Sofá de canto: lindos modelos para decoração da sua sala

Existem muitos modelos de sofás à venda nas lojas, mas talvez só um pode oferecer tanta otimização de salas de estar, o sofá de canto. Veja.

De todos os móveis que podemos ter numa sala de estar, não há nada que se compare ao sofá. Ele é a peça que nos acolhe, no cansaço; nos convida ao descanso; nos permite sentar e relaxar frente à TV. 

Sem esse item o ambiente não teria o mesmo sentido. E se a ideia é tentar otimizar ainda mais o espaço, pode-se escolher um modelo de sofá especial, como o sofá de canto.

sofa-de-canto-decoracao1
Projeto by Marel – Grupo Factory

Por que sofás de canto economizam espaço?

Se a sua sala de casa é pequena, então você entende o desafio de decorá-la. Normalmente, entre quatro paredes, sobra pouco espaço onde colocar o sofá, o rock para TV e mais. Bem, é como montar um quebra-cabeça. Mas sempre vai sobrar um cantinho livre maior e é neste espaço que você deve colocar o seu sofá.

decoracao2
Projeto by C2HA Arquitetos

Agora, se porventura, este canto livre forma um desenho em ‘L’, ao invés de você tentar colocar dois sofás, pode-se colocar um sofá de canto. Assim tem-se muito mais ganho de espaço – e um assento a mais, o de canto. E como bem sabemos, em casas pequenas, qualquer aproveitamento de espaço é válido. E, neste caso, o sofá escolhido ainda vai lhe ajudar a organizar todo o layout da sala.

sofa-de-canto-decoracao3
Projeto by Karen Pisacane

Como organizar a sala a partir do sofá de canto?

Você já identificou o canto livre da sua sala onde é possível colocar o seu sofá. Também já traçou um roteiro de circulação dentro do ambiente. 

Agora pode ser bem fácil organizar o restante da área. Se tiver dificuldades de enxergar as possibilidades de layout, sugerimos que monte um esquema proporcional em papel – inclusive identificando as zonas com tomada para iluminação.

O próprio desenho do sofá de canto já dá uma noção de organização para a sala. Ele forma uma espécie de “sorriso” que se volta para um ponto focal da decoração. O mesmo, obviamente, pode ser o conjunto de rack com painel para TV. 

Entre estas peças, é preciso deixar uma margem de circulação; e, no lado oposto, se puder, podem ser colocados outros móveis, como poltronas e mesinhas.

decoracao4
Projeto by Degradê Decoração
sofa-de-canto-decoracao5
Projeto by Daniela Dantas

É preciso destacar isto, pois o simples fato de rotacionar o seu sofá de canto irá mudar completamente toda a situação. 

É que o sofá de canto ao mesmo tempo que pode otimizar uma sala, pode também criar uma barreira visual e circulatória. Isto não necessariamente é ruim, se a decoração for de uma sala ampla. Neste caso, o sofá de canto irá ajudar a separar diferentes setores funcionais.

decoracao6
Projeto by Karen Pisacane
sofa-de-canto-decoracao7
Projeto by Bender Arquitetura

Leia também:

Ouse no decor de sua casa investindo em um sofá 3 lugares colorido

Sofá na decoração: dicas para integrá-lo ao ambiente

Dicas para acertar na escolha do sofá de 3 lugares em salas pequenas

Alguns tipos diferentes de sofá de canto

Agora vamos falar sobre os diferentes tipos de sofás. Os mais comuns são aqueles em formato de ‘L’ simétrico – com números de assentos iguais para cada lado. Mas existem variações. 

Como sofás com dois assentos de um lado e três de outro. Sofás em que um dos lados é sem braço. Sofás com assento de canto sem encosto. E sofás que são compostos de módulos individuais.

decoracao8
Projeto by Décio Navarro
sofa-de-canto-decoracao9
Projeto by Triplex Arquitetura

Existem outros modelos de sofás que podem criar o mesmo design de um sofá de canto. Por exemplo, os sofás que possuem partes retráteis – geralmente esses possuem o recurso de reclinar os encostos. Também há os sofás comuns acompanhados de puffs. 

Por fim, conjuntos de sofás de 2 e 3 lugares ou mais encostados, lado a lado, como se fossem um sofá de canto ou sofá em ‘L’.

decoracao10
Projeto by Arq&Design

Então, depois de tudo que lhe dissemos e das imagens que apresentamos, o que pensa agora dos sofás em ‘L’? Reflita sobre isto. Na dúvida, reveja os exemplos para inspiração. E a seguir, veja o que a arquiteta Ira Oliveira Arquitetura e Interiores, em reportagem de Zap Imóveis, sobre como escolher um bom sofá para casa:

“Observar tamanho, proporções, cores, tecidos, tipos de almofadas e densidade são essenciais para uma boa escolha. Tecidos naturais ou sintéticos que não se adequem ao clima ou uma espuma muito densa ou mole demais podem minar o relacionamento com o móvel.”

E você, gostou da ideia de um sofá de canto em sua sala? Por que não experimenta? Pode ficar incrível! 

Essas dicas de como utilizar um sofá de canto na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.