Racks para TV: as características dos modelos modernos

Racks para TV são móveis considerados necessários na composição da decoração de salas . Veja como estas peças podem ter detalhes diferentes.

Depois que os aparelhos de televisão tiveram sua tecnologia aprimorada, os racks chegaram com tudo para transformar o interior das residências. 

Ambientes como sala de estar agora contam com a presença ilustre deste móvel como protagonista das decorações – muitas vezes, sendo o ponto focal principal desses cenários. Não é à toa que vemos hoje tantos modelos à venda nas lojas.

Neste texto, veremos como é o design dos racks para TV modernos. Quais os detalhes mais diferentes que podemos identificar nessas peças. Será que elas realmente combinam com as tendências contemporâneas de decoração? Confira a seguir.

Projeto by Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Projeto by Studio Scatena Arquitetura

#1 Conjunto rack e painel para TV

Os racks, por si só, já são um bom apoio para aparelhos de TV. Mas, como os televisores apresentam hoje uma caixa mais fina, podemos cogitar colocá-los a um nível mais alto em relação ao chão para ter melhor visão da sua tela – entre 1,15 m e 1,30. E como os racks modernos costumam ter entre 45 e 70 de altura, é preciso o acompanhamento de outra peça para sustentar a TV, o painel.

A dupla rack e painel não precisa necessariamente combinar em cor e textura. Contudo, é essencial que as duas peças sigam uma mesma linguagem estética e que, quando posicionadas próximas, possam fazer sentido juntas. E até é interessante ver como as suas proporções e linhas – mais horizontais ou verticais – equilibram a composição e trazem mais harmonia para o ambiente decorado como um todo.

Lembrando que este grande painel não precisa cobrir toda a parede atrás do rack, da base do seu tampo ao teto. Porém, é importante que o seu quadro seja maior que o tamanho da própria televisão – algo em torno de 35 cm a mais de cada lado da tela, que pode ser marcado ou uma moldura marcada, entalhes, espelhos e mais. E o nível ideal de instalação da TV, como citamos antes, é que guiará o ponto certo de instalação do painel.

Projeto by Luiza Altman Bomchakier

Luiza Altman Bomchakier

Projeto by Chris Silveira e Arquitetos Associados

#2 Extensões e transparências nos racks para TV

Os racks não têm apenas a função de dar apoio às TVs nas salas decoradas. Eles podem servir também como um item de preenchimento de uma área vazia, talvez contrapondo o peso visual de um sofá no lado oposto, por exemplo. 

É importante que as suas medidas sejam compatíveis com o ambiente, coerente com o plano de layout. Mas e se a peça que você já tem em casa é curta ou baixa demais, tem solução? Sim, eis duas hipóteses:

  • Se precisamos que o rack fique mais longo, podemos prever extensões para ele, inclusive agregando mais funcionalidade ao móvel.
  • Outra ideia é alterar a altura da peça adicionando-lhe uma moldura de vidro. Mas por que de vidro? Para garantir a leveza do conjunto – como é possível conferir em um dos exemplos de imagens apresentadas a seguir.
Projeto by Graziella Nicolai
Projeto by Helena Koki

Leia também:
Ideias de decoração de lavanderia com inspiração na natureza

#3 Prateleiras e portas variadas

Os racks modernos não diferem apenas por fora, mas pelo lado de dentro também. Eles podem ser projetados para ter diferentes subdivisões conforme a necessidade dos usuários. 

E é possível que isso modifique consideravelmente o design do móvel pelo lado de fora. Mas o lado positivo é que podemos utilizar justamente isso para criar detalhes bem interessantes na peça, como mudanças de linhas, vazados, texturas, e mais.

Mas o que define essas subdivisões? É justamente o que será guardado dentro do rack. Se ele será usado mesmo como apoio à TV ou em conjunto com o painel para TV, é provável que precisará de nichos com altura e profundidade para colocar aparelhos de mídia, como DVD. Só que racks podem ser usados em hall de entrada, varanda, sala de jantar e em outros ambientes também, com usos variados e diferentes subdivisões.

racks para TV colorido
Projeto by Karen Pisacane
racks para TV madeira
Projeto by Juliana Pippi

#4 Racks para TV na divisão de ambientes

Os racks também podem ser colocados em posição estratégica nos layouts com a intenção de fazer a delimitação de zonas funcionais ou a separação de ambientes integrados. 

Como podemos ver nos exemplos a seguir, é importante pensar melhor em como a televisão ficará numa situação como essa. E o aparelho pode ficar suspenso em um painel divisor ou até mesmo em um tubo de sustentação. 

Mas não podemos terminar este post sem comentar o caso dos racks com painel que, em sua extensão, acabam fazendo parte do balcão ilha das cozinhas. Esta estratégia de design ajuda a melhorar a integração entre ambientes e faz esses espaços parecem mais amplos.

racks para TV giratorio
Projetos Itten Arquitetura e Interiores
racks para TV ripado
Projeto by Triplex Arquitetura

E na sua casa, qual desses modelos de rack fica melhor? Jea escolheu? Conta para a gente nos comentários, queremos saber!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.