Como fazer um piso de cimento parecer mármore?

Pisos de cimento não são muito agradáveis no visual da casa, certo? Aqueles que têm esse tipo de piso em áreas externas, pátios ou até mesmo dentro da residência podem encontrar dificuldades em lidar com a cor monótona e aparência sem graça.

No entanto, não precisa ser assim! Existem várias tintas para concreto que podem mudar totalmente o look do piso, cobrindo manchas e acrescentando cor. Para dar uma sofisticada e um diferencial ao ambiente sem gastar muito, você pode ir mais além e acrescentar um efeito falso mármore no piso de cimento. Quer aprender como?

Itens específicos para o piso de cimento

– Rolo de tinta;
– Pincel de pelos de texugo;
– Lixas de papel nos números 80, 300 e 600;
– Epóxi branco;
– Tinta acrílica preta, amarela e verde;
– Poliuterano à base de água.

piso de cimento

Mãos à obra:

1- Limpeza. Ponto essencial para o sucesso do projeto é remover todos os resíduos e sujeira do piso de cimento. Nada que você não consiga caprichando na hora de varrer com uma vassoura e uma boa limpeza.

Dica: Use uma mistura de 4 litros de água morna, 1/2 xícara de vinagre e duas colheres de sopa de detergente e uma escova de cerdas duras para esfregar. Após retirar todas as manchas, enxágue e seque o local com uma toalha limpa.

2- Lixar. Agora que você já removeu toda a sujeira, o próximo passo é lixar bem o piso de cimento, deixando-o uniforme. Para isso, o melhor é usar uma lixadeira elétrica, equipada com uma lixa de papel número 80.

Leia também:
10 dicas para decorar quartos pequenos e otimizar espaço
Mas, afinal, o que é cachepô?

Para quê serve? Quando você lixa o chão, a superfície fica mais áspera, o que ajuda a tinta a aderir bem.

3- Varrer. De novo? Sim, já que os resíduos da lixa estão acumulados no chão.

4- Primer. Não é só na maquiagem que ele aparece! Antes de começar a pintura efetiva, é importante passar uma camada de primer para concreto ou alvenaria sobre o piso de cimento. Espere secar e só depois aplique uma segunda mão. O ideal é esperar um intervalo de 24 horas para começar a pintura.

Atenção! É importante que o piso esteja completamente seco antes de pintá-lo. Nunca faça isso enquanto ainda estiver úmido.

piso de cimento dicas

5- Epóxi branco. É essencial aplicar no piso uma camada de epóxi branco, um esmalte com poder selante e de enchimento. Aplique com um rolo de tinta, não tem mistério! Deixe secar por 24 horas.

6- Lixa de papel 300. Lixe novamente o piso, dessa vez com uma lixa de papel 300, para remover qualquer saliência que tenha sido acrescentada. Em seguida, varra para extinguir a poeira.

7 – Tinta acrílica preta e pincel. Usando um pincel, desenhe linha irregulares pelo piso com tinta acrílica preta. Lembre-se daqueles veios naturais do mármore, essas linhas vão servir para simular o desenho.

8 – Pincel especial. Tenha em mãos um pincel de pelos de texugo ou outro bem macio — você vai encontrá-lo em casas de materiais de construção e afins. Enquanto a tinta acrílica preta ainda estiver molhada, passe o pincel sobre ela para dar uma aparência mais suave.

9 – Tinta acrílica colorida. Ao lado de metade das linhas pretas que você pintou, faça linhas com tinta acrílica amarela.

Na metade restante, faça o mesmo, só que com tinta acrílica verde. Assim como nas linhas pretas, enquanto ainda estiverem frescas, suavize os desenhos com pincel de pelo de texugo. 

piso de cimento 4

pisos-e-revestimentos-montacasa

10 – Verniz e aguarrás. Faça uma mistura, de partes iguais, de verniz alquídico médio e aguarrás. A quantidade deve ser suficiente para cobrir todo o cimento, vai depender do tamanho do piso. Essa mistura produz um verniz fininho.

Acrescente cor à mistura usando pequenas quantidades de corante universal branco e preto, o que vai produzir um tom cinza claro. O verniz ainda será transparente, mas com uma leve cor cinza quando pronto.

11 – Aplicando o verniz. Agora que você fez a mistura, é hora de aplicá-la no piso. Use um rolo de tinta e mãos à obra! O verniz vai servir para dar uma aparência mais real de mármore.

Secagem: Muito importante, essa parte pode levar mais de 24 horas dependendo do seu espaço. Confira e se o piso de cimento ainda estiver um pouco pegajoso ao toque, ainda não está pronto. 

12 – Quase pronto. Uma camada de poliuretano à base de água é o que você vai precisar nessa etapa final. Espere a primeira camada secar e parta para a segunda.

Atenção! Não esqueça de se certificar de que o poliuretano comprado é adequado para uso em pisos.

piso de cimento cozinha

13 – Finalizando. Assim que estiver completamente seco, lixe o piso com uma lixa de papel número 600 para uniformizar o espaço.

E aí, gostou? Parece complicado fazer um piso de cimento ganhar aparência de mármore, mas é só comprar os itens da lista (que nem são muitos) e reservar um tempinho na agenda.

A reforma pode ser uma ótima atividade em família ou até mesmo uma terapia para arejar a cabeça! O resultado fica lindo e com cara de trabalho profissional!

Imagens: Pinterest, Limão na Água, 

2 comentários Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *