Um adolescente ou jovem adulto sente mais necessidade do que um adulto de expressar seus desejos, sonhos e emoções. E ele faz isso por meio das roupas, do cabelo, da maquiagem e até da decoração de interiores. O quarto de solteiro é seu mundo à parte dentro de casa. É o seu espaço privativo, onde ele pode ser quem realmente é, sem medo de julgamentos; onde pode começar a definir sua verdadeira identidade!
“Quando estou sozinho, eu posso ser quem eu quero. Há um outro mundo em minhas paredes do quarto (…).” – trecho da música ‘Only you fell it tonight’, banda Only Night Only.
O quarto de solteiro é o espaço da casa onde os adolescentes passam a maior parte do tempo. No local, eles têm acesso aos seus pertences, podem entrar em contato com meios de comunicação, estudar, descansar, receber amigos, e mais. Esse entendimento por parte dos decoradores será necessário; define como organizar tal área de forma a manter boa relação física, social e emocional com estes indivíduos.
Para um adolescente, seu quarto é o seu abrigo, seu refúgio e também o seu ponto de referência no mundo. E claro que esta relação pode variar de acordo com a sua condição social, econômica e psicológica. Mas, uma coisa é certa, independente do caso, o jovem vai tratar o local como uma extensão do seu imaginário, das suas lembranças e o que almeja para o seu futuro.
Se o adolescente não tem disponível um quarto de solteiro, é bem provável que terá uma deficiência quanto ao “sentimento de pertencimento”. Por isso, é importante que os pais organizem um local privado dentro de casa. Assim, o jovem terá a chance de se apropriar de certos objetos, de experimentar a espacialidade e ter, através disso, suas primeiras impressões do mundo.
Nas últimas décadas, tivemos algumas mudanças significativas no modo de pensar os ambientes residenciais – isso inclui também o quarto de solteiro. Para começar, as áreas privativas estão compactas; sendo assim, toda peça mobiliária inserida no espaço precisa ser bem funcional. E mais outra grande mudança foi quanto à necessidade do uso de várias outras tecnologias.
Antigamente, um quarto comum de adolescente possuía poucos itens – uma cama, um armário e, por vezes, até uma cômoda – nada mais. Agora, o projeto decorativo para um cômodo assim é algo bem mais complexo de se fazer. Há muitos novos detalhes a se pensar. No fim, o conjunto tem que ser estimulante e convidativo o suficiente para que o jovem possa, no local, praticar atividades que melhor realizem sua vida.
Mas, a arquitetura de interiores de um quarto de solteiro é ainda mais complexa do que se pode imaginar. Trata-se não só de uma manifestação artística de seu criador, mas também – e acima de tudo – de seu usuário. E esta será, diariamente, transformada por suas ações desta realidade do mundo adolescente. Por isso, cada pequeno detalhe seu será especial.
“As pessoas ocupam os espaços e eles os afetam!”
Leia também:
10 dicas para decorar quartos pequenos e otimizar espaço
O que o adolescente mais deseja para o seu quarto? Talvez, o arquiteto ou designer deva se perguntar “como captar a essência da individualidade desses jovens”? Como eles se comportam? Quais os seus interesses? O que almejam? Pois, são as respostas para estas perguntas que deverão nortear o planejamento deste espaço privado.
O adolescente atual apresenta muitas semelhanças com o adolescente do passado. Ele também tem alegrias e tristezas, amores e desejos, opiniões quanto à religião, política e economia. Mas, é claro que ele é diferente em certos aspectos. Talvez mais dependente das mídias e afetado pela cultura em massa. Em contrapartida, mais expressivo, empreendedor, e por aí vai!
Muitos fatos nos últimos anos fez com que a sociedade encarasse a vida de uma forma diferente. O mercado consumidor também mudou. E tudo isso, obviamente impactou a decoração para quarto de solteiro. Já se passou pela fase dos pôsteres de artistas e cantores, e de flâmulas de times de futebol.
Pelas tendências hippie, militar e disco. E os temas safari, floral, xadrez e mais. E no momento? Qual seria a tendência?
Bem, a ideia do jovem atual é ser o mais ‘descolado’ possível. E o que venha a ser isso? É destoar totalmente do comum, do gosto popular mais óbvio. E esta ideia é levada tão a sério que chega à decoração de seu quarto.
Por isso, para um quarto de solteiro descolado, eles vão querer consumir móveis altamente personalizados, além de revestimentos e ornamentos que ajudem a afirmar quem eles são de fato.
As imagens apresentadas neste texto provam que quando o quesito é projeto contemporâneo para quarto de solteiro descolado, vale de tudo – ou quase tudo pelo menos. Para as paredes, tecidos, adesivos, placas de gesso, MDF, grafite, textura de cimento queimado, e mais.
Quanto à cartela de cores, tons básicos, preto e branco, off-white e neon. Já para os móveis, peças novas e antigas, em materiais sintéticos ou naturais, tanto faz.
Há bons exemplos de quartos de solteiro descolado para adolescentes na internet. Ambientes com decoração inspirada em bancas e personagens de filmes. Com um cenário lembrando ambientes naturais ou áreas urbanas.
Cômodos com uma “pegada” mais praia, campo ou cidade. Em estilo industrial, escandinavo, high tech, tropical, ou outro. E ambientes que enfatizam um hobby específico – como música ou game.
Então, agora que você sabe mais sobre o decor de quarto de solteiro descolado, escolha o que mais combina com você e comece logo seu projeto!
Estas dicas de decoração para quarto de solteiro descolado foram criadas pela equipe Viva Decora.
Reformar o lavabo é uma excelente oportunidade para atualizar o ambiente com tendências que estarão…
Que tal conferir dicas e truques para de decoração de Ano Novo para você encerrar…
Nem só de árvores vivemos na época natalina. O momento desperta sentimentos e conecta pessoas, portanto…
Você sabia que existe diferença entre torneira, misturador e monocomando? Leia o post de hoje…
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…