Onde você faz suas refeições quando está em casa? Por acaso come seu almoço ou a janta em uma bandeja, sentado no sofá da sala? Ou fica encostado no balcão da cozinha? Se, por acaso, respondeu sim a algumas destas perguntas, é hora de repensar a maneira de se alimentar. Isso porque comida e água são necessárias para a sobrevivência humana e deveriam ser servidas e saboreadas confortavelmente em uma mesa de jantar!
Por isso, é importante que você planeje bem o layout de sua sala de jantar. Reflita sobre esta ambientação:
Você pode comprar, construir ou mandar fazer todo o tipo de mesa de jantar para a sua casa. Agora, para a sala de jantar, falando mais especificamente, tal peça precisaria seguir um padrão correto.
Do contrário, não servia para tal finalidade. Mesas de jantar precisam ter aproximadamente 75cm de altura. Dificilmente terão menos do que 90cm de largura por 1,40m de comprimento, se forem retangulares; ou 1m de diâmetro, se forem redondas.
Pode haver mais diferenças entre os modelos de mesa de jantar. Por exemplo, quanto ao material utilizado. Mesas de jantar podem ser feitas de madeira maciça, MDF, pedra, vidro, acrílico, metal e mais. As possibilidades são infinitas!
O importante é saber se o ‘design do móvel’ versus ‘seu material de composição’ oferece resistência, durabilidade, segurança e facilidade de manutenção para os usuários.
Percorrendo as lojas de móveis, é possível ver à venda vários modelos diferentes de mesa de jantar. Alguns são simples, sem qualquer detalhe extravagante. Outros já são mais sofisticados, com partes transparentes e até texturizadas.
Agora, nada se compara às edições limitadas, as peças desenhadas exclusivamente por designers renomados. Estas acabam virando o centro de propostas de decoração residencial.
Leia também:
Como montar uma mesa de jantar sem gastar muito?
Dicas de como fazer uma decoração de mesa clássica
Nas imagens apresentadas neste texto, podem-se ver diversos modelos de mesas de jantar. Mesas redondas, ovais, quadradas e retangulares. Mesas com quatro pés de sustentação, um em cada vértice; com pés duplos em cavalete; e com um único pé monolítico central. Mesas com tampos espessos, finos ou chanfrados; com bordas retas ou arredondadas. E mesas com acabamento fosco, brilhoso ou espelhado.
E não importa o seu gosto ou a proposta de decoração que seu arquiteto ou designer idealizou, pois existe uma opção de mesa de jantar para todos os casos.
É importante que você escolha o modelo que mais se adeque com a linguagem visual de sua casa – clean, rústico, vintage, industrial ou outro. Mas, antes disso, um modelo que se adeque ao tamanho do ambiente, sem comprometer a circulação no local.
Quando você se deparar com todos os modelos de mesa de jantar disponíveis nas lojas, pode ser que fique em dúvida sobre o que comprar.
Em algum momento, é bem provável que se pergunte ‘o que devo fazer?’. Será que devo escolher uma mesa quadrada ou redonda? Quantas cadeiras devem acompanhar a peça? Qual a distância que cada pessoa sentada deverá ficar da outra, além dos móveis e paredes ao redor?
Pois bem, salas pequenas combinam melhor com mesas de jantar pequenas e quadradas; desse modo, o espaço em planta será mais bem otimizado.
Agora, salas grandes podem receber uma mesa de jantar maior, retangular ou oval. Já áreas de jantar mais abertas, formadas em meio a ambientes integrados, receber uma mesa de design redondo, quadrado ou em formato ainda mais ousado, como triangular.
Os três tipos mais comuns de mesas de jantar são redondo, quadrado e retangular. A relação ‘largura e comprimento’ – ou diâmetro – versus ‘o número de cadeiras’ pode ser conferida a seguir:
Mesa de jantar redonda: pode ter 1m com 4 lugares; 1,20m com 6 lugares; 1,50m com 8 lugares ; 1,80m com 10 lugares.
Mesa de jantar quadrada ou retangular: pode ter largura de 90 cm ou 1 m, com apenas uma cadeira nessa distância; entre 1,40m e 1,60m duas cadeiras; já a 2m três cadeiras.
Encontre, com a ajuda de uma trena, as dimensões corretas de sua sala de jantar. Para saber se a mesa escolhida ficará bem em sua casa, siga a seguinte regra: colocando em planta as dimensões do ambiente, subtraia a de todos os móveis complementares – cristaleira, buffet e mais. O espaço que sobrar será da mesa e das cadeiras. Deixe 1,20m de distância da mesa para os demais móveis, e 90cm da mesa para as paredes. Aí é só ocupar este espaço com a mesa perfeita para a sua sala de jantar!
Estas dicas para escolher modelos de mesa de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…