Cabeceiras na decoração do quarto: como deixar seu quarto incrível

Quartos são ambientes íntimos que precisam ter uma decoração bonita e, acima de tudo, muito confortável. Isso porque este é o cômodo da casa onde as pessoas vão descansar depois de um longo e cansativo dia de trabalho.  E existem várias tendências lindas de móveis pensados especialmente para valorizar tal ponto do imóvel. Neste post, selecionamos algumas ideias inspiradoras para cabeceiras na decoração do quarto. Confira!

Cabeceiras na decoração do quarto branca
Projeto by Roberta Devisate

Razões para escolher cabeceiras na decoração do quarto

Um dos elementos que deve entrar na lista de itens mobiliários para o quarto é a cabeceira. Há vários motivos para isto, o primeiro deles é a ornamentação. 

De fato, este pode ser um toque muito bonito na personalização de um quarto de casal e de solteiro, o destaque de s         ua decoração. Uma mistura de conforto, requinte e estilo que sempre agradará a todos. E vai além disso!

cabeceiras na decoração do quarto modelos
Projetos by Ana Yoshida e Belluzzo Martinhão

Cabeceiras podem ajudar a aumentar a sensação de conforto nesses ambientes. Ao mesmo tempo em que decoram, elas protegem o contato direto do colchão com a parede. Outra vantagem é que os travesseiros também não ficarão apoiados diretamente na parede, evitando assim friagem e umidade.

Portanto, a escolha da cabeceira é uma tarefa que precisa ser levada muito a sério. De início, dois pontos já devem ser observados: eficiência e funcionalidade. 

A peça adquirida precisa ter proporções compatíveis com o ambiente e também com outras peças mobiliárias – principalmente o colchão. E também precisa ter um design que guie a organização de outros elementos no quarto, como os criados-mudos.

cabeceiras na decoracao do quarto almofadada
Projeto by Pietro Terlizzi

Sim, a cabeceira, em muitos casos, pode “abraçar” a extensão da cama – mais suas mesas auxiliares. Tudo vai depender da estratégia de projeto. 

Determinar o estilo das cabeceiras na decoração do quarto também será fundamental. Afinal, é uma peça que, inevitavelmente, chama a atenção do observador; ocupando um espaço considerável no ambiente; e que determinará, em parte, a organização do layout.

cabeceiras na decoração do quarto veludo
Projeto by Espaço do Traço Arquitetura

Leia também:
Dicas incríveis para deixar o quarto de solteiro descolado
Tudo o que você deve saber sobre cabeceiras de cama

O que é preciso verificar na hora de comprar a cabeceira de cama

Cabeceira é um móvel bastante charmoso. Mas, na hora da compra, não se deve deixar levar pelo impulso, pois não é só a beleza que importa. É preciso refletir:

  • Será mesmo que a peça escolhida vai se encaixar com o projeto de decoração? 
  • Irá combinar com os materiais e cores do quarto?
  • Com o tamanho da cama que o acompanhará? 
  • Com o orçamento? 
  • Ela possui qualidade, resistência? 
  • E qual seu sistema de fixação na parede? 

Tudo isto é relevante.

As cabeceiras na decoração do quarto mais tradicionais são aquelas que possuem a mesma largura da cama e uma altura que fica pouco acima do colchão. Mas, hoje, no mercado, existe uma diversidade bem maior – não só em tamanho, mas em materiais, estilos e formas de manutenção. Então, é possível a pessoa ousar mais em sua escolha. As possibilidades são realmente infinitas.

Se a pessoa decidir encomendar uma cabeceira personalizada para sua casa, deve estar atenta às dimensões disponíveis no ambiente. 

cabeceiras na decoração do quarto botone
Projeto by Espaço do Traço Arquitetura

Uma altura indicada para esse tipo de peça é de 50 a 80 cm – bom para quartos estreitos e de pé direito baixo. Mas, claro, elas podem ser até mais altas, garantindo conforto para o encosto de quem queira sentar e ler um livro na cama; ou estreitas, dependendo do cômodo.

cabeceiras na decoração do quarto botone alta
Projeto by Iara Kilaris

Ideias de modelos de cabeceiras para quarto

A cabeceira de cama pode ser compacta e robusta, pequena ou grande, baixa ou alta, não importa. Ela só deve ser ser confortável e ergonômica, em harmonia com a decoração. 

Alguns modelos de cabeceiras na decoração do quarto vêm em conjunto com a cama e criados-mudos. Outros têm a funcionalidade adicional de baú. Têm os modelos que são como chapas retas, com visual suave e minimalista. E os com bordas arredondadas, frisos, vazados, espumas e mais.

cabeceiras na decoração do quarto madeira
Projeto by Degradê Decoração
cabeceiras na decoração do quarto almofadadas
Projetos Anna Maria Parisi e Bianchi & Lima Arquitetura

Quanto aos modelos de cabeceiras na decoração do quarto, as de madeira maciça são atemporais, utilizadas em projetos com visual rústico. Uma alternativa é as em MDF, cobertas com placas de diversas cores e texturas. 

Seguindo uma linha mais tradicional, existem os modelos em ferro forjado com desenhos decorativos, como barras torcidas e arabescos. E as almofadadas, com detalhes em costuras e botões, tipo capitonê.

cabeceiras na decoração do quarto chapa madeira
Projeto by SP Estudio

Certos projetos modernos contam com cabeceiras em gesso, com nichos – próprios para colocar pequenos objetos decorativos -, e luzes embutidas. 

Mas, existem recursos mais simples para a criação de cabeceiras. Por exemplo, grudar um tecido ou adesivo diretamente à parede – comprometendo menos espaço. Fazer apenas uma pintura diferente com tinta acrílica, ou criar um painel com pallet, latão, tijolo e bambu.

cabeceiras na decoração do quarto tradicional
Projetos by Mauricio Karam e Revista Viva Decora

Use a criatividade na hora de determinar e escolher modelos de cabeceiras na decoração do quarto! Lembre-se de que esse é um cantinho muito íntimo de sua casa. 

Ou seja, é importante que a peça escolhida esteja de acordo com as suas preferências, personalidade, e necessidades. Este cantinho precisa ser agradável para você. Inspire-se nas imagens e escolha a cabeceira ideal para o seu quarto.

Essas dicas de tipos de cabeceiras na decoração do quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *