Estilos de mesa de jantar para inspirar na sua decoração

Mesa de jantar é muito mais que um móvel, é um detalhe importante da decoração da casa e é essencial para o funcionamento de uma sala de jantar. 

Seu visual simplesmente pode alterar todo estilo do cômodo – ou seja, servindo também como elemento de decoração. Esse cenário pode ficar mais alegre e mais sofisticado, mas tudo vai depender da escolha desta peça e de seus acompanhamentos.

Antes de comprar qualquer conjunto de mesa de jantar e cadeiras, dá uma espiada no nosso post de hoje! Confira nossas dicas sobre como escolher as peças mobiliárias ideais para a sua casa de acordo com o espaço disponível e a estética da sala de jantar!

estilos de mesa de jantar pedra
Projeto by Kwartet Arquitetura

Sobre a importância da mesa de jantar na decoração de salas de jantar

Não há dúvidas de que, pela sua funcionalidade, a mesa de jantar acaba sendo uma parte importante na composição de decoração de sala de jantar. Por certo, ela promoverá a interação entre as pessoas e pode ser até que, inclusive, dite o estilo do ambiente. Por isso, é importante saber escolher um modelo certo de mesa de jantar.

estilos de mesa de jantar retangular
Projeto by Gloria Copello

Como escolher um modelo de mesa que combine com a sala de jantar

Como se pôde entender, a mesa de jantar pode ser o elemento central da decoração de uma sala de jantar. Então, é essencial não errar na escolha deste móvel, pois, do contrário, isto poderia comprometer a praticidade do ambiente. 

Pra começar, é relevante que a mesa de jantar tenha um design adequado – sobretudo ao formato e ao tamanho do ambiente -, ficando em harmonia com o restante da decoração.

Para que a mesa de jantar combine com a casa, valorize a sala, já que ela deve ser funcional e seguir um estilo também. 

Além do mais, o espaço destinado à mesa de jantar deve deixar as pessoas confortáveis, com móveis ergonômicos e espaço para circulação. 

estilos de mesa de jantar retangular com cadeiras
Projeto by Lídia Maciel
estilos de mesa de jantar branca
Projeto by Helena Koki

Leia também:
Saiba mais sobre os modelos de mesa de jantar para o seu decor
5 dicas para escolher cadeiras para cozinha

Quais os estilos de mesa de jantar disponíveis

Existem vários estilos de mesas de jantar que se encontram à venda no mercado. Há, por exemplo, mesas em madeira, metal, vidro, cimento queimado, pedra e mais. 

Falaremos sobre as principais características dos estilos de mesa de jantar no tópico adiante. Mas, o importante é saber que a escolha de material da mesa deve variar de acordo com vários fatores, como o investimento e o estilo que se deseja para a sala de jantar.

Outra característica diferente que se pode perceber entre cada modelo de mesa de jantar é o formato. Existem mesas retangulares – as mais tradicionais -, muito práticas, elegantes, com a possibilidade de colocar cadeiras nas pontas e acomodar mais pessoas. 

As mesas quadradas, que podem ser usadas na sala em sentido diagonal, as redondas, que otimizam espaço do cômodo e ainda outros modelos. ovais e triangulares.

estilos de mesa de jantar redonda e retangular
Projetos by INÁ Arquitetura e Carol Tasiro

Exemplos de estilos de mesa de jantar para se inspirar

Quanto ao design das mesas de jantar, fora o seu formato, seu estilo e material são características relevantes que devem ser observadas. 

É possível encontrar mesas prontas lindíssimas – algumas vendidas em conjunto com cadeiras. E sempre é possível encomendar uma peça especial sob medida à uma fábrica ou à um artesão -sendo esta em traços modernos, clássico, retrô e mais.

estilos de mesa de jantar redonda
Projeto by Adriana Fornazari
estilos de mesa de jantar mix cadeiras
Projeto by Liliana Zenaro

Mesas comuns, de linhas simples, são aquelas mais requisitadas no mercado. As em cor branca oferecem mais delicadeza às salas de jantar. 

As mesas de jantar na cor preta, com cadeiras combinando, dão a sensação de que o ambiente é mais compacto; porém, elas combinam melhor com áreas amplas. Agora, as mesas coloridas deixam as salas mais atraentes, alegres e até descontraídas, agregando muita personalidade à decoração.

estilos de mesas de jantar colorida e redonda
Projetos by Juliana Muchon e Gustavo Paschoalim e Paulo Azevedo

As mesas de jantar feitas em pedra são uma opção mais resistente, por certo. Agora, as fabricadas em madeira são mais tradicionais, atemporais, perfeitas para deixar as salas de jantar mais aconchegantes e bem receptivas. 

Uma combinação de mesa rústica, feita em madeira de demolição, e cadeiras de design moderno, talvez em metal ou acrílico, seria um contraste bastante interessante.

E mais uma opção dentre os estilos de mesa de jantar possível de se encontrar no mercado são as mesas com tampo de vidro. Esta alternativa é excelente para cômodos pequenos. As mesas espelhadas também são bem válidas nesse caso, quando a ideia é ampliar visualmente o ambiente. Peças assim, cuja base é cromada, por exemplo, dão um ar bem futurista e minimalista para as decorações.

estilos de mesa de jantar sala de jantar
Projeto by Manoela Lustosa
estilos de mesas de jantar
Projeto by Elmor Arquitetura

E aí, o que achou de todas as dicas? Confira as propostas de decoração para se inspirar e escolha o estilo certo de mesa de jantar para a sua casa.

Essas dicas de como utilizar diferentes estilos de mesa de jantar na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *