Como usar painel para TV e transformar a decoração da casa

A vida moderna não combina mais com ostentação. Não faz mais sentido ter casas demasiadamente amplas, móveis muito ornados e elementos decorativos que ocupam muito espaço.

Na verdade, o novo conceito de morar nas grandes cidades tem mais a ver com simplicidade, multifuncionalidade e otimização. E se as áreas dos ambientes estão mais reduzidas, é hora de explorar as opções – como usar um painel para TV na sala.

Avner Posner

Qual a real função do painel para TV

Assim como tudo na vida, as tecnologias de comunicação também mudaram. Por volta dos anos sessenta, os aparelhos de televisão eram enormes, ocupavam praticamente o espaço de um móvel inteiro dentro da sala. Mas, com os avanços nas pesquisas, eles passaram a ser fabricados em tamanhos cada vez menores. Hoje, os aparelhos de tv vendidos no mercado possuem telas amplas, mas são mais leves e finos.         

As caixas dos novos aparelhos de televisão são projetadas não só para ficarem apoiadas sobre rack ou estantes, mas também para serem presas às paredes. Mas, há problemas em se fazer isso. O suporte metálico usado na fixação pode vir a danificar a estrutura do imóvel. Fora que muitos cabeamentos – de energia, televisão e de conectividade com outros aparelhos – ficam expostos – algo feio de se ver.

Pensando nisso, muitos arquitetos e designers de interiores passaram a indicar o uso de um painel para TV. Assim, o aparelho fica bem fixado, não danifica qualquer parede e ainda tem seus fios ocultos. E além das vantagens já citadas, o móvel também proporciona uma maior liberação de área de piso. É uma solução perfeita para aproveitamento de espaço e valorização da decoração de interiores.

painel para tv quarto

Projeto By Spaze Arquitetura e InterioresLeia também:
Como montar a decoração da sala de estar sem gastar muito
Prepare o seu lar: dicas de decoração de outono

Quais os modelos existentes de painel para TV

A pessoa pode tanto pedir para um projetista desenhar um painel para TV personalizado para sua casa quanto comprar um móvel já pronto. Existem vários modelos diferentes sendo vendidos nas lojas. Mas, certamente, nada se compara àqueles feitos sob medida, que se adequam melhor às características do imóvel, e também ao gosto e necessidades dos moradores.

painel para tv amplo
Projeto by Condecorar Arquitetura e Interiores

Um painel para TV pode ser feito de madeira, metal, pedra, gesso acartonado e mais. Atualmente, as pessoas têm preferido os modelos feitos em MDF, pois são mais duráveis, resistindo principalmente à ação das pragas, como cupins.

Com essas chapas planas de fibras aglutinadas podem-se fazer painéis lisos, com frisos, bordas arredondadas, nichos e prateleiras integradas e mais.

painel para tv sala
Projeto by Mariana Lazarini Prado Generoso

O comum, em decorações residenciais, é ver um painel para TV fazendo conjunto com rack. Mas, o móvel também pode ser usado de modo isolado, sem acompanhamentos.

painel para tv horizontal
Projeto by Gustavo Motta

Nesse caso, é importante que o mesmo tenha algum suporte acima da televisão para aparelhos tipo TV a cabo, DVD e outros. Aliás, a própria placa pode ajudar no disfarce de um possível ar condicionado instalado na sala.

painel para tv simples
Projeto by Daniela Marques Arquitetura

É importante destacar que painéis para TV não precisam ficar, necessariamente, encostados a uma parede. Alguns possuem uma estrutura mais reforçada e são utilizados por arquitetos e designers para dividir interiores.

painel para tv branco
Projeto by Scopo Design Móveis Planejados

Tem também aqueles que são usados para demarcar setores. Os que surgem da extensão de móveis. E os que fazem parte de uma proposta de revestimento para uma superfície.

painel para tv sala
Projeto by Andrea Petini

Em quais ambientes pode-se utilizar painel para TV

Quando se fala em painel para TV logo vem a ideia de sala de estar. Acontece que, no passado, os aparelhos de televisão eram bastante caros e, quando muito se podia ter um, este era colocado na sala.

painel para tv quarto infantil
Projeto by Bordin & Soares

Hoje em dia há modelos mais em conta e as pessoas também optam em ter uma TV também no dormitório; talvez na cozinha, no home office, na área gourmet ou na varanda.

painel para tv espaco gourmet
Bernal Projetos

Resumindo, é possível ter painel para TV em quase todos os cômodos de um imóvel. Agora que você já viu muitos exemplos, pode decidir qual o modelo ideal para a sua casa.

Será que seria mesmo em MDF, fazendo um conjunto com um rack? Mais vertical ou mais horizontal? Qual a cor e textura ele teria? Ficaria como o ponto focal principal do ambiente? Faça a sua escolha e conte para gente nos comentários!

Estas dicas de decoração com painel para TV foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *