Guarda-roupa de casal sem portas: escancare o seu guarda-roupa

Guarda-roupa de casal sem portas, pode? Na verdade, é possível que você se surpreenda com a solução. Veja as dicas e exemplos neste post.

Mobiliar a casa é um processo que pode ser tão simples quanto complexo. Afinal, existem milhares de decisões a tomar neste momento. 

Por exemplo, que astral terá a sua casa? Será que os seus ambientes devem ser decorados com elementos de estética clássica ou podem ter um visual mais despojado? No quarto, o guarda-roupa de casal pode ter portas de bater, de correr ou mesmo nem ter portas. O que acha?

Sim, você pode montar um closet todo aberto na sua casa. Este conceito tem sido bastante utilizado em propostas de decorações contemporâneas. Os motivos são os mais variados e vão muito além da economia de custos, e sim a busca por uma estética diferenciada e mais praticidade no dia-a-dia. Continue lendo para entender melhor como isso funciona. 

guarda-roupa de casal sem portas
Projeto By Karen Pisacane

 

Vantagens de ter um guarda-roupa sem portas

Podemos começar a responder esta pergunta realizando outra pergunta: qual será o motivo que leva muitas pessoas a preferirem guarda-roupa de casal com portas

Bem, a resposta pode ser porque talvez elas pensem que isto ajuda a manter o visual do quarto mais organizado. Ou mesmo porque acham que a estética do quarto se mantém mais clean desse jeito. Ou simplesmente porque gostam desta solução.

De todo modo, seja qual a justificativa escolhida, as pessoas não estão erradas em preferir guarda-roupas abertos. Afinal, é muito mais fácil manter as peças de roupas melhor protegidas dentro de um guarda-roupa fechado. 

Mas, se você tomar os devidos cuidados, é possível garantir a mesma segurança das peças em um armário aberto. Inclusive, de fato, pode ser até melhor deixar algumas delas mais arejadas.

guarda-roupa de casal sem portas madeira
Projeto by Très Arquitetura

As roupas delicadas e fora da estação, por exemplo, podem ficar em sacos especiais para este fim. Já as roupas usadas no dia-a-dia podem ficar expostas ao ambiente mesmo – desde que não sob luz intensa do sol ou de lâmpadas para não desbotar. 

Revise o estado das peças com frequência. E mantenha tudo sempre em ordem, assim o visual do quarto jamais será comprometido.

guarda-roupa de casal sem portas rosa
Revista Viva Decora

Leia também:
10 dicas para decorar quartos pequenos e otimizar espaço
Cabeceiras na decoração do quarto: como deixar seu quarto incrível

Opções de guarda-roupa sem portas

Tradicionalmente, os móveis mais utilizados em decoração de ambientes residenciais são aqueles feitos de madeira maciça ou de derivados, como MDF e MDP. 

Sendo assim, é provável que a maioria dos modelos vistos em sites e revistas seja nestes mesmos materiais. Claro que isto não impede que você construa em sua casa algo diferente. Por exemplo, um armário com estrutura externa em alvenaria.

Mas, realmente, as melhores possibilidades encontradas para a montagem de guarda-roupas de casal sem portas são aquelas com partes feitas de aglomerados. Em lojas do ramo, podem-se encontrar módulos já prontos próprios para este fim. 

Aqueles com nichos menores e gavetas são indicados para a parte de baixo do armário. Já os maiores e com cabideiros para a área central. E os de tamanho mediano para a zona superior.

guarda-roupa de casal sem portas prateleira
Projetos by ODVO Arquitetura e Urbanismo e Renata Basques

 

Revista Viva Decora

 

Como usar guarda-roupa sem portas no quarto de casal?

Guarda-roupa aberto não precisa necessariamente ter uma base – embora seja mais favorável que o tenha para proteger as roupas de qualquer umidade vinda do piso. Também não precisa ter um forro. 

Inclusive, pode ser interessante para o cômodo um pano de fundo em tecido ou papel estampado. Sendo a marcenaria em frente na cor branca ou em cor oposta a este revestimento, isto deve dar um toque especial na decoração do quarto.

Você pode encher alguns dos nichos do seu armário com caixas organizadoras bem coloridas, criando um efeito de luz e sombra ou destacando pontos estratégicos. 

Uma ideia bacana para expor as roupas de uma forma mais agradável ao olhar é colocar as peças em ordem cromática. Você pode ainda separar áreas deste armário para expor bolsas e malas, caixas de jóias, vidros de perfumes, e mais. A decisão é sua.

Ambiente da Morar Mais Por Menos

 

E se você ainda tiver receio de deixar as roupas tão à mostra, uma ideia é criar uma espécie de cortina ou porta de correr no local. 

Quando fechada, esta área ficaria como se fosse um closet. Talvez, no centro, ainda tenha espaço para um tapete e um pufe – isto seria bacana para quando alguém quisesse calçar os sapatos. E este fechamento até pode ser transparente, fumê ou mesmo opaco.

Então, acha que um guarda-roupa de casal sem portas é uma boa solução para a sua casa? Vamos lá, experimente e conte para gente nos comentários!

Ambientes by Fernanda Azevedo Mancini e Lojas Atua Prime

 

Ambientes by Ornare e Revista Viva Decora

 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.