Penteadeiras: ideias de design e de decoração para você se inspirar

Penteadeiras são móveis extremamente atraentes e que encantam demais aquelas pessoas que apreciam os cuidados com a beleza. Veja exemplos.

Penteadeiras são móveis extremamente charmosos. Eles podem fazer parte da decoração de vários ambientes da casa,  sobretudo de quartos. Existem diversos modelos prontos à venda no mercado. 

Contudo, se temos a chance de personalizar uma peça ou encomendar um móvel sob medida, é muito melhor. Assim, nós podemos ter um item exclusivo, de acordo com o nosso gosto e necessidade. Inspire-se nos exemplos apresentados a seguir.

Projeto by Rogério Galli

 

De quais materiais podem ser feitas as penteadeiras?

Podemos construir móveis com diversos materiais diferentes. Algumas empresas no mercado já oferecem opções em papelão, espuma e plástico. E não podemos nos esquecer daqueles itens que são o resultado do aproveitamento de outras peças pré-existentes, como restos de camas e muito mais. Digamos que não se pode colocar limites para a criatividade.

Contudo, tradicionalmente, as mesinhas de penteadeira são feitas de madeira. Inclusive, atualmente, a sua marcenaria pode ser feita sob medida. 

E, dependendo do projeto de decoração da casa, pode-se propor que partes do móvel utilizado sejam de vidro ou até mesmo espelhadas. Mas, sendo de madeira, o móvel em questão pode ter um acabamento final em pintura de verniz, pintura de tinta esmalte ou laqueamento.

Peças antigas de penteadeira também podem ser reformadas e fazer parte de decorações contemporâneas – sobretudo de quartos. Uma ideia de personalização seria a técnica artesanal da pátina – que funciona como um desgaste da pintura com utilização de cera. Outra solução é a decoupage, que pode ser feita com a colagem de tecidos e papéis com acabamento final em verniz transparente. Sem falar na troca dos puxadores.

Projeto by Consuelo Jorge e Leonardo Mueller

Leia também:
Os segredos e valorização dos espelhos na decoração da casa

Quais os estilos atuais?

Resumidamente, poderíamos classificar as penteadeiras em 3 estilos diferentes. Existem aquelas com um design mais clássico – estão dentro desta categoria as penteadeiras antigas, de linhas torneadas, e as novas, em estilo provençal. 

Depois, existem as penteadeiras em estilo retrô, lembrando épocas como anos 50 e 60 – bem mais coloridas. E as penteadeiras tipo modernas, em linhas retas e cores neutras.

Em um primeiro momento, você pode pensar que cada modelo de penteadeira precisa combinar rigorosamente com uma decoração que siga as mesmas características. 

Mas devemos lembrar que um dos conceitos que guia a contemporaneidade é a fuga de padrões pré-estabelecidos para a liberdade de criação. Isso quer dizer que não necessariamente é preciso seguir regras na composição de ambientes. Podemos ousar.

Projetos by Crisa Santos Arquitetos e Piloni Arquitetura

Diversos projetos de interiores provam que a mistura de elementos de características diferentes em um mesmo ambiente pode ser algo bastante atrativo. 

Claro que este mix de peças precisa ser feito com bastante cuidado e pode requerer muito conhecimento de decoração. Mas toda pessoa deve ser capaz de obter ótimos resultados se conseguir manter sempre o seu bom gosto e bom senso.

É possível ter, sim, em uma decoração de quarto, por exemplo, cama, cômodas e guarda-roupa em estilo moderno e, ao lado disso, uma penteadeira em estilo clássico. 

A mesma pode ter ainda mais protagonismo no cenário se tiver uma pintura colorida e detalhes brilhantes. Ou podemos obter o efeito contrário, uma penteadeira com linhas e acabamento semelhante aos outros móveis, funcionando como complemento ao conjunto.

E a decisão sobre onde colocar uma penteadeira e de dar ou não a ela algum destaque na decoração dependerá de uma estratégia de projeto de interiores. 

Mas saiba que, independente disso, este móvel jamais passará despercebido ao olhar, pois sua função é muito especial e estimulante para as pessoas.

Projeto by Maíra Marchió e Priscila Fernandes Arquitetura

 

penteadeiras dmodernas
Morar Mais por Menos Goiânia 2017

Como o design pode ser mais atraente e funcional?

Muitas pessoas utilizam mesinha simples como penteadeira. Claro que esta solução pode dar super certo, dependendo de quais eram as suas expectativas iniciais. 

Contudo, as penteadeiras podem ser mais, oferecer mais. Isso quer dizer que, no dia a dia, elas podem ser utilizadas, por exemplo, como escrivaninha e bancada para notebook, ou mesmo como bancada para trabalhos artesanais.

E como mesinhas de penteadeira, o seu design pode ser mais bem elaborado, para dar mais assistência àqueles que adoram realizar grandes produções de looks. 

Elas podem ter, por exemplo, algumas pequenas gavetas ou mesmo um nicho oculto sob o tampo – onde o usuário poderia guardar algumas maquiagens, acessórios de cabelo e muito mais. Inclusive, este nicho pode ocultar o próprio espelho da penteadeira.

São sugestões de medidas para penteadeiras:

  • altura de 80 cm, 
  • comprimento de 140 cm, 
  • profundidade de 50 cm, 
  • gavetas com 15 cm de altura, e
  • espelho de 70 x 90 cm.
Tetriz Arquitetura e Interiores e Studio Canto Arquitetura

 

penteadeiras divisoes
Projeto by Camila Polisel

Mas se toda a maquiagem e o próprio espelho da penteadeira estão ocultos, e as linhas e cores deste móvel são neutras, como chamar a atenção desta peça na decoração? 

Simples, com acessórios e ornamentos. Sobre o seu tampo podem ser colocados porta-retratos, caixinhas decorativas, pequenas estatuetas, velas aromáticas, arranjos de flores, bandejas com frascos de perfumes chiques e luminárias.

penteadeiras
Projeto by RAP Arquitetura e Interiores

 

Uma peça multiuso e superbonita! Vamos lá, coloque pelo menos uma em sua casa!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.