Dicas para acertar na escolha do sofá de 3 lugares em salas pequenas

Depois de um longo e cansativo dia de trabalho, poder chegar a casa, sentar e relaxar é algo que não tem preço. De fato, a sala de estar é um dos cômodos mais convidativos de uma residência, o local perfeito para o descanso físico e mental das pessoas. Este também é o setor onde a família se reunirá para interagir com os convidados. Mas, se tiver dimensões reduzidas é possível integrar um sofá de 3 lugares?

Bem, esta é uma questão a se pensar, pois é difícil imaginar que um móvel tão grande assim possa caber em um ambiente pequeno. É óbvio que isso resultará em pontos positivos e negativos para o projeto.

O arquiteto ou designer de interiores responsável pelo projeto de decoração da sala precisará ponderar tudo e decidir. Afinal, conforto é algo que não se pode abrir mão nesse caso!

Sofá de 3 lugares canto
Projeto by PAGAMA arquitetura + design     

Vantagens e desvantagens de se ter um sofá de 3 lugares em casa

Nenhuma sala de estar pode ser uma sala de estar sem um bom sofá. Pode-se até afirmar que este móvel é o mais importante de sua decoração e que nunca deve faltar. Em muitas propostas é, inclusive, o centro da atenção visual, representando o máximo de conforto oferecido no local. E, quase sempre, determinará a estética do cômodo – seguindo um estilo moderno, retrô, vintage, rústico e mais.

Sofá de 3 lugares parede
Projeto by Pietro Terlizzi

Dependendo do tamanho de uma sala, pode-se ter um ou mais sofás, e até mesmo poltronas, pufes, bancos e chaises. Mas, se o ambiente for pequeno deve-se reduzir este número de peças. A solução, nesse caso, é priorizar!
Um sofá de três lugares pode representar uma boa média de assentos para as visitas. E o legal é que um móvel assim pode preencher toda uma parede, facilitando a organização do cômodo.

Sofá de 3 lugares sala pequena
Projeto by Luciane Mota

Agora, um sofá de 3 lugares costuma ser um móvel bem grande e isso representa, dependendo do caso, um problema para o projetista. Tal peça, quando posicionada na planta, pode revelar a falta de espaço. Sua existência no local diminui a possibilidade de itens de decoração para a sala. Afinal, se a pessoa optar por um sofá assim, talvez não tenha chance de ter mesa de centro, rack e muito mais.

Sofá de 3 lugares sala mesa lateral
Projeto by Maira Schaffer

Diferentes tipos de sofá de 3 lugares à venda nas lojas

Há vários modelos diferentes de sofá de 3 lugares disponíveis nas lojas:

  • Alguns são vendidos em conjunto com outros estofados e outros são vendidos isoladamente.
  • Tem móveis onde cada assento é bem marcado – tendo 3 unidades de almofadas.
  • Os que apresentam medidas grandes, mas são repartidos ao meio – tendo 2 unidades de almofada.
  • Os de design simples; reclináveis; extensíveis; e com chaise.

Variedade é que não falta!

Sofá de 3 lugares sala poltronas
Projeto by Andrea Petini
Sofá de 3 lugares sozinho
Ambiente Revista Viva Decora

Dependendo do estilo da sala, o sofá de 3 lugares escolhido pode apresentar um design diferente. Ele pode ser escuro, ter almofadas duras, pés altos e braços finos. Também pode ser claro, bem fofo, encostado no chão e com laterais mais largas. E pode ser acompanhado de puffs e de muitas almofadas, com cores e tamanhos diferentes, tanto faz.

 

Sofá de 3 lugares espelho
Projeto BY Arq&Design

Leia também:
Como montar a decoração da sala de estar sem gastar muito
LISTA | Poltronas de design que valorizam a decoração

Como inserir um sofá de 3 lugares na decoração de uma sala pequena

Não é fácil inserir um sofá grande, de 3 lugares, na decoração de uma sala pequena. Mas, não é impossível também. Basta um exercício de reflexão por parte do projetista, já que com certo estudo de layout, pode-se chegar a uma solução viável.

Sofá de 3 lugares mesas apoio
Projeto by Decoradoria Decoração

Como falamos antes, fica mais fácil se o arquiteto ou designer priorizar as peças mais importantes para compor o cenário, partindo do estofado, claro. Pode-se montar uma sala apenas com um sofá. Também ter um modelo simples de frente para um rack e painel para TV. Eliminar a mesa de centro e por no lugar somente uma auxiliar, de dimensões reduzidas.

Sofá de 3 lugares chaise
Projeto by Jaqueline Frauches

Na lateral, um abajur de piso, como iluminação complementar. E em último caso, se possível, se sobrar espaço suficiente – sem comprometer a circulação – ter um sofá menor adicional.

Sofá de 3 lugares extensivel
Projeto by Andrea Petini

 

Então, o que você achou das dicas sobre como integrar o sofá de 3 lugares na sala pequena? Dá uma olhada nas imagens inspiracionais inseridas no post e se inspire para encontrar um modelo de sofá perfeito para sua sala.

Estas dicas para escolher sofá 3 lugares foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *