4 dicas de sofás na Black Friday: quais modelos estão em alta?

Existem muitas opções de sofás na Black Friday. Que tal adquirir um móvel que atenda às suas necessidades e valorize a decoração da casa?

Sofá é um item mobiliário que simplesmente não pode faltar na lista das compras da casa. Esta peça poderá ditar muita coisa em uma sala de estar – como as atividades que serão desempenhadas no cômodo, a formatação do layout local e até mesmo o estilo de sua decoração. Por isso, pensando no momento, precisamos pesquisar o que está disponível em se tratando de sofá Black Friday, avaliando a possibilidade da valorização do nosso imóvel.

Que tal aproveitar as ofertas? Se você tem dúvidas sobre como começar a sua pesquisa de mercado, acompanhe o post de  hoje. 

Listamos os principais modelos de sofás que estão em alta em propostas de decoração de interiores. Aproveite as dicas para entender que móvel seria o ideal para a sua casa – pensando nas medidas do seu imóvel, bem como o gosto e necessidades de sua família.

sofá na Black Friday
Projeto by Ana Yoshida
sofás na Black Friday neutro
Projeto by Quitete & Faria

Principais modelos de sofá na Black Friday e suas vantagens

1 – Sofás de 2 e 3 lugares

Se a sua casa possui uma sala de estar mais compacta, um sofá de design mais simples pode ser o ideal para começar a compor a decoração. Isso porque estes modelos de sofás apresentam medidas menores, incluindo menos profundidade. 

Assim, eles comprometem menos a circulação local, deixando mais espaço livre para circulação e itens complementares de decoração, como mesinhas, pufes e poltronas.

Na hora de fazer a compra de um sofá na Black Friday, esteja atento, primeiro, às dimensões gerais da peça – incluindo até mesmo a altura dos assentos. 

Detalhe, alguns exemplares são chamados de ‘3 lugares’, mas com a divisão de 2 módulos de assento, levando ao desconforto dos usuários. Já os modelos com 3 módulos podem ter assentos móveis, que se expandem, formando uma chaise lateral bem charmosa.

Um sofá em cores neutras fará a sala compacta da sua casa parecer maior – e o mesmo pode receber facilmente um “toque de cor” com almofadas e mantas. Base de mola é mais confortável do que a base de cordas, atenção. 

A densidade ideal da espuma deve ser D33. E as melhores opções de revestimento – mais resistentes e gostosas ao toque – são: suede, chenille, sarja e jacquard.

sofás na Black Friday longo
Imagem Revista Viva Decora
sofás na Black Friday modulo
Imagem Revista Viva Decora

Leia também:
Dicas de como escolher cortinas para cada ambiente da casa

2 – Sofás modulares e com chaise

Você encontrará modelos de sofá na Black Friday denominados como ‘modulados’. Quer dizer que suas almofadas de assento e encosto são peças individuais e soltas. 

Geralmente, elas vêm com zíper na parte de trás, para se poder tirar a espuma e lavar as capas na máquina. Por isso, se você gosta de uma casa mais limpinha, pode preferir este modelo de sofá.

Sofás modulares podem também ter partes soltas, como extensões de banco que podem gerar chaises ou virar pufes separados da estrutura principal. Isso é bom, pois permite que o layout do ambiente seja mais flexível, adaptável a diferentes situações. 

Porém, o lado negativo dos sofás modulares é que as almofadas podem escorregar com movimentos bruscos dos usuários. 

Por isso, não são indicados para casas com crianças, por exemplo. Os pequenos costumam brincar com os módulos. Isso quer dizer que a sua sala pode sempre ficar com um visual de bagunça.

Imagem Revista Viva Decora
Imagem Revista Viva Decora

3 – Sofás Black Friday de canto ou em L

Sofá de canto ou em L significa a mesma coisa. Trata-se de um modelo de sofá com desenho em L e que pode aproveitar melhor um canto vazio da sala pequena ou pode ajudar a delimitar melhor a zona de estar de uma sala ampla. 

Todavia, nos dois casos, esse tipo de sofá dispensa acompanhamento de mesinha lateral e, às vezes, até poltronas – principalmente se a sala for compacta demais.

Para tornar mais leve a decoração da sua sala de casa, você pode somar a sua lista de compras para a Black Friday uma mesa de centro com estrutura de metal, por exemplo. 

O contraste desta mesinha de design mais delicado com um grande sofá, de visual mais pesado por conta de suas proporções, deve equilibrar o cenário como um todo.

Aqui vai mais uma dica, cuidado na hora de personalizar a decoração deste sofá com almofadas. Por ter mais áreas de assentos, ficamos tentados a espalhar muito mais almofadas, em diferentes tamanhos. 

O resultado pode ser poluição visual; fora que os visitantes podem sentir um desconforto de afastar as peças para sentar. Então, um sofá com desenho que tem tudo para ser convidativo, acaba gerando efeito contrário.

Imagem Revista Viva Decora
Imagem Revista Viva Decora

4 – Sofás retráteis e expansíveis

Não podemos terminar este texto sem citar os dois modelos de sofá que estão mais em alta no momento – ótima pedida para a Black Friday – que são os sofás retráteis e expansíveis. 

Ambos os tipos podem ter um formato simples – de dois ou três lugares – ou em L. Mas o detalhe deles que as pessoas mais gostam é poder inclinar o encosto e expandir os assentos para frente, permitindo deixar o corpo em uma posição mais relaxante.

Os sofás retráteis e expansíveis são muito bem indicados para decoração de sala de estar, principalmente sala íntima ou sala de TV. São perfeitos quando a ideia é criar uma ambientação própria de ‘cinema em casa’. 

Porém, apresentam medidas maiores – incluindo uma barra larga atrás do encosto – e, assim, devem ocupar mais espaço de planta, fazendo os cômodos parecerem menores.

Imagem Revista Viva Decora
Imagem Revista Viva Decora

E aí, qual modelo combina mais com a sua casa? Vamos lá, aproveite as ofertas da Black Friday!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.