guiado a fabricação de muitas peças para casa, incluindo móveis – como mesa de jantar e cadeiras.

Aliás, é preciso explicar melhor este conceito. Trata-se da ideia de que é possível viver feliz em ambientes totalmente simples. Mas que, apesar desta característica, seriam muito confortáveis – atendendo bem às necessidades das pessoas. 

E mais do que isso, que eles facilitariam o dia a dia – pra começar, sendo mais fáceis de limpar. 

estilo clean sala de jantar
Projeto by TT Interiores

Quais as vantagens de ter uma residência decorada em estilo clean?

Com base nas imagens apresentadas neste texto, pode-se ter uma ideia de como seriam os ambientes residenciais decorados em estilo clean. Eles possuiriam paredes pintadas em tons neutros e claros. 

Muitos detalhes da sua arquitetura são destacados pelo uso de elementos em forma bruta – como é o caso dos painéis em madeira natural e as paredes cobertas de cimento queimado ou tijolinho.

estilo clean sala de jantar  rustica
Projeto by Mariana Luccisano

A iluminação é uma questão muito importante em todos os estilos de decoração. No entanto, no estilo clean parece que este aspecto ganha proporções ainda maiores. 

Cada pequeno detalhe escolhido – incluindo móveis, aparelhos, acessórios e mais – contribui para que os espaços sejam mais claros. Deste modo, eles também parecem mais amplos e limpos. E o resultado é uma casa de astral bastante sereno e tranquilo.

Portanto, é muito difícil uma pessoa não se sentir bem em um ambiente clean. Pelo contrário, este estilo seria uma ótima alternativa para agradar a todos os tipos de públicos. 

Então, poderia ser facilmente cogitado pelos projetistas para áreas sociais, como cozinhas, varandas, lavabos e salas – incluindo a sala de jantar.

estilo clean sala de jantar apartamento
Projeto by Idealizzare Arquitetos

Como decorar uma sala de jantar em estilo clean?

Sala de jantar é um ambiente social, como dito antes. Sua função é receber as pessoas na  casa e oferecer-lhes gostosas refeições. 

Por essa razão precisa ter em sua ambientação uma mesa de jantar e mais cadeiras – talvez também uma bancada mais banquetas. E tem gente que ainda prefere montar no local um pequeno bar sobre um balcão buffet, pensando em oferecer drinks aos convidados.

estilo clean sala de jantar redonda
Projeto by Cristina Lembi

Então, resumindo, qualquer sala de jantar deve possuir um conjunto de mesa e cadeiras somado à sua ambientação, isto inclui àquelas decoradas em estilo clean também. E tal cômodo poderá ainda receber outras peças mobiliárias. 

A diferença deste para outros modelos de projetos estará nos detalhes. De início, é preciso destacar os materiais e as linhas dos itens que são escolhidos para este tipo de decoração.

Geralmente, decorações de salas de jantar em estilo clean apresentam móveis de traços simples, sem ornamentos e acabamento liso. Seu desenho parece descomplicado, mas ergonomicamente confortável. 

Os revestimentos reforçam o conceito. Há muitos toques de brilho. E qualquer estampa surge de forma bem delicada.

sala de jantar modelos
Projetos by Mariana Martini e Bianchi & Lima Arquitetura

O conceito clean facilmente poderia ser confundido com o minimalista. Salas de jantar com este estilo de decoração costumam apresentar um visual bem elegante e agradável. 

Pode-se trabalhar as cores no ambiente, com toques mais vivos, para alcançar uma combinação mais equilibrada. Assim, familiares e amigos se sentiriam mais à vontade no local, estimulados a realizar uma confraternização mais animada.

estilo clean mesa branca
Projeto by Mariana Martini

Leia também:
Aparador na decoração pode dar um toque de requinte aos ambientes
Estilos de mesa de jantar para inspirar na sua decoração

Combine mesa de jantar e cadeiras e clean

Como explicado no tópico anterior, para sala de jantar clean vale apostar em móveis de linha minimalista. Seu design deve ser simples; seu tamanho adequado ao tamanho do ambiente e o número de cadeiras que o acompanharão; e seus materiais de fabricação resistentes e duráveis. 

Lembrando que a sua posição no layout precisa favorecer o ambiente – já que o mesmo deverá ser preenchido com poucos itens.

estilo clean sala moderna
Projeto By Vilaville Arquitetura

Mesas de jantar que combinam bem com decorações em estilo clean são, principalmente, as em madeira em tonalidade clara. 

Também as mesas de madeira com tampo de vidro branco; mesas com tampo de mármore ou crema marfil; e mesas de vidro translúcido com estrutura metálica. E, sobre elas, uma ideia é utilizar jogo americano, louças brancas e centros de mesa feitos com pequenos arranjos verdes.

modelos de salas de jantar
Projeto by Archduo Arquitetura; e Luiz Normand

Para destacar esta mesa de jantar no ambiente, três elementos decorativos podem ajudar. 

  • Primeiro, um tapete em tom claro ou neutro, demarcando a zona da mesa na sala. 
  • Segundo, cadeiras em cor contrastante ao tapete e à mesa – e que pode ser um tom levemente mais vivo, talvez um turquesa ou roxo. 
  • E, terceiro, um lindo lustre pendente – talvez metalizado ou em cristal brilhante.

Então, o que achou destas dicas? Com certeza usando sua criatividade e bom gosto vão te ajudar a criar um ambiente clean em sua sala de jantar.

Estas dicas de decoração estilo clean na sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.