Dicas incríveis para deixar o quarto de solteiro descolado

Um adolescente ou jovem adulto sente mais necessidade do que um adulto de expressar seus desejos, sonhos e emoções. E ele faz isso por meio das roupas, do cabelo, da maquiagem e até da decoração de interiores.  O quarto de solteiro é seu mundo à parte dentro de casa. É o seu espaço privativo, onde ele pode ser quem realmente é, sem medo de julgamentos; onde pode começar a definir sua verdadeira identidade!

quarto de solteiro descolado papel de parede
Ambiente by Marco Dias Reis

O significado do quarto para um adolescente

“Quando estou sozinho, eu posso ser quem eu quero. Há um outro mundo em minhas paredes do quarto (…).” – trecho da música ‘Only you fell it tonight’, banda Only Night Only.

O quarto de solteiro é o espaço da casa onde os adolescentes passam a maior parte do tempo. No local, eles têm acesso aos seus pertences, podem entrar em contato com meios de comunicação, estudar, descansar, receber amigos, e mais. Esse entendimento por parte dos decoradores será necessário; define como organizar tal área de forma a manter boa relação física, social e emocional com estes indivíduos.

quarto de solteiro descolado cinza
Projeto By D&D Show

Para um adolescente, seu quarto é o seu abrigo, seu refúgio e também o seu ponto de referência no mundo. E claro que esta relação pode variar de acordo com a sua condição social, econômica e psicológica. Mas, uma coisa é certa, independente do caso, o jovem vai tratar o local como uma extensão do seu imaginário, das suas lembranças e o que almeja para o seu futuro.

Se o adolescente não tem disponível  um quarto de solteiro, é bem provável que terá uma deficiência quanto ao “sentimento de pertencimento”. Por isso, é importante que os pais organizem um local privado dentro de casa. Assim, o jovem terá a chance de se apropriar de certos objetos, de experimentar a espacialidade e ter, através disso, suas primeiras impressões do mundo.

quarto de solteiro descolado preto e branco
Ambiente by Quattrino Arquitetura

A evolução dos quartos juvenis

Nas últimas décadas, tivemos algumas mudanças significativas no modo de pensar os ambientes residenciais – isso inclui também o quarto de solteiro. Para começar, as áreas privativas estão compactas; sendo assim, toda peça mobiliária inserida no espaço precisa ser bem funcional. E mais outra grande mudança foi quanto à necessidade do uso de várias outras tecnologias.

Antigamente, um quarto comum de adolescente possuía poucos itens – uma cama, um armário e, por vezes, até uma cômoda – nada mais. Agora, o projeto decorativo para um cômodo assim é algo bem mais complexo de se fazer. Há muitos novos detalhes a se pensar. No fim, o conjunto tem que ser estimulante e convidativo o suficiente para que o jovem possa, no local, praticar atividades que melhor realizem sua vida.

Mas, a arquitetura de interiores de um quarto de solteiro é ainda mais complexa do que se pode imaginar. Trata-se não só de uma manifestação artística de seu criador, mas também – e acima de tudo – de seu usuário. E esta será, diariamente, transformada por suas ações desta realidade do mundo adolescente. Por isso, cada pequeno detalhe seu será especial.

“As pessoas ocupam os espaços e eles os afetam!”

quarto de solteiro descolado cores fortes
Ambiente CASACOR Ceará 2017

Leia também:
10 dicas para decorar quartos pequenos e otimizar espaço

O adolescente atual

O que o adolescente mais deseja para o seu quarto? Talvez, o arquiteto ou designer deva se perguntar “como captar a essência da individualidade desses jovens”? Como eles se comportam? Quais os seus interesses? O que almejam? Pois, são as respostas para estas perguntas que deverão nortear o planejamento deste espaço privado.

O adolescente atual apresenta muitas semelhanças com o adolescente do passado. Ele também tem alegrias e tristezas, amores e desejos, opiniões quanto à religião, política e economia. Mas, é claro que ele é diferente em certos aspectos. Talvez mais dependente das mídias e afetado pela cultura em massa. Em contrapartida, mais expressivo, empreendedor, e por aí vai!

quarto de solteiro descolado prata
Projeto by Marco Dias Reis

As novas tendências em decoração para quarto de solteiro descolado

Muitos fatos nos últimos anos fez com que a sociedade encarasse a vida de uma forma diferente. O mercado consumidor também mudou. E tudo isso, obviamente impactou a decoração para quarto de solteiro. Já se passou pela fase dos pôsteres de artistas e cantores, e de flâmulas de times de futebol. 

Pelas tendências hippie, militar e disco. E os temas safari, floral, xadrez e mais. E no momento? Qual seria a tendência?

quarto de solteiro descolado colorido
Ambientes by Esther Zanquetta e Milla Holtz

Ideias inspiradoras para um quarto mais ‘descolado’

Bem, a ideia do jovem atual é ser o mais ‘descolado’ possível. E o que venha a ser isso? É destoar totalmente do comum, do gosto popular mais óbvio. E esta ideia é levada tão a sério que chega à decoração de seu quarto. 

Por isso, para um quarto de solteiro descolado, eles vão querer consumir móveis altamente personalizados, além de revestimentos e ornamentos que ajudem a afirmar quem eles são de fato.

quarto de solteiro descolado industrial
Ambiente Morar Mais Por Menos Goiânia

As imagens apresentadas neste texto provam que quando o quesito é projeto contemporâneo para quarto de solteiro descolado, vale de tudo – ou quase tudo pelo menos. Para as paredes, tecidos, adesivos, placas de gesso, MDF, grafite, textura de cimento queimado, e mais. 

quarto de solteiro descolado neon
Ambiente CASACOR Bahia

Quanto à cartela de cores, tons básicos, preto e branco, off-white e neon. Já para os móveis, peças novas e antigas, em materiais sintéticos ou naturais, tanto faz.

quarto de solteiro descolado surf
Ambiente Morar Mais Por Menos

Há bons exemplos de quartos de solteiro descolado para adolescentes na internet. Ambientes com decoração inspirada em bancas e personagens de filmes. Com um cenário lembrando ambientes naturais ou áreas urbanas. 

quarto de solteiro musical
Ambiente by Fernanda Renner

Cômodos com uma “pegada” mais praia, campo ou cidade. Em estilo industrial, escandinavo, high tech, tropical, ou outro. E ambientes que enfatizam um hobby específico – como música ou game. 

Então, agora que você sabe mais sobre o decor de quarto de solteiro descolado, escolha o que mais combina com você e comece logo seu projeto!

Estas dicas de decoração para quarto de solteiro descolado foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *