Rede de descanso colorida: será que combina com sua casa?

Decorações contemporâneas podem ganhar aquele toque a mais de cor, textura e movimento com elementos como rede de descanso. Veja exemplos.

Existem algumas características bastante comuns entre grande parte das arquiteturas contemporâneas. Uma delas é a maior utilização de materiais em cores neutras, em acabamentos naturais ou sem qualquer tipo de acabamento, em texturas mais brutas e, por vezes, menos alegres do que desejaríamos. Frieza e monotonia podem ser uma consequência visual disso. Mas tudo pode ser controlado com elementos de decoração que chamem a atenção, como uma rede de descanso, por exemplo.

Pense nas redes não por sua função, mas por sua capacidade de impacto. Elas podem transmitir muita informação. Por exemplo, tranquilidade e descontração. 

Também podem somar cor, textura e movimento a um cenário, a princípio, sem muitos atrativos. E, assim, viram inevitavelmente as mais lindas e incríveis protagonistas de uma decoração, seja de ambientes internos ou externos, como jardins e varandas. Saiba mais no texto a seguir.

rede-de-descanso
Projeto by Viva Decora

Onde instalar redes de descanso dentro e fora de casa?

A imagem das redes costuma ser sempre associada às decorações de espaços externos das casas. É que sua função principal é de descanso. 

Muitos as usam para deitar ou sentar perto de uma área natural atrativa, como um arvoredo ou piscina. Mas podemos colocá-las em outros contextos e utilizadas de forma semelhante. Por exemplo, frente a uma janela ou substituindo poltronas e camas auxiliares nos interiores das residências.

Claro que ter ou não uma rede em casa vai depender de vários fatores. Não adianta avaliar apenas a “intenção” desse acréscimo à decoração. Também se faz necessário analisar a estrutura do imóvel para entender se pode ou não suportar tal tipo de peça. 

A maioria das redes precisa de ganchos de parede, que também poderiam ser instalados em pilastras – mais ou menos a 1,70 m do chão. Já outras seriam presas em ganchos de teto – como as redes tipo cadeira.

rede-de-descanso
Projeto by Antonio Armando de Araujo

rede-de-descanso

Leia também:

Como montar a decoração da sala de estar sem gastar muito

Dicas infalíveis para decoração de sala pequena

Qual o tipo de rede de descanso melhor combina com todos os estilos de decoração?

O parágrafo anterior já deu uma pista de que existem tipos diferentes de redes. A tradicional, que todos conhecem, é aquela que parece um pano com duas pontas de cordas presas numa ponta e outra. Geralmente, estas peças têm uma barra decorada em cada lateral, que dá um charme a mais, se destacando no movimento de vai e vem com o vento ou balançar do usuário.

Também existem outros dois modelos. A rede de descanso tipo cadeira, já citada antes, e rede tipo “americana”. Esta última é menos comum no Brasil. Porém, ela fica linda em projetos de decoração contemporânea. 

Pode ser composta de um pano de tramas fechadas ou rede vazada com hastes de madeira e cordas, para ser presa também em uma ponta e outra. A diferença é que seu desenho é mais aberto; e também a parte inferior fica mais alto do chão.

Estas redes combinam bem com decorações modernas. Mas, para quem não quer errar na escolha, é melhor optar pelo modelo tradicional, preferencialmente em cores neutras, como em fibras cruas, sem tingimento. 

Outra ideia é utilizar uma rede de cor contrastante com o cenário, mas toda em uma única cor, sem estampa. Por fim, algo mais divertido, porém pouco impactante, como seriam as redes listradas.

rede-de-descanso
Projeto by Oficina 802

decoracao-de-jardim

Projeto by Arquitetando Ideias e Viva Decora

Redes de descanso com cores quentes ou cores frias para a decoração de áreas externas?

Definitivamente, não existe resposta certa neste caso. Tudo vai depender de quanto se quer que este elemento “pese” no visual da decoração. Talvez também fosse necessário considerar fazer trocas de modelos ao longo das estações. 

Redes de descanso em cores como laranja e amarelo combinam com verão. Mas se a ideia é “resfriar” o local – sobretudo se o mesmo for revestido em cerâmica vermelha -, uma rede em azul poderia ser mais adequada.

rede-de-descanso

Redes verdes em meio às estruturas de madeira, canteiros ou grupos de vasos com folhagens passariam quase despercebidas ao olhar. Já redes vermelhas ficariam lindas em varandas gourmet, ajudando a criar uma atmosfera adequada ao estímulo da alimentação ou reuniões bem animadas. E as redes beges ou sem tingimento poderiam ser usadas em qualquer lugar, ou época, mas nunca poderiam ser o foco principal das composições.

decoracao-area-externa
Projeto by Juliana Pippi

 

rede-de-descanso
Projetos by Viva Decora

Propomos que você retorne ao início deste texto e reveja todas as imagens de exemplos. Tire delas mais inspirações de como usar redes na decoração da casa.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.