10 dicas para decorar quartos pequenos e otimizar espaço

Ambientes pequenos estão cada vez mais presentes em projetos de decoração moderna de casas e apartamentos, mas como aproveitar espaço e decorar sem deixar tudo parecendo entulhado? Ao contrário do que muita gente pensa, não tem mistério! Com algumas dicas simples de decoração, você vai perceber que quartos pequenos podem ficar muito maiores. Os detalhes para arrasar na decoração do seu quarto a gente te conta a seguir, confira!

Cores claras em quartos pequenos

Caso você opte por cores escuras, vai acabar “encolhendo” seu quarto. Uma cartela de tons claros é essencial para quem quer ter a sensação de um ambiente mais amplo. E não precisa ser sem graça, vale apostar em papéis de parede com fundo claro e móveis no mesmo tom.

quartos-pequenos

papel-de-parede-montacasa

Mobiliário

Às vezes queremos tudo ao mesmo tempo, mas em quartos pequenos, menos é mais. Nada de muitos móveis ou um mobiliário grande demais. A chave é manter a proporção.

quartos-pequenos-mobiliario

Cabeceira Criativa

Otimizar a cabeceira da cama é um ótimo truque para ganhar espaço. Tente usar mesas e escrivaninhas ou então prateleiras na parede que acabam atuando como bancadas. Olhe abaixo:

quartos-pequenos-cabeceira

Espaços suspensos

Camas suspensas são maravilhosas na decoração de quartos pequenos. Dormir nas alturas é muito vantajoso para ganhar espaço no chão. Embaixo da cama você pode criar diferentes ambientes: uma estação de estudos, um espaço para relaxar e ler, pode usar gaveteiros, prateleiras e também dá para pendurar algumas coisas. É muito legal, no entanto, é preciso ter atenção para a altura do teto, afinal você vai querer sentar na sua cama.

quartos-pequenos-cama-suspensa-2

Subindo as paredes

Quartos pequenos não têm como acomodar diversos móveis. Uma dica para otimizar a decoração de ambientes pequenos é investir em prateleiras. Hoje em dia existem diversos modelos delas, que também ficam ótimas em cores vivas.

Leia também:
Cores na decoração do quarto influenciam na qualidade do sono
5 dicas incríveis para decoração de quarto infantil

quartos-pequenos-prateleiras

Espelhos

Espelhos servem para muito mais do que só para dar uma olhada na roupa antes de sair de casa. Eles também ajudam a ampliar o ambiente. Uma dica valiosa é alinhar espelhos pequenos em paredes opostas para conseguir reflexos e outra é anexá-los à porta de armários, economizando espaço.

quartos-pequenos-espelho-quarto

banner-espelhos-decorativos

2 em 1

Use papel de parede e tapetes para delimitar espaço no ambiente. Dessa forma, você consegue diferenciar ambientes dentro de um único espaço. Esse também é um ótimo truque!

quartos-pequenos-papel-de-parede

Quadros

Fundir quadros a cor dos quartos ou de elementos nele com a cor das paredes cria uma sensação de continuidade. Dessa forma, você cria profundidade, o que favorece a amplitude do ambiente.

quartos-pequenos-quadros

Soluções criativas

Abuse da criatividade para aproveitar espaço. Mesas mais altas podem ficar no lugar de um criado mudo e exercer dupla função. Acabou o espaço para os livros na prateleira? Empilhe os exemplares e coloque uma luminária em cima. Seu ambiente é mesmo muito pequeno? Use um banquinho como mesinha de canto, fica um charme. O importante é soltar a imaginação!

quartos-pequenos-banquinho-criado

Organizadores

Cestos, caixas e pequenos organizadores podem ser mais úteis do que você imagina em quartos pequenos. Caso sua cama tenha espaço embaixo, você pode aproveitar. Lembre-se apenas de embalar os itens e guardar tudo direitinho para não acumular poeira. Outra dica é o baú, que quando fechado vira um banco. É só jogar uma manta em cima para fica supercharmoso.

quartos-pequenos-cestos

Deu para se inspirar, né? Agora não vale mais dizer que não sabe por onde começar a decorar quartos pequenos. Aproveite cada cantinho do seu quarto e crie um ambiente incrível!

Fotos: Montana Labelle Design Inc; A+B KASHA Designs;Sarah Phipps Design;Resolution: 4 Architecture; Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *