Mas, afinal, o que é drywall?

Você sabe o que é drywall? Muito popular nos Estados Unidos, essa é uma forma de construção de parede que vem ganhando espaço no Brasil há algum tempo e já virou tendência. Dá para fazer praticamente tudo dentro de casa com essa técnica que não necessita de água.

O drywall é a solução prática para quem precisa dividir um ambiente, embutir iluminação, isolar barulhos ou montar uma estante. O melhor de tudo isso, é que você não vai precisar fazer grandes reformas, já que o material pode se adaptar às necessidades do ambiente com facilidade.

papel-de-parede-montacasa

Saiba o que é drywall


o-que-e-drywall-

Drywall é uma “parede” feita de chapa dupla e de fácil manuseio, pois tem a vantagem de ser leve. No espaço entre as chapas é que são feitas as instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia. Também pode ser colocada uma manta mineral entre elas para aumentar ainda mais o isolamento acústico.

fazer-parede-drywallparede-drywall

 

 

 

Tipos de drywall

Existem três tipos de chapa, que são diferenciadas pelo tom. O lado branco deve estar sempre voltado para o acabamento da instalação.

Branco (ST)

A chapa branca é a padrão (Standard). Ela é usada em forros e paredes de ambientes secos.
drywall-banheiro
Rosa (RF)

Empregada em ambientes que necessitam de resistência ao calor, a chapa rosa resiste ao fogo por causa da fibra de vidro presente em sua composição. Ela é muito usada em bancadas para cooktops.

Verde (RU)

É a placa ideal para áreas úmidas. O gesso que compõe a chapa verde é misturado com silicone e aditivos fungicidas, o que o faz ser ideal para cozinhas, lavanderias e banheiros.


Veja também formas bonitas e simples de decorar paredes com Drywall :

Papel de parede moderno em ambientes decorados

post-montacasa-CTA

Drywall na casa

A versão mais prática do drywall pode ser encontrada em painéis prontos. As placas já vêm com revestimento de cartão melamínico ou PVC na cor escolhida e dispensam acabamento.

o-que-e-drywall-estante

A chapa de drywall pode dividir ambientes como estante. É super prático e funcional, além de dar vida ao ambiente.

O drywall também pode ser instalado com massa de colagem sobre apoios na alvenaria. O interessante dessa técnica é que ela pode nivelar superfícies tortas, aumentando o conforto visual do ambiente. A espessura mínima nesse caso é de 3,5 cm e a distância entre os apoios de 12 cm.

No teto, as placas de drywall podem ser usadas como forro e excelentes painéis de iluminação.

drywall-teto

Construção limpa

Você pode usar drywall na decoração da casa sem se preocupar com resíduos. A matéria-prima da construção, gesso (gipsita), não gera descartes tóxicos. Na prática, o drywall deixa apenas 5% de resíduos na obra, o que é muito bom quando comparado aos até 30% que os métodos convencionais podem deixar.

drywall-divisoria

 

Drywall é segurança!

Para quem ainda torce o nariz para algumas inovações, pode ficar tranquilo que o drywall na decoração também é sinônimo de segurança. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aprovou a construção e declarou que suas composições se encaixam em todos os níveis de segurança da categoria de Desempenho de Edificações, a NBR 15.575. Ou seja, instalação e uso são seguros e aprovados.
o-que-e-drywall-divisoria

Agora que você já descobriu o que é drywall, que tal dar uma chance na decoração? É prático e pode ser usado de diversos jeitos. Sempre tem um cantinho precisando de um “up”!

Fotos: Casa Abril; Pinterest; Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *