Saiba como usar lustres na decoração da casa e arrasar

Os lustres na decoração são itens indispensáveis com a função de não apenas distribuir a claridade, mas também de embelezar os interiores. Confira lindos modelos!

A iluminação artificial é um detalhe importante em decoração de residências. Ela é distribuída pelos pontos elétricos e espalhada nos ambientes por meio dos lustres e suas lâmpadas

Tendo cada ambiente da casa uma função – e sendo preparado para o desenvolvimento de várias atividades – é compreensível dizer que os respectivos espaços receberão diferentes tipos de luminárias. Isto inclui, por exemplo, os mais variados modelos de lustres na decoração da casa.

lustres na decoração da casa
Projeto by Studio Scatena Arquitetura

Como os lustres se destacam na decoração?

Quando entramos num ambiente, vários detalhes de decoração podem chamar a atenção. Estes focos são quase sempre previamente planejados pelos designers e arquitetos de interiores. 

Outros já vão surgindo de acordo com a rotina dos usuários e como eles utilizam os ambientes que habitam para realizar as suas atividades. E estes elementos vão atrair o olhar devido o seu tamanho, cor, brilho, forma ousada, movimento, sonoridade e mais.

lustres na decoração da casa quarto
Projeto by Belissa Corral

Leia também:
Dicas para decoração de quarto com papel de parede

lustres na decoração da casa nuvens
Projeto by Espaço do Traço Arquitetura

Todas estas características podem ser encontradas em itens bastante utilizados em decorações de interiores, os lustres. Os mesmos não necessariamente precisam ser chamativos e se destacar nos cenários. 

Na verdade, sua função por si só, a de distribuir a luz no ambiente, já é importante. Contudo, em certos casos, um lustre pode ser a peça chave para embelezar, dar mais cor, tornar interessante e ressaltar um estilo de decoração.

Sendo assim, alguns lustres são desenhados, fabricados e adquiridos nas lojas justamente para serem os protagonistas de ambientes residenciais.

lustres na decoração da casa jantar
Imagem by Voga Assessoria e Mídias Sociais

Quais são os indicados para a instalação de lustres dentro de casa?

Existem muitos modelos de luminárias para casa. Arandelas são para as paredes. Já para o piso, as colunas. Abajures para as bancadas. E para o teto, um misto de luminárias, como as embutidas em sancas, os olhos de boi, os trilhos, os pendentes e os lustres, é claro. 

Aliás, esclarecendo melhor, os lustres são luminárias com vários filamentos de lâmpadas que podem ser voltados para muitas direções, dependendo do modelo.

Os lustres com lâmpadas voltadas para baixo fornecem uma luz mais focada. Tal tipo de iluminação fica bem em zonas de mesa de jantar, mesa lateral ou criado-mudo. 

Já os lustres na decoração com lâmpadas voltadas para cima – bons para centros de salas e quartos – oferecem uma luz mais difusa, com luz emitida rebatida do teto para baixo. Sendo que a superfície do teto deve ser em cor clara, para não comprometer a devida distribuição da luz no ambiente.

Projeto by Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design
Projeto by Morar Mais por Menos Goiânia 2017

Quais são os principais modelos de lustres e suas vantagens?

Percorrendo as lojas de artigos para casa, podemos encontrar centenas de modelos diferentes de lustres à venda – tanto para um luz focal quanto difusa. 

Os lustres tradicionais são aqueles com estruturas em ferro forjado, com detalhes sinuosos e oxidados, e cúpulas de vidro. Também existem os clássicos lustres com pingentes de cristal, muito delicados e charmosos. E os em globo de vidro, bastante sofisticados.

Projeto by Patricia Kolanian Pasquini

Para decorações rústicas, combinam os lustres com hastes entalhadas em madeira natural; e também os lustres com a parte externa em palhinha feita de fibras naturais, como bambu. 

Já para uma decoração retrô ou industrial, combinam os lustres em alumínio, com acabamento escovado, fosco e acobreado. E as decorações modernas, com cúpula quadrada em tecido ou várias ramificações de lâmpadas, tipo “aranha”.

Projetos by KZ arquitetura e interiores e Andréa Barroso
Projeto by Pietro Terlizzi
Porjeto by Pollyanna Cury

Neste post, você pode ver vários modelos bem diferentes de lustres – alguns com design extremamente arrojado. Fora estes, ainda poderíamos citar outros que são encontrados no mercado, como os pendentes em anéis de lâmpadas de LED. 

Também há os modelos apelidados de “Sputnik”, com hastes indo para todas as direções. Os pendentes com aramado em formato de diamante; e os com cúpula em formato de flor de plástico.

Todos estes modelos de lustres podem ficar lindos em decorações clássicas e modernas. Agora, é sua vez de fazer uma pesquisa e descobrir quais os modelos que ficariam perfeitos na decoração da sua casa. 

Lembre-se de decidir se quer que estas peças sejam apenas um complemento ou o destaque das composições, pois a resposta fará toda a diferença na hora de realizar as compras do lustre ideal para os ambientes de sua casa.

Essas dicas de decoração residencial foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.