Você sabe o que é drywall? Muito popular nos Estados Unidos, essa é uma forma de construção de parede que vem ganhando espaço no Brasil há algum tempo e já virou tendência. Dá para fazer praticamente tudo dentro de casa com essa técnica que não necessita de água.
O drywall é a solução prática para quem precisa dividir um ambiente, embutir iluminação, isolar barulhos ou montar uma estante. O melhor de tudo isso, é que você não vai precisar fazer grandes reformas, já que o material pode se adaptar às necessidades do ambiente com facilidade.
Saiba o que é drywall
Drywall é uma “parede” feita de chapa dupla e de fácil manuseio, pois tem a vantagem de ser leve. No espaço entre as chapas é que são feitas as instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia. Também pode ser colocada uma manta mineral entre elas para aumentar ainda mais o isolamento acústico.
Tipos de drywall
Existem três tipos de chapa, que são diferenciadas pelo tom. O lado branco deve estar sempre voltado para o acabamento da instalação.
Branco (ST)
A chapa branca é a padrão (Standard). Ela é usada em forros e paredes de ambientes secos.
Rosa (RF)
Empregada em ambientes que necessitam de resistência ao calor, a chapa rosa resiste ao fogo por causa da fibra de vidro presente em sua composição. Ela é muito usada em bancadas para cooktops.
Verde (RU)
É a placa ideal para áreas úmidas. O gesso que compõe a chapa verde é misturado com silicone e aditivos fungicidas, o que o faz ser ideal para cozinhas, lavanderias e banheiros.
Leia também:
Papel de parede moderno em ambientes decorados
Como usar painel para TV e transformar a decoração da casa
Drywall na casa
A versão mais prática do drywall pode ser encontrada em painéis prontos. As placas já vêm com revestimento de cartão melamínico ou PVC na cor escolhida e dispensam acabamento.
A chapa de drywall pode dividir ambientes como estante. É super prático e funcional, além de dar vida ao ambiente.
O drywall também pode ser instalado com massa de colagem sobre apoios na alvenaria. O interessante dessa técnica é que ela pode nivelar superfícies tortas, aumentando o conforto visual do ambiente. A espessura mínima nesse caso é de 3,5 cm e a distância entre os apoios de 12 cm.
No teto, as placas de drywall podem ser usadas como forro e excelentes painéis de iluminação.
Construção limpa
Você pode usar drywall na decoração da casa sem se preocupar com resíduos. A matéria-prima da construção, gesso (gipsita), não gera descartes tóxicos. Na prática, o drywall deixa apenas 5% de resíduos na obra, o que é muito bom quando comparado aos até 30% que os métodos convencionais podem deixar.
Drywall é segurança!
Para quem ainda torce o nariz para algumas inovações, pode ficar tranquilo que o drywall na decoração também é sinônimo de segurança. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aprovou a construção e declarou que suas composições se encaixam em todos os níveis de segurança da categoria de Desempenho de Edificações, a NBR 15.575. Ou seja, instalação e uso são seguros e aprovados.
Agora que você já descobriu o que é drywall, que tal dar uma chance na decoração? É prático e pode ser usado de diversos jeitos. Sempre tem um cantinho precisando de um “up”!
Fotos: Casa Abril; Pinterest; Divulgação
Gostei muito ?
Muito interessante, mas qual é o custo, quanto sai por m² ?